Ivory IT - O Futuro é agora!

Ivory IT - Soluções em tecnologia

Conhecimento é para
ser compartilhado!

para baixo

Temas de interesse:

Inteligência Artificial e seus benefícios no code review

O desenvolvimento de um projeto de software envolve várias etapas importantes para o sucesso final do produto. Um dos passos mais relevantes é o processo de code review ou revisão de código.

Assim como fazemos com um texto, por exemplo, é imprescindível que o software seja submetido a uma revisão criteriosa para avaliar se está bem escrito, se é seguro e acessível, se é performático, até mesmo, se precisa de melhorias.

Hoje, apesar de existirem ferramentas que auxiliam os desenvolvedores na automação dessa análise, uma alternativa muito mais rápida e que vai além da avaliação do código é o uso da Inteligência Artificial (IA).

Mas, antes de entendermos melhor os benefícios de utilizar IA no code review, continue a leitura deste post e conheça um pouco mais sobre o processo e sua importância em um projeto de software!

O que é code review?

Se fossemos resumir, code review nada mais é que o processo de revisão de um código de determinado projeto de software antes de ser implementado.

Parece simples, mas a etapa garante que sejam identificados possíveis erros e problemas, que muitas vezes passam despercebidos pelo programador durante a execução, além de sugerir mudanças positivas para a aplicação.

A revisão de código envolve: 

  • identificação de bugs antes da implantação do software; 
  • levantamento de inconsistências com padrões adotados; 
  • possíveis problemas de performance; 
  • fragilidade e segurança do código etc.

Leia também: Engenharia Reversa: como pode ser usada no desenvolvimento de software?

Leia também: IoT: entenda o que é Internet das Coisas com 8 exemplos práticos

A importância do processo de revisão de código

Ao contratar um projeto de software, o cliente deseja um sistema bem-feito e que atenda da melhor maneira suas necessidades. Para que isso ocorra, uma boa revisão garante que a aplicação seja a melhor possível.

A revisão de código garante: 

  • melhor qualidade do código;
  • eliminação de bugs;
  • economia de tempo e dinheiro;
  • maior produtividade.

Um dos facilitadores da automatização da revisão é o processo de code review com Inteligência Artificial!

Inteligência Artificial no code review

Na Inteligência Artificial (IA) máquinas e sistemas se baseiam ou imitam a inteligência humana, pela análise e coleta de dados, para realizar tarefas por meio de um robô, ou seja, sendo muito mais ágil que o ser humano.

Aprimorada cada vez mais, apesar de ainda não substituir a revisão humana — mesmo que atrelada a ferramentas que auxiliam o processo — ela vem sendo incorporada também no code review. As técnicas de revisão da IA podem inclusive oferecer insights que apenas o algoritmo pode proporcionar.

Basicamente, a IA vem sendo aplicada com ferramentas avançadas que conseguem verificar milhares de linhas de código em tempo real, obtendo resultados imediatos.

Um exemplo dessas ferramentas é a Amazon CodeGuru, baseada em machine learning e raciocínio automatizado. Ela fornece, de forma inteligente ao desenvolvedor, recomendações para que ele melhore a qualidade do código, além de identificar problemas críticos, vulnerabilidades de segurança e bugs mais difíceis de encontrar pelo olhar humano.

Quais os benefícios da IA no code review?

Agora, vamos falar dos benefícios do uso da Inteligência Artificial no code review. Acompanhe!

Minimizar limitações humanas

Rever o mesmo código várias vezes. Enxergar pequenos erros que passam despercebidos. Tempo de clique. Esses são alguns exemplos de limitações humanas que podem ser minimizadas com o auxílio de uma IA no code review.

Aumento da produtividade da equipe

Com processos automatizados, a produtividade da equipe pode aumentar. Isso porque, serão necessários menos desenvolvedores envolvidos na revisão de um mesmo projeto, além de garantir mais tempo para que eles se dediquem a entregar um trabalho com mais qualidade.

Agilidade 

É quase impossível comparar a agilidade e capacidade de análise de uma máquina a de um ser humano. Uma vez que um robô consegue revisar milhares de linhas de códigos em segundos, o que facilita e agiliza muito o processo de code review para uma equipe.

As ferramentas de Inteligência Artificial podem ser ótimas aliadas no code review e ajudar a entregar projetos de qualidade em prazos muito menores. 

Para empresas com visão de futuro, um parceiro que tem a inovação incorporada em seus processos é imprescindível para os negócios. Revolucione com a Ivory! Acesse nosso site e conheça nossas soluções em tecnologia.