Ivory IT - O Futuro é agora!

Ivory IT - Soluções em tecnologia

Conhecimento é para
ser compartilhado!

para baixo

Temas de interesse:

Vantagens de contratar uma fábrica de software

Muitas empresas precisam desenvolver softwares, aplicativos personalizados, ou ainda, otimizar seus serviços através do uso de tecnologias. Mas, qual a melhor alternativa para garantir que o produto criado atenda realmente às demandas, trazendo os resultados esperados?

Contratar uma equipe interna de tecnologia pode parecer uma ótima opção. Porém, em termos de custos, tempo e assertividade, contratar uma fábrica de software é a melhor escolha!

Para evitar riscos no investimento de sua verba de tecnologia, preparamos este artigo com tudo o que precisa saber.

O que é uma fábrica de software?

O termo “fábrica de software” nasceu do conceito industrial de fábrica, onde se tem um tipo de produção com processos bem delimitados e padronizados. Além dos processos, outra característica deste conceito é a aplicação de metodologias com o objetivo de otimizar a produtividade e a eficiência das operações, voltado para o desenvolvimento de softwares personalizados.

A fábrica de software tem know how e atua com as mais modernas tecnologias e metodologias que possibilita o oferecimento de um diagnóstico prévio das necessidades dos clientes por especialistas que conseguem definir, a partir disso, todas as funcionalidades, metodologias, design e fluxo de informações para atender e garantir que o produto final tenha todos os recursos que se espera.

Por que contratar uma fábrica de software?

Sabemos que existem diversas soluções “prontas” no mercado. Porém, também é fato conhecido a importância da diferenciação de estratégias para a competitividade do mercado.

Portanto, se sua empresa quer ganhar esta vantagem competitiva, criar processos mais robustos, utilizar uma solução pronta talvez não seja a melhor saída. Afinal, a palavra de ordem, atualmente, é inovação!

A contratação de uma fábrica de software é indicada para startups e empresas de grande porte, que desejam criar um produto digital personalizado.

Ela vai oferecer desde o entendimento da demanda e elaboração do escopo até a entrega do produto final, se responsabilizando por todas as etapas e pela formação da squad de tecnologia necessária para desenvolvê-lo.

O processo é todo conduzido por especialistas, das mais diversas áreas:

  • desenvolvedores;
  • designers UX e UI;
  • gestores de projeto;
  • engenheiros de software;
  • entre outros profissionais que se fizerem necessários.

O trabalho de uma fábrica de software varia de acordo com cada cliente, visando o máximo de personalização no menor tempo possível, com uma equipe de TI especializada e com alto grau de expertise, técnicas avançadas de criação de produtos e linguagens de programação.

Dessa forma, a empresa contratante terá maior confiabilidade no processo e assertividade no prazo. Seja para criar o seu produto digital do zero, ou para otimizar um sistema já pronto.

Vantagens de contratar uma fábrica de software

Como você já deve ter percebido, as vantagens de se contratar uma fábrica de software para o desenvolvimento do seu produto tecnológico são diversas:

1. Especialização e qualidade

Empresa com expertise em tecnologia, desenvolvimento de produtos digitais e criação de softwares personalizados.
Profissionais de diversas áreas, com know how para a criação e/ou otimização do seu produto, disponíveis na medida em que seu projeto precisa.
Disponibilização de estruturas, bibliotecas, ferramentas diversas, para suprir todas as necessidades específicas do seu projeto.
Verificação e garantia de qualidade do produto.

2. Metodologias e processos

Métodos de design e comunicação para o melhor desenvolvimento do produto: métodos ágeis como scrum, ou em cascata.
Além da utilização de metodologias relacionadas ao design thinking.
Criação de produtos de forma colaborativa, colocando sempre o foco no usuário para que o produto seja desenvolvido da melhor forma possível para as pessoas que o utilizarão.

3. Mais economia

Este tipo de terceirização é financeiramente mais econômica, em relação à contratação de uma equipe interna para o desenvolvimento de um produto. Neste formato, você paga apenas pelo que você precisa naquele momento.
Este formato de contratação permite ao contratante um controle mais rigoroso dos custos de implementação do projeto.
Além disso, gera economia de tempo, visto que os profissionais já estão preparados para atender à demanda – o que reduz a curva de aprendizagem.
Diminui a possibilidade de erros e retrabalhos, o que também representa economia (financeira e de tempo).

4. Mão de obra flexível

A escolha dos profissionais para o projeto vai de acordo com as necessidades do próprio projeto. Ou seja, não há mão-de-obra obsoleta e nem profissional “improvisado”. Todas as necessidades profissionais para a criação do produto serão supridas da maneira mais eficiente possível.
Além disso, a gestão das pessoas fica a cargo de quem tem essa expertise, utilizando sempre as pessoas certas para cada necessidade e momento do projeto.

5. Maior qualidade de customização do produto final

Com o controle de qualidade feito por especialistas, sem perder o foco no usuário, o produto criado terá a maior qualidade possível para as especificidades do seu projeto.
Os profissionais da empresa contratante farão parte do projeto, sendo responsáveis por feedbacks que ajudarão a personalizar ainda mais a solução criada.
Este tipo de solução, por ser personalizada, possibilita melhoria constante e a inserção de novas funcionalidades no futuro. 

Qual o desafio digital da sua empresa?

Seja qual for o desafio digital da sua empresa, é imprescindível contar com um parceiro que atue na construção de produtos digitais utilizando metodologias confiáveis, como Design Thinking e Design Sprint para descobrir, antes mesmo do lançamento, se o seu produto terá aceitação no mercado, se as soluções são eficazes e geram valor para os futuros usuários, e ainda, se fazem sentido para o seu negócio.
Por meio das Squads Ágeis de TI, são materializadas estratégias em soluções digitais de alto impacto de forma a garantir segurança, flexibilidade e qualidade na entrega.

Conte com uma equipe experiente para arquitetar, produzir e sustentar o que a sua empresa precisa.

Nosso diferencial está no foco que damos ao entendimento das operações dos nossos clientes e os pontos críticos do fluxo de trabalho. Assim, identificamos oportunidades e propomos alternativas para a adoção de melhorias.

Conheça nossas soluções e leve o seu negócio para o futuro com a Ivory IT!