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Como a tecnologia pode ajudar sua empresa a vender mais na Black Friday

A Black Friday é uma das datas mais esperadas do ano para a indústria, o comércio e todos os serviços relacionados a esses setores, como é o caso das empresas de logística, por exemplo.

Porém, a Black Friday se torna ainda mais aguardada para o comércio digital, onde a data concentra o maior percentual de vendas do mês de novembro, cerca de 20% das vendas do mês, segundo dados de pesquisa do Relatório da Social Miner 2019.

Estar preparado para esta data garante uma maior efetividade nas ações e nas vendas, e a tecnologia é a sua grande aliada para o sucesso!

Black Friday 2022

Se em 2021 o faturamento foi de R$5,8 bilhões para o e-commerce, o que representa um crescimento de 1,7% nas vendas em relação ao ano anterior, para 2022, estima-se um crescimento ainda maior para a data que cairá no dia 25 de novembro. Dados do Relatório da Black Friday da Ebit|Nielsen.

Outra pesquisa, desta vez realizada pela Globo, estima um crescimento de 3% nas vendas da Black Friday 2022, em relação a 2021. Isso porque, segundo a mesma pesquisa, 50% dos consumidores entrevistados pretendem comprar algum produto nesta data e, entre a classe A, este número aumenta para 65%.

A Black Friday e a Tecnologia

Analisando os dados e pesquisas sobre a Black Friday de 2021, percebe-se das mais variadas formas a grande influência da tecnologia.

O crescimento do e-commerce, por exemplo, como o canal em que mais se vendeu, com destaque para as compras feitas através de aplicativos, é um dos dados que confirma isso.

Desta forma percebem-se as oportunidades para empresas e negócios dos mais diversos segmentos e portes, chamando atenção para os sistemas e canais que essas empresas utilizam com grande integração entre eles, sempre focando na experiência do consumidor.

 

Atenção ao mobile

Dentre os dados que apresentam a forte relação e a importância da tecnologia para a Black Friday, destaca-se a utilização dos dispositivos móveis como principais meios para compras nesta data.

A utilização de tais dispositivos para acessar sites e aplicativos de lojas representou 61,1% em relação a 38,8% das visitas feitas em desktop, mostrando que os consumidores têm uma predisposição a utilizar os smartphones como principal meio para realizar as compras.

Imagem do Relatório Black Friday 2021© da All In | Social Miner

 

Canais de venda

Outro dado interessante, presente na pesquisa realizada pelo Google, indica que as compras realizadas em estabelecimentos físicos também tiveram um aumento significativo na Black Friday em relação às outras sextas-feiras do ano (cerca de 3,5 vezes).

Esse dado apresenta a importância de se ter um empreendimento omnichannel, facilitando o acesso dos clientes de todas as formas possíveis ao seu negócio.

 

O Delivery também aumentou na Black Friday

De acordo com o Relatório da Black Friday de 2021, esse aumento foi de 13,3% nos pedidos, em relação à média das 4 sextas-feiras que antecederam esta data.

Em relação à Black Friday do ano anterior, 2020, esse aumento representa 5,6% de crescimento.

Esta imagem faz parte do Relatório Black Friday 2021© da All In | Social Miner

 

Integração e alinhamento entre os setores

Para que o aumento nas vendas durante a Black Friday seja efetivo, as empresas devem se preparar com bastante antecedência. As pesquisas citadas afirmam que os clientes começam a pesquisar produtos e acompanhar os preços cerca de um mês antes da data.

Por isso, toda a infraestrutura da empresa, principalmente de vendas, marketing e sistemas, bem como a estratégia para a data, devem estar preparadas. É imprescindível o alinhamento entre todos os setores e a integração dos sistemas da empresa, provando assim, mais uma vez, a importância da tecnologia por trás do crescimento das vendas na Black Friday.

Os fatores de diferenciação das empresas no mercado cada vez mais competitivo passam, indiscutivelmente, pela experiência do consumidor. Vende mais a empresa que consegue se destacar na diversidade do mix de produtos, oferecendo melhores preços e condições de pagamento, agilidade na entrega e o melhor atendimento pós-venda.

Como a Tecnologia pode ajudar a aumentar as vendas na Black Friday?

