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Pessoas + tecnologia: A fórmula certa para produtos de sucesso

A construção de um produto digital, com certeza, envolve muitas etapas e processos. Nesse sentido, é preciso adotar estratégias, práticas e metodologias inovadoras, mais do que isso, focar na real necessidade do sucesso de um produto: o usuário.

E é claro que para se considerar pessoas em primeiro lugar, é essencial que pessoas, ou melhor, um time ágil esteja envolvido em todo o processo de desenvolvimento e resolução de problemas.

Aqui, falamos em time ágil porque, com as constantes mudanças do mundo globalizado em que vivemos, e em meio à transformação digital, é preciso fazer entregas de valor, com uma continuidade muito maior ao usuário, o que demanda coletividade, colaboratividade e empatia.

Mas afinal, como envolver pessoas na construção de produtos tecnológicos da forma correta? O que é preciso para construir o produto certo através das pessoas e tecnologias? 

Continue a leitura para entender, e se quiser se envolver um pouco mais nas etapas da construção de um produto, indicamos a leitura do artigo “Como construir um projeto bem estruturado?”.

O que é preciso para um produto de sucesso?

A maneira mais efetiva de construir um produto de sucesso é definitivamente com planejamento, é necessário entender a fundo as dores dos usuários, saber a melhor forma de resolver seus problemas e traçar soluções que sejam viáveis.

Para isso, o Ivory Discovery é o processo perfeito! Trata-se de uma abordagem que busca a solução de problemas de forma coletiva e colaborativa, em uma perspectiva de empatia máxima com seus interessados. Em síntese, as pessoas são colocadas no centro de desenvolvimento do produto — não somente o consumidor final, mas todos os envolvidos no processo. 

A ideia, então, é trazer a solução entendendo corretamente o problema, o que proporciona muito mais chances de sucesso ao final.

Por dentro do processo de product discovery

Toda essa abordagem requer um passo a passo, basicamente, dividido em duas etapas principais: a imersão e a cocriação.

O grande diferencial é que, no processo de discovery não nos prendemos a um só caminho, agregamos diversas metodologias — Brainstorming, Workshop de Inovação, Hackathon, Sessões de Ideação, Design Thinking e Sprint — em busca de agilidade e assertividade para alcançar os objetivos finais.

A imersão no problema

Trata-se do primeiro e um dos mais importantes estágios do discovery. É nessa fase que temos um entendimento mais profundo do problema do usuário, escutamos a demanda e sua real necessidade. Além de envolver um time ágil, o cliente e todos os interessados para, em conjunto:

  • descobrir o contexto do negócio;
  • alinhar objetivos e expectativas;
  • entender o momento da empresa;
  • entrevistar e pesquisar seu usuário em potencial, coletar dados: é preciso aprender tudo sobre ele, ter empatia de pessoa para pessoa, a fim de solucionar o seu problema;
  • observar a jornada do usuário e seu processo no uso do produto. Como ele se comporta, quais as dores apontou no momento da pesquisa, os desafios e mais.

A imersão é um alinhamento, a oportunidade de definir, com base em dados completos e mapas de empatia, quais passos seguir na próxima etapa do discovery.

A cocriação

Pronto, agora que já nos envolvemos e entendemos a fundo o problema, sabemos o que o negócio e, claro, o usuário precisa, partimos para a fase de cocriação.

Como o próprio nome já diz, é uma fase em que, juntos, propomos as melhores soluções para o problema e exploramos as ideias de todos para alcançar um impacto positivo até chegar a prototipação e validação final do produto.

Aqui, todo o time ágil está envolvido, junto ao cliente, com total agilidade e assertividade. Nessa hora, percebemos se descobrimos realmente o problema, passando por:

  • Brainstorming;
  • Propostas inovadoras;
  • Uso de metodologias ágeis para encontrar a melhor solução. Nesse caso, podemos usar as mais diversas, como: Design Thinking e Sprint, workshops, Hackathon e várias outras ferramentas;
  • Prototipação, experimentação e validação das hipóteses. É claro que depois de juntos descobrirmos várias ideias, precisamos testá-las para saber se realmente funcionam. Então, entramos no processo de execução de descobrimento da percepção do usuário.

Com as etapas concluídas e o produto online, não pense que o discovery acabou! Esse é um processo contínuo que deve ser mantido durante toda a gestão do produto, com o time sempre atento ao retorno do cliente e do usuário, fazendo testes e validações constantes para evoluir e descobrir melhorias ao longo do tempo.

Quer conhecer melhor o Ivory Discovery, entender a fundo o seu problema e descobrir as melhores estratégias para construir um produto de sucesso? Nosso time é capaz de executar e contribuir de forma rica, buscando alternativas que certamente farão o seu negócio crescer. Fale com a gente e saiba mais!