Ivory IT - O Futuro é agora!

Ivory IT - Soluções em tecnologia

Conhecimento é para
ser compartilhado!

para baixo

Temas de interesse:

blog ivory tecnologia e desenvolvimento de software

Como a área de dados pode impulsionar o seu negócio

Muitas empresas perdem oportunidades de negócio por não investirem em uma estratégia de análise e inteligência de dados, o que as fazem tomar decisões equivocadas. Veja como a área de dados pode impulsionar o seu negócio!

 

O chamado Data-Driven ou “Orientação por dados” é uma importante estratégia que utiliza a tecnologia para orientar os direcionamentos do negócio. Pode e deve ser implementado em todas as áreas, como marketing, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e relacionamento com o cliente.

Esta estratégia se baseia em coletar, agrupar e tratar todos os dados recebidos pelos diferentes sistemas e canais, de maneira inteligente, criando insights importantes, facilitando a identificação de tendências e dando mais assertividade às tomadas de decisão.

Apesar da importância, principalmente considerando a quantidade de dados gerados e coletados, apenas 5% das empresas fazem uma utilização eficiente deles.

Os dados estão por aí. Mas é preciso saber utilizá-los!

Segundo um levantamento do Fórum Econômico Mundial publicado pela revista Forbes, em 2020 a habilidade mais importante para as empresas, e também a mais urgente, é a alfabetização de dados.

Em 2020 cerca de 37,5% das empresas norte-americanas utilizavam a inteligência de dados para suas tomadas de decisão. A perspectiva é que, em 2023, o investimento nesta área cresça para 56% de acordo com a pesquisa The CMO Survey.

Quando pensamos na realidade brasileira, podemos dizer que as empresas ainda estão engatinhando em relação a isso, o que mostra uma enorme defasagem em relação à conectividade do consumidor brasileiro.

As empresas ainda estão em processo de digitalização, fazendo suas primeiras investidas em ferramentas de automação digital ou começando a coletar e utilizar dados próprios, porém sem direcionamento. Enquanto isso, cerca de dois terços da população brasileira está conectada à internet e passa grande parte do seu dia online.

Saber aproveitar os dados gerados pode trazer diversos benefícios para as empresas e o mercado brasileiro. E as empresas que começarem antes, terão mais condições de aproveitar as oportunidades abertas.

Importância da estratégia de Data Driven

Toda interação de seres humanos com o meio digital deixa rastros. Esses vestígios podem ser utilizados para acompanhar e avaliar o desempenho das empresas, identificar tendências e oportunidades.

A esses vestígios, damos o nome de dados. E eles estão por toda parte, trazendo uma nova visão de mundo e de mercado para os mais diferentes negócios, inclusive foram chamados pela revista Forbes de “o novo petróleo”, mostrando o seu valor no mundo atual.

Através da correta compilação e análise dos dados é possível ter uma visão ampla do negócio, sendo  possível criar ações de atuação no mercado, não a partir de “intuição” e “feeling”, mas de informações coerentes e relevantes.

A constante evolução da tecnologia tornou possível, através de meios como a Inteligência Artificial, o Machine Learning e da computação em nuvem, criar sistemas de informações que sejam capazes de coletar e analisar um enorme volume de dados com assertividade e velocidade.

As vantagens trazidas pela inteligência de dados são diversas:

  • crescimento financeiro;
  • aumento da produtividade;
  • análise de processos;
  • otimização de tempo;
  • controle de qualidade em cada etapa de produção;
  • análise e mensuração do impacto causado por medidas e transformações;
  • acompanhamento do nível de satisfação para melhorar a experiência do cliente.

Adotar, o quanto antes, a utilização dos dados como metodologia é a porta de entrada para atingir a maturidade tecnológica e de mercado necessários para se tornar competitivo.

Dados e as empresas

Big Data é o nome dado ao imenso conjunto de informações geradas, armazenadas e processadas por meio digital. Isso vai desde planilhas, formulários, históricos de navegação, plataformas de gestão e quaisquer outras interações feitas, utilizando a internet, podem ser transformadas em dados relevantes para os negócios.

Um parceiro de tecnologia especialista em automatização e em tornar esses dados visuais, através de relatórios e dashboards agiliza e muito o dia a dia do profissional de dados, que ficará responsável pelas análises das informações sendo capaz de identificar padrões a partir do monitoramento de comportamentos, por exemplo. Seja do consumidor, seja da própria empresa (colaboradores, sistemas, processos, etc), otimizando o tempo da tomada de decisões.

Os dados apresentados da forma correta, possibilitam:

  • Fazer um levantamento das necessidades;
  • Entender os objetivos e criar novas oportunidades;
  • Perceber processos que precisam ser aperfeiçoados;
  • Criar estratégias para captação e retenção de clientes;
  • Identificar erros e melhorias;
  • Minimizar fraudes;
  • Acompanhar e traçar metas de crescimento.

Como contratar os melhores especialistas de dados para a sua empresa?

A IVORY IT é uma empresa especialista na automatização e modelação de dados. Formada por profissionais de alto nível: Desenvolvedores de Softwares, Analistas Sênior e Recrutadores Experts em TI, com perfis dinâmicos e atualizados, utilizando o que há de mais novo em recursos de tecnologia.

Nossas entregas são flexíveis e agilizam os mais complexos processos corporativos. Além de especialistas em softwares, temos profundo conhecimento de negócios e construímos soluções modernas para atender vários setores.

  • Logística
  • Bancos
  • Engenharia
  • Mineração
  • Comunicação
  • Energia
  • Educação
  • Petróleo e gás
  • Telecomunicações

 

Possuímos soluções digitais personalizadas que vão agilizar a tomada de decisões e alavancar os resultados dos negócios. Entre em contato com nossos especialistas pelo WhatsApp ou acesse www.ivoryit.com.br/contato.