A tecnologia, é peça fundamental para um crescimento efetivo das vendas, especialmente durante a Black Friday.

A data, por si só, já é um incentivo para que os consumidores se predisponham a comprar mais. Porém, a concorrência também se acirra e, grande parte das vezes, o fator decisivo não é apenas o preço, sendo preciso planejar as estratégias:

 

Planejamento de estoque:

A otimização do inventário e do controle de estoque é de suma importância. E, quanto maior o mix de seu estoque, mais a tecnologia se faz necessária para este controle, evitando falhas humanas e perdas.

 

Análise de dados:

Entender o mercado, analisando dados atuais e históricos de anos anteriores também é extremamente importante, quando se deseja aumentar as vendas, principalmente numa data tão competitiva quanto a Black Friday.

Ter acesso a essas informações e pessoas capacitadas a interpretá-las é de suma importância. Além de gerar previsibilidade de demanda, a inteligência de dados também ajuda a ter insights estratégicos para o andamento do negócio.

 

Logística:

Seja para o delivery de um pequeno negócio, para entregas de produtos do e-commerce ou de grandes marketplaces, e até para escoamento de produtos da indústria, planejar a logística é um passo fundamental para o sucesso do negócio.

É este planejamento que garante a assertividade e a agilidade na entrega dos produtos (o produto certo para o cliente certo, entregue no momento certo). E este é primordial para os clientes – inclusive na fidelização e na recompra.

Um dado importante é que a taxa de recompra, na Black Friday é maior do que na primeira compra. Ou seja, na Black Friday os clientes priorizam comprar em lugares onde já compraram antes e tiveram boa experiência.

 

Centralização e distribuição de informações:

Ter uma plataforma e meios tecnológicos para organizar a operação facilita a centralização e o compilamento de todas as informações, bem como sua distribuição para todos os setores para os quais elas são importantes.

A automatização desses processos agiliza a operação de forma geral, diminuindo a possibilidade de erros e as falhas de comunicação. Dessa forma, os colaboradores conseguem demandar atenção às atividades que realmente são importantes garantindo entregas ainda mais efetivas.

 

Canais e meios digitais para compras:

A presença online do negócio é decisiva para o sucesso da sua estratégia na Black Friday.

Isso não significa apenas ter uma loja online, mas um site com design responsivo (ou seja, com um layout que se adapta bem tanto a dispositivos móveis quanto a computadores desktop), um app intuitivo e leve, garantem uma boa experiência do usuário, facilitando e incentivando o processo de compras.

Todos estes canais devem estar integrados com seus sistemas, facilitando todas as etapas, desde a compra até a entrega do produto no seu destino.

Tecnologia e Black Friday – Case de sucesso: Sequoia

A Sequoia é uma empresa das maiores empresas de soluções logísticas da América Latina, responsável pelas entregas grandes players do Brasil e do mundo: Shopee, Shein, Renner, Riachuelo, Grendene, Arezzo&CO, Track&Field entre outros.

Para que todos os seus processos funcionem de forma organizada e efetiva, a empresa passou por uma transformação digital, investindo forte em automação, o que possibilitou a redução do prazo de entrega e como resultado gerou uma maior satisfação dos clientes.

Contando com softwares e equipamentos inovadores com a aplicação dos mais recentes Sistemas de Gerenciamento de Armazéns (WMS) e Gerenciamento de Transportes (TMS), especificamente desenvolvidos para agilizar o processamento de encomendas do e-commerce.

Com a busca por mais eficiência e agilidade foi criada em parceria com a Ivory IT o SFx, uma solução digital multiconectada e omnichannel que surgiu para melhorar a experiência de entrega de encomendas da Sequoia aos seus clientes, conectando o negócio aos serviços de coleta e entrega. O atendimento é realizado desde o micro empreendedor até grandes empresas e o SFX é o hoje a principal plataforma da Sequoia. Os números falam por si só:

  • +50 milhões de pedidos;
  • +14 mil lojas;
  • +400 cidades sendo atendidas.

A Sequoia conta também com a Drops, uma Logtech criada do zero (mais uma vez em conjunto com a Ivory IT) para facilitar a logística de mercadorias em todo Brasil através de pontos de coletas e entregas para pequenos negócios, aumentando ainda mais o número de pessoas impactadas na Black Friday e durante todo o ano.

