Ivory IT - O Futuro é agora!

Ivory IT - Soluções em tecnologia

Conhecimento é para
ser compartilhado!

para baixo

Temas de interesse:

O que é MVP e como validar o seu produto usando o protótipo

Criado pelo empreendedor do Vale do Silício Eric Ries, MVP, do inglês Minimum Viable Product, sigla para Produto Mínimo Viável, é um dos métodos mais conhecidos e utilizados durante o desenvolvimento de produtos ou serviços, inclusive no meio tecnológico.

Um MVP é a peça fundamental para o sucesso de um projeto e de um negócio como um todo. Isso porque, ele testará a viabilidade do seu produto, saberá se há ou não interesse por ele no mercado, além de poder aplicar as melhorias necessárias de acordo com os feedbacks do seu público.

Basicamente, ele dirá se aquela sua grande ideia realmente funciona e pode solucionar os problemas do seu público ou se ela precisa de melhorias antes de ser efetivamente implementada. Portanto, trata-se da primeira etapa de uma boa gestão de projetos, visando o lançamento com o menor investimento possível e com maiores chances de sucesso ao final do processo.

Para entender melhor o que é MVP, continue a leitura deste artigo!

Afinal, o que é MVP?

O MVP funciona como um conjunto de testes que avaliam a viabilidade de um projeto. Durante o desenvolvimento de um software, busca-se entender as necessidades e objetivos do cliente, além de ser feito um planejamento para que as expectativas do público sejam atendidas e os riscos mitigados. 

Antes de lançar no mercado a versão final do projeto, cria-se o Produto Mínimo Viável, para testar, validar e receber feedbacks do produto, prevenindo gastos precipitados e buscando o melhor desempenho possível. Trata-se de um protótipo, uma primeira versão do produto final, que apresenta apenas as funcionalidades básicas para que os clientes possam conhecer aquele projeto.

Com esse protótipo lançado, a empresa tem a possibilidade de entender as reais necessidades do cliente, aprimorar as funcionalidades com base no retorno do público em relação ao produto, para aí, sim, investir com segurança e lançar a sua versão final.

O Produto Mínimo Viável tem como características principais:

  • oferecer experiência de consumo — o que ajuda na fidelização de clientes;
  • agregar valor ao produto e à marca;
  • promover feedbacks valiosos;
  • atender e resolver alguma dor do público;
  • ser inovador;
  • ser escalável, ou seja, deixar claro o que é preciso ser feito ao final para que realmente possa ser comercializado no mercado.

Qual a importância de validar o seu produto com MVP?

Criar um sistema exige força de trabalho não só da equipe de TI, mas envolve vários outros profissionais de diferentes setores que, juntos, precisam criar um projeto inteligente, funcional e que esteja de acordo com o que o seu público precisa. 

Com tantas pessoas envolvidas, é essencial que os processos estejam bem desenhados e que falhas possam ser resolvidas com base em estratégias bem traçadas, através do retorno real do MVP, que consegue testar a viabilidade do produto, reduzir riscos e garantir o sucesso em cada projeto.

Além disso, o Produto Mínimo Viável auxilia na tomada de decisão e aponta por qual caminho seguir com o produto,  a realização de ajustes e melhorias baseados em feedbacks reais.

É importante porque ajuda a medir, de forma estratégica, o grau de relevância e resolução da necessidade do usuário. Tudo isso evita que o produto ou serviço esteja muito distante das expectativas do público. Ainda, direciona o valor investido exatamente para as partes do projeto que mais precisam, sem gerar gastos desnecessários.

A implementação do MVP no desenvolvimento de software desde o início favorece a entrega de produtos mais alinhados com as expectativas, evitando atrasos, prejuízos e falhas em excesso. Assim, permite que qualquer evolução necessária do sistema possa ser realizada durante cada etapa do projeto, mas de acordo com a prioridade do cliente. 

Quais os benefícios do Produto Mínimo Viável?

Validar o seu produto com MVP pode trazer diversos benefícios, como evitar a perda de tempo e dinheiro. No entanto, não só esses benefícios estão envolvidos na execução de um MVP. A seguir, confira outras vantagens de utilizá-lo.

Diminui riscos de mercado

Fatores externos ao negócio podem afetar o lançamento de um sistema. Por isso, testar antes de investir valores grandes no projeto ajuda a reduzir riscos de mercado.

Reduz custos com implementação

Como dissemos, o investimento em um MVP é o mínimo possível, apenas o necessário para que ele seja validado pelo cliente. Assim, os custos com implementação, tanto durante a fase de testes quanto na hora de executar o produto final, são bem menores.

Aumenta as chances de sucesso

Com certeza, fazendo todos os testes necessários e com um feedback direto do usuário final do produto, as chances de sucesso são muito maiores. Grandes marcas, como o Spotify, a Uber e várias outras que hoje são sucesso, fizeram o Produto Mínimo Viável antes de se lançarem no mercado.

Por que contar com um parceiro de confiança?

A Ivory IT auxilia você na execução dos seus projetos com soluções tecnológicas inovadoras, feitas por pessoas e para pessoas.

Para criar o seu MVP, fazemos uma imersão no seu negócio, onde identificamos as necessidades antes de prototipar, testar e validar seu produto/serviço, tudo isso feito através da cocriação e do entendimento profundo do problema.

Juntos, fazemos do seu MVP um grande passo para o sucesso do seu negócio! Fale com a gente e saiba mais!