Ivory IT - O Futuro é agora!

Ivory IT - Soluções em tecnologia

Conhecimento é para
ser compartilhado!

para baixo

Temas de interesse:

Logística do Futuro: a sua empresa está preparada?

Quando pensamos em futuro e pesquisamos as tendências, para qualquer área, inevitavelmente nos deparamos com os avanços da tecnologia. E na área de logística não seria diferente!

Logística e tecnologia

A tecnologia vem trazendo grandes transformações dentro das operações logísticas. Grandes empresas, não apenas da indústria, mas também do comércio, apostam em seu desenvolvimento para ampliarem seus negócios.

As operações de logística têm sido transformadas e melhoradas através dessas inovações. Desde o aprimoramento do serviço de armazenamento até o transporte, por diferentes vias (aéreo, ferroviário, terrestre, etc).

Inteligência artificial, realidade virtual, wearable tech, algoritmos inteligentes, sistemas de rastreamento e os mais diversos tipos de automação são apenas algumas das soluções que já vêm sendo utilizadas nesta área para tornar a operação logística cada vez mais eficiente, veloz e econômica.

Logística 4.0

O conceito de “4.0” foi desenvolvido na Alemanha e vem transformando o mercado, de uma forma geral. Hoje, pensamos em diversas áreas aplicando este conceito, como na Indústria 4.0, no Agronegócio 4.0 e, claro, no campo da logística, na Logística 4.0.

Apesar de muitas pessoas pensarem que trata-se (apenas) de robotização, este conceito, que nasceu a partir da Indústria, vem trazendo cinco pilares básicos:

  • Interoperabilidade: diz respeito aos sistemas ciberfísicos, onde os seres humanos se conectam, se comunicam e interagem entre si através da internet e da cloud computing (a computação em nuvem).
  • Virtualização: a possibilidade de fazer simulações e processos de “tentativa e erro” de forma virtual, sem comprometer o dia a dia da sua empresa. Ou seja, você pode recriar processos e operações no ambiente virtual, podendo utilizar plantas virtuais e modelos de simulação, para experimentar novas formas de fazer, novas soluções.
  • Descentralização: habilidade dos sistemas ciberfísicos de tomar decisões sem a intervenção humana.
  • Tempo-real: como o nome já diz, é a possibilidade de acompanhar o desenvolvimento e a eficiência dos seus processos em tempo real, enquanto eles ainda estão acontecendo.
  • Modularidade: adaptação flexível para requisitos mutáveis, através da expansão ou redução dos módulos individuais, facilitando a visualização do todo.

Em termos de tecnologia, a logística 4.0, então, prevê a digitalização dos processos, ajudando você a enxergar (de forma virtual) tudo o que acontece dentro do espectro da distribuição.

Também utiliza-se da inteligência artificial para compilação de dados, interligação dos profissionais encarregados, utilização da inteligência de dados, garantindo mais informações e ao mesmo tempo mais velocidade para a tomada de decisão. E isso pode ir desde o transporte propriamente dito até o funcionamento do armazém, onde pode-se criar, por exemplo, um gráfico de calor para entender onde o fluxo de pessoas é maior, os percursos que elas mais fazem, etc., utilizando um GPS nos aparelhos conectados.

IoT (internet das coisas), que diz respeito a objetos cotidianos conectados por meio da internet, também é um recurso que integra este conceito. No caso da Logística, este tipo de material pode favorecer a comunicação entre cada parte da operação.

Um exemplo desse tipo de objeto na área da logística é a tag com RFID – um método automático de identificação que utiliza sinais de rádio para fazer o monitoramento de toda movimentação daquele produto.

Quais são as tendências para a logística do futuro?

Quando se fala de tendências para a logística do futuro, uma das primeiras coisas que temos que pensar é na mão-de-obra.

●     Otimização de mão-de-obra

Já é sabido que muito da utilização da tecnologia, nas mais diferentes áreas, tem a ver com a otimização da mão-de-obra. O objetivo é eliminar e substituir por máquinas todo tipo de mão-de-obra de repetição, ou seja, aquilo que não é necessário um protagonismo ou uma reflexão para ser realizado.

Em compensação, este tipo de modificação num ambiente também valoriza e facilita a mão-de-obra de criação, dando aos sujeitos mais tranquilidade de trabalharem naquilo que “diferencia o ser humano da máquina” e que se torna o diferencial desta empresa.

Ainda dentro da ideia de otimização de mão-de-obra, outras tendências são apontadas:

. Wearable Tech

As Wearable techs ou “tecnologias de vestir” são dispositivos que ficam, de alguma forma, acoplados ao corpo, liberando as mãos para as funções. Esses dispositivos podem ser controlados por voz ou por controle visual, através de scanners, por exemplo.

Alguns exemplos são o uso dos “Google Glasses” ou de smartwatches em substituição a coletores de dados. Esses dispositivos quebram parâmetros e, a longo prazo, mostram-se formas mais eficientes, baratas e intuitivas de se trabalhar.

. Mobilidade

Trata-se da otimização dos espaços para evitar deslocamentos desnecessários. Em um espaço fechado, como o armazém ou o galpão, pode-se descentralizar, alterar os móveis de lugar ou trocar o tipo de mobiliário de forma a facilitar o deslocamento pelo espaço.

Garantir e aumentar a mobilidade é sinônimo de maior agilidade para suas operações.

Nos veículos, podemos pensar a conectividade como uma forma de mobilidade, criando interação do veículo e a digitalização dele dentro dos sistemas. Isso diminui o tempo de retorno das informações, facilitando o acompanhamento do percurso e o rastreamento.

