Em um lançamento de produto, por mais que tenham sido feitas todas as pesquisas necessárias, sempre existe uma certa ansiedade para ver o resultado e como ficará o produto final.
Mas, se alguém te parasse na rua e dissesse: “Consigo criar, testar e executar um projeto em cinco dias, você aceita?”, muitos dirão que é uma pegadinha. Pasme, não é! O que parece ser só mais uma brincadeira, na verdade, é a metodologia conhecida como Design Sprint.
Se você não conhece esse processo, pra que serve e como ele pode te beneficiar, continue lendo este artigo que preparamos.
O que é design sprint?
Design sprint é uma metodologia de trabalho que visa encurtar o prazo de conceituação, ideação, criação e testes de um produto/solução para apenas cinco dias.
Idealizado por Jake Knapp juntamente com Braden Kowitz, John Zeratsky e Michael Marlis. A primeira vez em que o Design Sprint foi colocado oficialmente em prática foi em 2012, quando Knapp apresentou o método para o Google Ventures (GV), firma de capital de risco da Google que investe em startups.
Por ser uma metodologia ágil, hoje é altamente utilizada pelas empresas para desenvolvimento de software, pois permite a equipe que está trabalhando no projeto ter uma boa ideia da eficiência do produto/solução.
O princípio do Sprint não é lançar um produto para descobrir se ele funciona mesmo, e sim lançar uma versão mais simples da solução, feita com menor número de recursos possíveis, visando realizar uma avaliação crítica e desenvolvimento de um projeto, de forma prática e focada na experiência do usuário.
Como funciona?
O conceito do Design Sprint é pautado na agilidade dos processos. Característica muito parecida com outras metodologias ágeis, podendo ser usada em conjunto, mas cada uma com seu diferencial. O Sprint busca um processo intenso de imersão, mantendo o foco na resolução de problemas em um curto espaço de tempo.
A metodologia pode ser utilizada em quatro situações:
- No começo de um projeto
- No meio de um projeto
- Para fazer as coisas com mais rapidez e agilidade.
- Como forma de alinhamento com o novo integrante da equipe.
Conforme mencionado, o processo deve acontecer em cinco dias, e em cada dia, uma tarefa diferente deve ser executada:
Segunda-feira – Entendimento e Definição
Entenda qual é o problema e suas características, faça pesquisas e liste necessidades. É um momento importante de colaboração da equipe, pois é preciso que seja exposto o ponto de vista e conhecimento de cada um para que construam um escopo claro e bem alinhado entre eles.
Terça-feira – Divergência
Hora de esboçar as ideias pensando nas possíveis soluções, um momento de brainstorm individual. Como parte da proposta da metodologia de Design Sprint, que acredita que as melhores ideias e soluções aparecem individualmente, cada membro da equipe vai focar no tipo de trabalho que sabe desenvolver melhor de acordo com as suas experiências e expertises, atuando dentro da função que lhe acomete.
Quarta-feira – decisões
Momento de decidir, crucial para a efetividade da metodologia. É hora de decidir qual ideia irá para prototipação e teste.
Quinta-feira – prototipagem
Coloca-se a ideia escolhida em prática. Cria-se um protótipo de rápido que seja o mais parecido possível com a solução final. É importante definir as atribuições, responsabilidades e prazos. A produtividade e foco de cada profissional será crucial para chegar ao final do dia e ter o protótipo pronto para apresentar no próximo dia.
Sexta-feira – testes/validação
Chegou o dia mais aguardado, testar e validar a eficácia do produto ou solução. É o dia de realizar teste e entrevistas com potenciais usuários, para validar e invalidar hipóteses geradas ao longo da sprint, utilizando o protótipo criado.
Nesta fase, é momento de aprender muito também. Tendo em mãos relatórios que demonstrem o que deu certo e errado, fazendo com que a equipe consiga realizar melhorias significativas ao produto.
É claro que o projeto não finaliza no quinto dia, é apenas um start para o projeto ser colocado em prática e entender a viabilidade dele. A equipe decide se a solução que desenvolveram será levada adiante ou abandonada.
Como você viu até aqui, o objetivo do Design Sprint é encurtar o caminho para a apresentação da solução a um problema do cliente.
Como você viu até aqui, adotando o Design Sprint em seus projetos, você conseguirá encurtar caminho para a entrega de um protótipo de produto para seu cliente.
Em razão disto, ele serve para qualquer projeto, independente do segmento. Afinal, aliado a outras metodologias ágeis, é mais uma ferramenta para sua instituição sair na frente e gerar valor ao produto entregue aos seus clientes.
Não há a necessidade de materiais complexos, na verdade, no Design Sprints, são utilizados instrumentos bem simples como:
- Quadro, lousa;
- Post-it;
- Papel A3 e A4;
- Caneta, lápis, borracha e apontadores;
- Fita adesiva;
- Relógio.
Com o advento do trabalho remoto também surgiram várias ferramentas para realizar todo o processo online, como o Miro e o FigJam.
Em um ambiente corporativo corrido e atarefado, adotar metodologias que proporcionam mais agilidade, dinamismo e eficiência é mais que necessário para auxiliar os colaboradores a manterem sua produtividade em alta, sem sobrecarga, visto que para realizar o Design sprints é necessário dedicação exclusiva da equipe.
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