O processo de Product Discovery (Descobrimento de produto, em tradução livre) é muito importante para o desenvolvimento de uma solução digital. Nesse contexto, quem é da área de tecnologia, com certeza, já deve ter ouvido falar sobre essa metodologia que auxilia o UX Design a desenvolver um produto viável e que atenda as necessidades do cliente e do mercado.
Essa abordagem ganhou força após o Manifesto Ágil, que surgiu nos anos 2000 e, até hoje, segue sendo uma metodologia muito utilizada, visto que torna o processo de desenvolvimento de produto mais ágil e eficiente.
Caso você ainda tenha dúvidas de como aplicar na prática do Product Discovery, continue lendo este post e aprenda mais.
O que é Product Discovery?
Product Discovery é a primeira etapa no momento de desenvolvimento de um produto. Ele tem o objetivo de realizar um estudo profundo sobre uma solução, entendendo o que e o porquê dele, acima de tudo, para descobrir se determinado produto terá aceitação do mercado e se as soluções propostas são eficazes para os consumidores. O método busca aprender rápido por meio de experimentação, validando ou não as hipóteses. Logo, esse processo reduz riscos, pois a sua empresa evita investir em algo que, no final das contas, não gera valor nem para o negócio, nem para os usuários.
Trata-se da etapa essencial e crítica no processo de Design de Produto, em razão de que todo o planejamento é realizado de forma direcionada, tendendo ser mais assertiva a aceitação pelo público.
Segundo Marty Cagan, referência no assunto, o Product Discovery é composto por uma série de atividades que validam as seguintes informações sobre o produto:
- Valor;
- Execução;
- Usabilidade;
- Viabilidade.
Qual a importância do Discovery Product?
“64% das funcionalidades que criamos em softwares são raramente ou nunca usadas pelos usuários” Jim Jonshon
É com essa frase que exemplificamos a importância do Product Discovery. Colocar uma coisa nova no mercado custa dinheiro. Imagine se você lança um produto com falhas ou que não atende nenhuma necessidade do consumidor?
Nesses pontos é que o Product Discovery atua fortemente para que não ocorram. A metodologia fornece valor para a equipe de produtos, para empresas e clientes, entregando resultados que são realmente necessários para todos os envolvidos.
Outro ponto é que através dos estudos feitos previamente, o método permite que qualquer risco, seja ele mercadológico, financeiro ou estratégico, seja abrandado, já que a experimentação ocorre antes mesmo do lançamento do produto.
Em um mundo cada vez mais rápido, não dá para desperdiçar nada: tempo, dinheiro, equipe, recursos. Isso faz com que os times não percam tempo com suposições, e sim executem apenas ações que foram comprovadas úteis no momento da pesquisa.
Importante lembrar que o Product Discovery proporciona uma visão além da empresa, que foca no mercado e no público-alvo. Isso permite que o processo de criação torne o produto mais personalizado, de acordo com a necessidade do consumidor.
Como aplicar o Product Discovery?
A principal dúvida entre os UX Designers é se a aplicação do Product Discovery serve apenas no início do desenvolvimento de uma solução. A resposta é: não.
Isso porque, ele pode ser utilizado durante todo o ciclo de vida do produto, inclusive após o lançamento para o mercado. Isso faz com que o produto evolua e continue gerando valor de acordo com as experimentações e aprovações dos consumidores.
Agora, confira como aplicar a metodologia por meio de um passo a passo com as etapas essenciais do Product Discovery.
Alinhamento
O primeiro passo é o alinhamento de toda expectativa em cima daquele produto. Entenda qual será o processo, defina prioridades e objetivos.
Pesquisa
A fase de pesquisa se constitui em uma investigação baseada em dados. É o momento de pesquisar com profundidade um assunto, problema, resposta e/ou situação ainda não conhecida.
O resultado dessa etapa deve prever uma lista de itens que vão apontar com mais detalhe de dor, contexto e necessidade de cada oportunidade/ideia. Aqui, podem sair também formulários de pesquisa preenchidos e o desenho da persona ideal.
Ideação
É o momento do brainstorming, junte todas as ideias possíveis e levante o máximo de hipóteses para a criação e funcionalidade daquele produto. Tudo começa a ser aplicado e dá-se início à criação de um protótipo do que será a solução.
Validação
Partindo do problema mapeado e conhecido, é muito importante realizar a etapa de validação. Seu objetivo é descobrir a percepção do usuário em relação ao que foi idealizado.
Refinamento
Após a validação e com os feedbacks positivos, é momento de transformar o produto que ainda é um protótipo para o produto final. Lembre-se: a proposta do Product Discovery é ter uma entrega mais rápida, porém não é livre de mudanças. Mesmo com confiança na solução, o produto digital pode exigir ajustes para o seu lançamento oficial.
Para ter sucesso na implementação do Product Discovery é preciso que sua equipe esteja disposta e preparada para aplicar no dia a dia esse método. Por isso, é necessário que você instrua a todos, dê treinamentos e busque sempre incentivá-los a trazerem novas ideias e ferramentas inovadoras para facilitar o trabalho.
Além disso, é preciso que a cultura organizacional siga o mesmo propósito do Product Discovery: foco no usuário e na agilidade. Quando a empresa oferece um ambiente de trabalho onde todos têm uma visão muito clara sobre o propósito do negócio e da importância do usuário no processo, todos caminham na mesma direção.
Ter em sua empresa parceiros que ajudam a utilizar essas e outras metodologias tecnológicas, pode alavancar seu negócio, gerando valor e propósito aos seus produtos. Conheça mais as soluções da Ivory IT e venha se transformar em uma empresa mais ágil e digital.