●     Compartilhamento

Outra tendência de futuro para a área de logística é a ideia de compartilhamento. O compartilhamento, dentro da logística, parte do seguinte questionamento:

como podemos otimizar espaços ociosos, dividir gastos, facilitando e desonerando as operações logísticas?

A partir deste questionamento, diferentes possibilidades surgem. E a tecnologia entra trazendo soluções para administrar, acompanhar, organizar cada uma delas.

No transporte, por exemplo, a Uber já lançou um projeto piloto nos EUA, onde caminhões autômatos fazem o transporte rodoviário e, para o transporte dos produtos dentro das cidades, utiliza-se os porta-malas dos carros comuns, utilizados também para transporte de passageiros.

Eles têm testado formas de controlar esse transporte e essa distribuição, até que chegue ao seu destino final, através de aplicativos com rastreadores e tags especiais. Este projeto ainda está em fase de testagem e não tem previsão de chegar ao Brasil. Mas pode nos abrir ideias de soluções a serem criadas e aplicadas por aqui.

Ainda dentro da ideia de otimização de espaços, algumas empresas têm buscado soluções para a otimização do espaço para carga no caminhão. Com a utilização de algoritmos e inteligência artificial, é possível elaborar um sistema para mostrar a melhor maneira de carregar o caminhão, de forma a ocupar ao máximo os espaços.

●     Automação

A automação dos processos já era uma tendência e continua sendo, não com o objetivo de “eliminar” pessoas, mas sempre com o objetivo de não subutilizá-las.

E ela pode ser aplicada de diversas formas dentro de um setor de logística:

  • Digital: através ou com o objetivo de coleta de dados, por exemplo: o leitor ótico, os códigos de barras, RFID, etc.
  • Mecanização: por exemplo, a utilização de esteiras de movimentação ou mesmo de um transelevador.
  • Robotização: muito presente nas áreas de transporte e movimentação, eliminando as esteiras e gerando mais flexibilidade nas operações do armazém.
  • Integração: utilização de mais de uma, ou mesmo todas essas possibilidades dentro de uma logística 4.0, que busca otimização, baixo custo e velocidade de atravessamento.

Empresas que estão de olho no futuro da logística

Investir em tecnologia para favorecer a logística já é mais do que uma necessidade, é uma realidade! E esse investimento aumenta a capacidade de vendas, no caso do comércio e de produção e escoamento de mercadorias, no caso da indústria.

●    Transporte de nível nacional – indústria e agronegócio

A VLI é uma das maiores empresas de logística de transportes do Brasil, oferecendo uma operação integrada para seus clientes, através de uma estrutura multimodal. Eles são responsáveis pelo transporte de grãos, industriais e minerais, fertilizantes, combustíveis, florestais e açúcar.

Sua base de ativos é formada por 5 corredores logísticos que interligam diferentes regiões do país, 9 terminais intermodais, operações portuárias em 7 terminais, sendo 3 próprios, e 4 ferrovias, com mais de 800 locomotivas e 24 mil vagões (https://www.vli-logistica.com.br/quem-somos/).

Toda essa estrutura é administrada e elaborada em um sistema cocriado com a Ivory IT, empresa de tecnologia que atua em todos os segmentos, mas que tem um time de experts dedicados a logística para melhor entendimento do business do cliente.

Neste cliente, desenvolvemos o sistema responsável pela gestão operacional de seus terminais, um dos projetos de tecnologia mais importantes da companhia, que teve duração de aproximadamente 40.000 horas até o momento.

Foram 2 terminais implantados em 2020 e outros 2 terminais em janeiro de 2021. O projeto continua em andamento com um Squad dedicado para a evolução constante do negócio.

●  Transporte de produtos de e-commerce

Outro exemplo é a Sequoia, uma empresa que se propõe a facilitar e integrar processos com serviços especializados em logística e distribuição.

A Sequoia integra tecnologia, armazenagem e transporte B2B e B2C e, para uma operação deste tamanho, também precisou rever todos os seus processos, criando uma solução digital multiconectada e omnichannel com o objetivo de melhorar a experiência de entrega de encomendas aos clientes.

O SFX é hoje a principal plataforma da Sequoia. E a Ivory IT também esteve presente nesta transformação digital, através de uma solução tecnológica que conecta o negócio aos serviços de coleta e entrega e que tem ajudado a empresa a alcançar, no presente, o máximo possível da logística do futuro!

A empresa atende a mais de 30 grandes redes atuantes no Brasil e no mundo: Renner, Shopee, Riachuelo, Grendene, Arezzo&CO e Track&Field. Além de ter a Drops uma rede de entrega e retirada de encomendas com milhares de Pontos espalhados pelo Brasil e também desenvolvida em parceria com a Ivory IT.

Na Sequoia também os projetos continuam em andamento com Squads dedicados, pois a inovação deve fazer parte do DNA da empresa de forma perene e contínua, e o negócio evolui e cresce diariamente.

Coloque a logística da sua empresa no futuro

A Ivory IT é uma empresa que desenvolve soluções digitais de ponta a ponta, unindo tecnologia e metodologia, nosso grande diferencial é que vamos direto ao ponto, porque entendemos que você não tem tempo a perder.

O Ivory Squads Ágeis está conectado a uma rede em constante evolução, e no cliente, este time especializa-se no business, entregando cada vez mais diferenciais e tornando-se um grande parceiro para seu sucesso.

Faça como as maiores do mercado: conte com uma equipe experiente para arquitetar, produzir e sustentar o que o seu negócio precisa! Fale com nossa equipe de especialistas https://ivoryit.com.br/contato/.