Ivory IT - O Futuro é agora!

Ivory IT - Soluções em tecnologia

Conhecimento é para
ser compartilhado!

para baixo

Temas de interesse:

Logística e tecnologia, qual a relação?

A utilização da tecnologia na logística não é algo novo. De alguma forma, ela esteve presente nos processos logísticos desde sempre! Mas agora, ela se torna cada vez mais inevitável.

Em curtas palavras, podemos dizer que a logística tem como objetivo o transporte de um determinado produto de um ponto A até um ponto B, no menor tempo possível, com o menor custo viável e evitando ao máximo erros e extravios.

É aí que a tecnologia passa a ser bem-vinda nos processos logísticos! Com a implementação de soluções tecnológicas os avanços no setor de logística são impressionantes, facilitando os processos, otimizando custos e etapas, gerando maior eficiência.

 

Tecnologia e Logística

 

A chamada Logística do Futuro, também conhecida como Logística 4.0, traz uma relação ainda mais direta com a tecnologia, em todas as suas etapas. Refere-se ao maior aproveitamento das capacidades humanas para tarefas estratégicas, automatizando processos repetitivos, coletando, compilando e analisando dados para uma melhoria constante das operações.

 

Tecnologia para evitar o erro

 

Os processos logísticos são compostos por diversas fases e, quanto mais etapas uma empresa de logística se dispuser a realizar, mais eficiente e alinhada deve ser a sua operação.

A aplicação da tecnologia adequada nos permite reduzir a variabilidade da mão-de-obra, conduzindo toda a equipe envolvida nas operações logísticas para uma mesma direção, evitando o erro.

Algumas vantagens da integração da tecnologia nos processos logísticos:

  • coletar e analisar dados para tomadas de decisão de forma mais assertiva e rápida;
  • esses mesmos dados, também favorecem a percepção precoce de falhas e gargalos, facilitando a resolução de problemas;
  • criar formas de rastrear produtos e veículos;
  • otimizar o processo de roteirização;
  • melhorar e criar soluções para o armazenamento;
  • aproveitar as capacidades existentes na equipe em tarefas mais estratégicas e criativas.

Mas, claro, antes de sair implementando qualquer tecnologia em sua empresa “apenas porque todos estão fazendo”, é importante pensar e entender o seu negócio a partir de uma visão ampla. Entendendo assim, quais os processos que precisam ser modernizados, onde estão os gargalos na operação, e claro, quais tecnologias te atendem melhor.

Uma equipe de especialistas em tecnologia, com know how em logística, é o ideal para este diagnóstico!

Principais tecnologias aplicadas à logística

 

São diversos meios, soluções e sistemas criados com o objetivo de otimizar o tempo de cada parte da operação, melhoria na qualidade do serviço e ampliação dos lucros. E, em cada um deles, uma infinidade de possibilidades e ferramentas.

Vamos às tecnologias mais utilizadas nas operações logísticas:

 

WMS (Warehouse Management System ou Sistema de Gerenciamento de Armazém)

Sistema de controle de estoque, ou, uma automação de coleta de dados com o qual é possível administrar diversos processos relacionados ao armazenamento de produtos, como recebimento, separação de pedidos, expedição, etc. Além, é claro, de inventário de material.

Ele pode agregar diferentes tipos de ferramentas, tais como: Códigos de barras, RFID, Picking by Voice, entre outros.

TMS (Transportation Management System ou Sistema de Gerenciamento de Transportes)

Como o próprio nome diz, TMS trata-se de um sistema de gestão de transportes que permite criar, executar e gerenciar rotinas relacionadas à frota, possibilitando também uma análise e gestão dos custos, além de realizar auditoria dos fretes. Outra função importante é o monitoramento das entregas.

Alguns sistemas TMS oferecem, também, a função Roteirizador.

Com o roteirizador, é possível otimizar as rotas, fazendo um planejamento mais assertivo de tempos e percursos, resultando em uma distribuição mais eficiente, levando em consideração diversas variáveis, como gasto com combustível, pedágios e até restrições específicas de clientes.

Outra função que pode estar alinhada ao TMS é o Rastreamento em Tempo Real

Esta tecnologia permite maior controle da empresa sobre a carga, quando ela está em transporte, estando ciente dos processos até o último momento. Isso sem falar na segurança e confiabilidade que este processo gera, quando o rastreamento também é compartilhado com o cliente.

YMS (Yard Management System – Sistema de Gestão de Pátio)

Com este sistema torna-se possível sincronizar as operações do armazém com os processos do pátio, planejando e antecipando os fluxos de carga e descarga até o final. Este tipo de ferramenta, pode trabalhar de forma integrada e colaborativa, trazendo maior sincronicidade entre as rotinas do pátio e do armazém.

Tecnologias de Análises e Intercâmbio de Dados

Coleta e análise de dados, para avaliação de que os processos logísticos são, realmente, eficientes.

Big Data

Porém, torna-se impossível, em uma empresa cuja operação é grandiosa, fazer essa análise de forma manual. Para isso, existe o Big Data, assimilando e compilando informações de forma automatizada. Esta tecnologia permite encontrar inconsistências, compilar informações, apontar falhas e pontos de melhoria.

Intercâmbio Eletrônico de Informações

Para que os processos aconteçam de forma padronizada, é importante que as informações sejam trocadas e transmitidas de forma eficiente.

Além das tecnologias citadas, existem diversas outras ferramentas que contribuem para o melhor funcionamento de uma empresa de logística. Isso tudo sem falar no uso de drones, na utilização de sistemas mobile entre diversas tecnologias que facilitam a vida dos profissionais e das organizações.

 

Cases de Sucesso

 

No Brasil, algumas empresas de logística podem ser consideradas grandes “cases de sucesso”.

  • VLI Logística

É o caso da VLI. Empresa de logística que atende a agroindústria, a indústria de combustíveis (líquidos e sólidos) e a indústria de minerais.

A operação da VLI é gigantesca, com um sistema logístico multimodal com operações rodoviárias, ferroviárias e portuárias, e para coordenar todas as etapas da operação passou por um processo de automatização e implementação de tecnologias integradas que são constantemente atualizadas.

  • Sequoia

Outro exemplo de empresa com enorme operação e que passou por um profundo processo de aliar a tecnologia aos seus serviços é a Sequoia, responsável pelo atendimento de alguns dos maiores e-commerces do Brasil: Renner, Shein, Shopee, Riachuelo, entre outros.

  • O que essas empresas têm em comum?

Tanto a VLI quanto a Sequoia são empresas de grande porte que passaram por uma renovação tecnológica, ambas contam com sistemas criados especificamente para atender às suas demandas e especificidades. Os sistemas foram desenvolvidos e são sustentados pela equipe de especialistas da IVORY IT.

A logística está numa fase em que ela passa a ser entendida como uma cadeia de distribuição completa que vai desde a aquisição de mercadoria até a sua distribuição para os clientes finais, sem deixar de lado a integração da tecnológicos em seus processos focando na automatização, o que permite às empresas:

  • otimizar processos;
  • aumentar a produtividade e eficiência;
  • maior agilidade;
  • escalonamento das operações;
  • redução de falhas operacionais;
  • redução de custos e melhor aproveitamento dos recursos;
  • priorizar a satisfação do cliente.

Com soluções de otimização de processos e gerenciamento de fluxo de trabalho, nós da Ivory IT conseguimos identificar gargalos e propor melhorias para os nossos clientes. Somos uma empresa dedicada, responsável e madura no ramo da logística.

Quer saber como implementar processos mais eficientes e garantir os resultados do seu negócio? Conte com a IVORY IT!