Ivory IT - O Futuro é agora!

Ivory IT - Soluções em tecnologia

Conhecimento é para
ser compartilhado!

para baixo

Temas de interesse:

Entrevistas em UX e as melhores práticas para uma análise completa de dados

Entrevistas com usuários são parte importante da construção de qualquer projeto de tecnologia. Isso porque, por meio delas, é possível obter dados e insights essenciais para o sucesso de um produto digital, já que, assim, pode-se validar ou invalidar hipóteses de forma conclusiva e real.

Nesse sentido, é a experiência real do usuário que permite identificar a usabilidade de um produto, além de garantir a coleta de dados pertinentes sobre o público, que podem ser usados a favor do negócio. Em resumo, elas permitem:

  • saber mais a respeito das necessidades, dores, motivações e objetivos do usuário;
  • a usabilidade do produto;
  • dados do usuário que podem ser usados, inclusive, para construção de personas, como demografia e etnografia;
  • uso de tecnologias como um todo.

A realização da entrevista é uma etapa muito importante para auxiliar na tomada de decisões e ajudar a alcançar resultados mais satisfatórios em diferentes projetos. A experiência do usuário, do inglês User Experience, ou simplesmente UX, é quem dita a validação do seu projeto.

Mas tão importante quanto a entrevista em si, é a análise dos dados coletados. Uma vez que são eles que possibilitam saber qual o melhor caminho a seguir a partir das informações obtidas. É sobre isso que falaremos neste post. Confira! 

Análise de dados: por que deve ser feita?

Imagine tomar decisões sérias em seu negócio, baseadas em dados crus? Isso poderia gerar gastos desnecessários, pouco ou nenhum resultado e algumas dores de cabeça no futuro.

Por isso, é tão importante analisar a fundo os dados de entrevistas, que são baseados no seu cliente real, a fim de tomar decisões mais acertadas e coerentes com o resultado que deseja alcançar.

Saber interpretar e analisar o que essas informações estão dizendo ajuda a escolher caminhos mais rápidos e eficientes, levando em consideração a real necessidade do público, o que proporciona o desenvolvimento de soluções muito melhores.

Essa análise pode ser feita de diferentes formas, sendo as mais comuns:

  • Análise quantitativa: permite quantificar, por meio de números e matemática, o que está sendo analisado;
  • Análise qualitativa: analisa dados mais subjetivos, como o que gostou ou não o usuário, e merece uma interpretação mais aprofundada, despertando diversos insights interessantes;
  • Análise temática: identifica temas pelos códigos em uma pesquisa, facilitando a organização e categorização dos resultados.

No entanto, para que essa análise traga os resultados desejados, é preciso adotar algumas práticas e métodos para ser completa e eficaz.

Adotando as melhores práticas para uma análise de dados completa

Após a coleta de dados de entrevista UX, é preciso, como mencionado, realizar uma análise estratégica das informações obtidas. Para isso, algumas práticas e métodos essenciais podem auxiliar no processo. Veja!

Definir os objetivos da análise

Primeiro, é preciso entender: quais os objetivos da sua pesquisa? Ela pretende entender mais sobre o comportamento do usuário na sua interface ou conhecer os perfis de usuários mais engajados com o seu produto?

Sejam quais forem as motivações, são elas que devem ser observadas no momento na análise, afinal, são essas as respostas que você buscava inicialmente!

Organizar os dados

Organize e filtre, através da análise temática, por exemplo, o que é realmente relevante para encontrar as respostas que precisa e o que pode ser descartado. Isso permite que o tempo seja poupado para investir em outras etapas mais importantes.

Explorar as informações

Explore a fundo e entenda minuciosamente cada resposta obtida na pesquisa! Quais palavras, ideias, expressões, objeções são mais ou menos frequentes?

Mais do que localizar essas informações, é preciso identificar o que elas querem dizer e saber interpretar as particularidades de cada resposta, algo que diz muito sobre o público.

Categorizar as respostas coletadas

Agora que já explorou os dados e os organizou, é importante categorizar os assuntos de forma a facilitar a identificação do problema.

Vamos pensar na criação de uma categoria chamada “Performance na navegação”, e que a maioria das respostas analisadas prevê um problema em alguma das áreas de navegação da sua interface. 

Isso sugere uma necessidade de dar atenção àquela categoria e identificar o problema para que seja solucionado da melhor maneira possível.

Identificar os insights e resultados obtidos

Por fim, analise os fatos encontrados e compreenda o que levou a causa dos resultados. É nesse momento que se identifica os pontos fracos e fortes do projeto, para que, assim, possa evoluir em um trabalho em equipe, até chegar a versão final.

Uma dica extra, e muito relevante, é envolver toda a equipe nesse processo, inclusive terceiros, para que os feedbacks em conjunto proporcionem uma conclusão satisfatória.

Que tal contar com um parceiro preparado e expert em produtos digitais, para tornar os processos da construção do seu produto mais ágeis e efetivos? A Ivory IT oferece as melhores soluções em Tecnologia e Processos de Transformação Digital. Fale com a gente!