Ivory IT - O Futuro é agora!

Ivory IT - Soluções em tecnologia

Conhecimento é para
ser compartilhado!

para baixo

Temas de interesse:

Transformação digital e transformação cultural

A transformação cultural deve ser uma aliada da implementação de tecnologias em qualquer negócio

 

Já contamos por aqui que a transformação digital é um passo muito importante para que os negócios fiquem cada vez mais competitivos e atualizados. Trata-se de uma profunda mudança em todos os processos internos de uma empresa, do nível técnico ao nível interpessoal. 

Logo, é preciso focar no papel da tecnologia e em como ela pode mudar profundamente a forma que os gestores pensam, analisam e orientam o desenvolvimento de projetos para impulsionar os resultados. 

Entretanto, atrelada à transformação digital está a transformação da cultura organizacional. Ela envolve regras e costumes que orientam o comportamento dos colaboradores, fazendo toda a diferença para a empresa quando bem estruturada. Portanto, é a cultura organizacional que rege as relações e o ambiente de trabalho. 

Neste conteúdo, você vai entender um pouco mais sobre a importância da transformação digital e da transformação cultural andarem de mãos dadas no dia a dia. Acompanhe!

A transformação cultural voltada à transformação digital

Uma empresa não é feita apenas de sistemas e processos, certo? Sem pessoas e colaboradores dedicados à execução, as tecnologias implementadas não são úteis. Não adianta, por exemplo, ter um banco de dados rico em informações, mas usar os mesmos dados de sempre para extrair insights. Nesse caso, o investimento feito no recurso seria em vão.

Além disso, os objetivos que o negócio quer alcançar com a transformação digital, os processos, metas e a realização dessas estratégias devem estar claros para todos os colaboradores, do CEO ao analista. Resumindo: de nada adianta a transformação digital, a implementação de tecnologias e tendência se a cultura organizacional não estiver preparada para isso. 

Dessa forma, algumas perguntas devem ser feitas para verificar se toda equipe está alinhada:

  • Em que lugar estamos agora? Todos os profissionais estão vendo o negócio da mesma forma e andando na mesma direção? Alguns podem não estar, mas isso é comum. O mais importante é ouvir essas pessoas, dar feedbacks, realizar rodas de conversas e outras ações de integração;
  • Onde queremos chegar? Mais uma vez, todos devem saber responder a pergunta e se dedicar para alcançar o objetivo;
  • Qual o motivo da nossa mudança? Expandir para outros mercados, conquistar novos públicos, criar oportunidades? 

Tanto a transformação digital como a transformação cultural não ocorrem de uma hora para outra. Aplicar e fortalecer ambas é um processo feito em etapas e a partir de estratégias bem traçadas. 

Leia mais: Transformação digital nas empresas: o que é e como aplicar 

Por que a transformação digital é tão importante?

Porque ela desempenha funções diversas dentro de um negócio, mas, principalmente, no que diz respeito ao comportamento e ação dos colaboradores. As chamadas “empresas digitais” saem na frente, pois já são digitais desde o seu nascimento. 

Então, desde sempre elas usam a tecnologia para otimizar o crescimento, performance e escalabilidade. Além disso, os profissionais já estão capacitados para as atividades que envolvem tecnologia, como análise de dados, atendimento ao cliente e gestão em ambiente digital. 

Por outro lado, uma empresa tradicional encontra mais dificuldade. Muitas vezes, os processos são burocráticos, cheios de hierarquias e os colaboradores nem sempre estão preparados para a mudança. Nesse ponto, a cultura organizacional precisa estar afiada para fazer a transformação digital dar certo e ser efetiva. 

Principais desafios da transformação digital em relação à cultura empresarial

De acordo com o relatório Culture of a digital age, da McKinsey, os cinco maiores desafios da transformação digital são: 

  • Desafios culturais e comportamentais: 33%;
  • Falta de compreensão das tendências digitais: 25%;
  • Déficit de talentos digitais: 24%;
  • Falta de infraestrutura de TI: 22%;
  • Falta de alinhamento de estrutura organizacional: 21%.

O estudo foi feito com 2.130 pessoas e mostrou que os desafios de talentos digitais e estrutura de TI são mais fáceis de transpor quando os gestores dão abertura aos riscos e entendem que a transformação digital leva tempo e exige investimentos e riscos. Já o restante, pode ser superado com uma transformação cultural estruturada, rigorosa e proativa. 

Como conduzir a transformação cultural?

Em primeiro lugar, é necessária uma equipe aberta a mudanças, a começar pelos líderes. Antes mesmo de escolher a tecnologia que quer implementar, é indicado pesquisar e entender do assunto, pois o líder precisa transmitir confiança para o restante da equipe. Assim fica mais prático dialogar e transmitir o conhecimento para os colaboradores e efetivar a mudança. 

Outro passo importante é entender a importância do trabalho multifuncional, ou seja, integrar mais a equipe, incentivar o trabalho colaborativo e a partilha de informações. 

Por fim, é necessário estar sempre aberto aos riscos, porque a inovação requer, muitas vezes, investimentos na penumbra. É claro que as decisões não precisam envolver quantias muito grandes de dinheiro. Então, planeje ficar seguro caso a estratégia dê errado. 

A parte boa é que a transformação digital e a transformação cultural não precisam ser feitas instantaneamente, muito pelo contrário. Colocar etapas com investimentos menores, ajustar no meio do processo em caso de falhas e começar de novo é o melhor caminho, composto de decisões conscientes e aprendizado. 

Conte com a Ivory no processo de transformação digital de sua empresa! Somos especialistas no assunto e queremos te ajudar! Entre em contato com a gente!