Ivory IT - O Futuro é agora!

Ivory IT - Soluções em tecnologia

Conhecimento é para
ser compartilhado!

para baixo

Temas de interesse:

Group of casually dressed business people discussing ideas in th

O Design Thinking como solução de problemas

O Design Thinking é uma metodologia criada para resolução de problemas complexos, com foco no usuário e o objetivo de trazer soluções mais assertivas para as empresas.

A utilização do design como uma “forma de pensar”, teve suas origens em 1969, com o lançamento do livro “The Science of the Artificial”, de Herbert A. Simon. Porém, foi a partir do trabalho de David Kelley e Tim Brown, importantes figuras do Vale do Silício, que a metodologia ganhou notoriedade.

Capa do livro “Design Thinking”, de Tim Brown / Imagem: Reprodução.

Design Thinking

Podemos dizer que é uma abordagem criativa e multidisciplinar para a resolução de problemas, onde o ser humano – não apenas o consumidor, mas todos os envolvidos no processo – é colocado no centro.

Todas as experiências, vivências e individualidades devem ser consideradas, e assim, partindo de uma diversidade de pontos de vista é possível identificar melhor as barreiras e criar alternativas mais viáveis para superá-las.

As ideias, no Design Thinking, são colocadas a partir de 03 critérios básicos:

  • Desejabilidade: as pessoas precisam desejar aquela solução. Ou seja, ela deve fazer sentido.
  • Praticabilidade: uma idéia impraticável/impossível de ser realizada, não faz sentido neste processo.
  • Viabilidade: esta ideia deve resolver determinado problema e ser sustentável.

Etapas do Design Thinking

  • Empatizar: Enxergar o usuário, perceber suas dores, desejos e necessidades. E, a partir disso, visualizar o PROBLEMA com o ponto de vista de quem o vive.
  • Definir: É o momento de delimitar o PROBLEMA, entendendo as barreiras e circunstâncias do mesmo.
  • Idealizar: Esta é a fase de explorar as ideias. É o momento do brainstorm para a elaboração das alternativas possíveis para a solução, ampliando ao máximo o leque de opções.
  • Prototipar: É o primeiro filtro por onde passam as ideias obtidas, que são selecionadas e refinadas em busca da mais assertiva. A partir daí, desenvolve-se a solução.
  • Testar: Tem o objetivo de testar a solução encontrada para observar possíveis gargalos e falhas, minimizando ao máximo os riscos. Nesta fase, caso a ideia anteriormente selecionada não “funcione” efetivamente dentro do esperado, deve-se voltar à etapa anterior, revisar as soluções propostas e testar novamente. Porém, caso a testagem tenha bons resultados, o próximo passo é o plano de ação para colocá-la em prática efetivamente.

O Design Thinking e a tecnologia

Uma das principais características do Design Thinking é a sua adaptabilidade, podendo ser aplicado nas mais diferentes áreas de uma organização.

A Tecnologia da Informação aliada ao Design Thinking, torna possível criar soluções digitais com redução de custos, otimização de processos, inovação, podendo aumentar a lucratividade e criar novos modelos de negócio.

Mas como desenvolver um produto digital?

Fazer um Product Discovery é a melhor indicação, pois ele atua na construção de produtos digitais utilizando metodologias como o Design Thinking e reduz os seguintes riscos:

  • Risco de valor: o cliente irá comprar ou escolherá usar essa solução?
  • Risco de usabilidade: o cliente entenderá como utilizar essa solução?
  • Risco de execução: temos capacidade para construir essa solução?
  • Risco de viabilidade: Essa solução funciona para nosso negócio?

Para construir um produto digital que seja tecnicamente viável, gere valor para o usuário e ajude a sua empresa a crescer é preciso contar com especialistas nas metodologias que entendam o seu real problema, para sugerir e construir a solução certa.

A melhor alternativa para encurtar e tornar mais assertivo este caminho é através de um parceiro de tecnologia que poderá desenvolver soluções digitais de ponta a ponta, unindo agilidade, expertise e entregando a personalização que o seu negócio exige.

Conheça a IVORY IT e conte com uma equipe experiente para arquitetar, produzir e sustentar o seu produto digital!