O ano de 2021 bateu recorde de vendas por e-commerce na Black Friday, o que também significou um recorde para a Sequoia. Foram milhares e milhares de entregas, para todas as regiões do Brasil e em 2022 o crescimento esperado é ainda maior.

Toda a infraestrutura desses sistemas de tecnologia foi desenvolvida e é sustentada por um squad dedicado de especialistas da IVORY IT – uma empresa que desenvolve softwares, Apps e integrações de ponta a ponta, tendo como principal foco o sucesso do cliente!

A Ivory IT atende as maiores empresas do Brasil com transparência, soluções personalizadas e um time dedicado ao negócio.

 

E a SUA empresa? Está preparada para a Black Friday?

Para ajudar a sua empresa, separamos aqui algumas dicas de tecnologia para o seu negócio aproveitar todas as oportunidades que surgem em uma das datas mais aguardadas do ano.

Prepare o seu site

A infraestrutura do seu site deve estar preparada para o aumento repentino nos acessos e nas vendas para não correr o risco de o seu servidor ficar fora do ar, perder velocidade ou, pior, perder vendas.

Grande parte dos compradores online afirmam não voltarem a comprar em sites que dão erro na hora de fechar as compras, por ficarem desconfiados e ou incomodados com a qualidade do “atendimento”.

Para isso, sua empresa deve investir em:

  • Infraestrutura do site;
  • Sistema de pagamentos robusto;
  • Segurança de informações;
  • Manutenção preventiva;
  • Soluções que o tornem mais ágil e estável;
  • Integração com todas as plataformas da empresa;
  • Um parceiro de confiança, como a Ivory IT.

 

Outras soluções para quem deseja aumentar as vendas durante a Black Friday são:

  • Ter uma estrutura escalável de servidor;
  • Utilização de ferramentas e um time de suporte que te permitam prever e solucionar problemas com antecedência.

 

Acompanhamento e análise de dados

Tomar decisões, principalmente em um momento tão decisivo quanto é a Black Friday, é uma tarefa muito difícil. Mas, para que sejam tomadas da forma mais assertiva possível, é importante o acompanhamento e a interpretação de dados como:

  • Visualizações de tráfego
  • Número de acessos
  • Percentual de erros
  • Tempo de latência

Com a análise correta desses números é possível garantir o melhor funcionamento do seu site, das suas plataformas, sistemas integrados e por consequência uma boa jornada de compras para o cliente. Por isso, é de extrema importância ter uma área de dados que possa apoiar o negócio em um momento tão crucial.

 

Utilize ferramentas que te preparam e amparam para um cenário de maior intensidade

Para evitar o gargalo de acessos, também chamado “bottleneck”, contratar ferramentas que aumentam a capacidade de lidar com um grande volume de dados gerados ao mesmo tempo ajudam muito a organização.

Algumas dessas ferramentas são:

  • CDN (Content Delivery Network);
  • Plataforma com estrutura Cloud.

 

Utilize sistemas antifraude

Segundo dados da Konduto, a cada 5 segundos acontece uma tentativa de fraude no e-commerce brasileiro.

Para ser considerado saudável, um e-commerce não pode ter uma taxa de fraudes maior que 1% do seu faturamento, sendo que um sistema antifraude é essencial, tanto para sua segurança quanto para a segurança de seu cliente.

Contrate a melhor equipe e as melhores soluções em tecnologia para o seu negócio

A Ivory IT desenvolve sistemas personalizados de acordo com a realidade e as necessidades do seu negócio, integrando as ferramentas e as melhores soluções disponíveis.

Mais que squads e estruturas multifuncionais, na Ivory ampliamos as frentes de eficiência em ciclos evolutivos de tecnologia do seu negócio.

Obtenha a flexibilidade e confiança que você precisa para o seu produto com metodologias ágeis e responsivas, do conceito ao design e ao desenvolvimento, e se prepare para vender muito mais nos principais eventos do ano.

Nossa equipe está pronta para entender a necessidade do seu negócio. Fale com a gente e desenvolva projetos de tecnologia com inovação, qualidade, agilidade e eficiência!