Ivory IT - O Futuro é agora!

Ivory IT - Soluções em tecnologia

Conhecimento é para
ser compartilhado!

para baixo

Temas de interesse:

Squads ágeis: aprenda sobre o desenvolvimento de equipes multidisciplinares e ágeis e seus desafios

O modelo de squads ágeis gera maior engajamento e colaboração dentro da empresa, garantindo resultados mais ágeis e maior produtividade

Os squads são pequenos grupos multidisciplinares com objetivos específicos dentro das organizações. São equipes compostas por profissionais com diferentes habilidades, que têm autonomia suficiente para cumprir as tarefas estabelecidas e tomar decisões e trata-se de uma tendência que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, 

Além disso, as próprias empresas que estão em busca de inovação para o negócio estão demandando modelos como o dos squads ágeis, inclusive como uma forma de  agilizar os processos. Logo, é uma exigência que emerge no setor de tecnologia da informação, comunicação e startups, que está se expandindo para outras áreas. Resultado? Mais autonomia e maior produtividade. 

O modelo do squad

Já te contamos que os squads são formados por equipes multidisciplinares, porém com um objetivo em comum. Entretanto, há algumas orientações na formação delas. A recomendação é que tenham, no máximo, oito membros trabalhando de forma autônoma e complementar. Por exemplo: design, marketing, redação, produto, atendimento etc. 

Como formar squads na minha empresa?

Para que os squads atuem de forma autônoma e cada vez mais ágil, é importante considerar algumas divisões na equipe. 

Em primeiro lugar, estão os chapters (divisões). Eles são formados por um agrupamento de colaboradores da mesma área, atuando com funções semelhantes, mas em squads diferentes. Esse alinhamento permite que haja uma integração entre os profissionais do mesmo setor, de modo que compartilhem conhecimento e saibam o que está acontecendo em cada squad. 

Junto aos chapters pode haver também um líder, uma figura que faz a orientação geral dos profissionais, ajuda na tomada de decisões, dá apoio técnico e operacional. 

Já as tribes ou tribos unem dois ou mais squads para trabalharem em conjunto para atingir objetivos muito parecidos. A ideia é que os profissionais estejam mais próximos uns dos outros para alcançarem maior comunicação e fluidez no trabalho. Assim, um vai complementar o trabalho do outro, a partir de troca de conhecimento e experiências. 

Por fim, as guilds (guildas), que são grupos mais independentes, formados por pessoas de diferentes chapters e tribes. Elas não precisam ter habilidades ou projetos em comum. O objetivo é que compartilhem entre si sobre aprendizados e experiências que podem facilitar a formação de squads multidisciplinares. 

Benefícios do modelo de squads

Ainda te faltam motivos para implementar modelos de squads ágeis na sua empresa ou negócio? Separamos alguns dos principais benefícios: 

Agilidade e profundidade nas entregas

Este é um dos principais objetivos do modelo, pois, por meio dele, é possível conseguir entregas mais ágeis, em um menor período. Atrelado a isso está a profundidade nos trabalhos realizados. Quando uma equipe específica e multidisciplinar fica completamente focada em um projeto, ela consegue fazer análises profundas e se dedicar mais.

Maior produtividade

Nas divisões empresariais tradicionais, vários fatores podem acabar reduzindo a produtividade durante a realização de um projeto, como burocracias, horários conflitantes, reuniões e prazos curtos para várias tarefas simultâneas. Entretanto, com o modelo de squads, a autonomia que os profissionais ganham, junto da facilidade de comunicação, potencializa a execução de um projeto e, consequentemente, o seu resultado. 

Time engajado, colaborativo e autônomo

Como as equipes estão interligadas e caminhando para um objetivo em comum, o sucesso do projeto está nas mãos de todos. Dessa forma, os profissionais se engajam mais para alcançar os resultados. A integração e a colaboração também são facilitadas com a divisão em pequenos grupos. 

Além da colaboração e engajamento, o time passa a fazer parte diretamente da operação da empresa, o que causa um sentimento de relevância para o negócio. Ao lado dos seus squads esses profissionais têm autonomia na tomada de decisões e são parte fundamental para a execução de cada etapa. 

Contribuição para além da função principal

Sim, cada membro dos squads ágeis tem uma função, porque o modelo é multidisciplinar. Mas isso não significa que ele não possa contribuir de outras maneiras dentro do time. Assim, todos podem colaborar ao longo do processo ou até mesmo ajudar o colega quando finalizar a sua etapa. 

Ações como essa têm impacto direto no desempenho e resultado, que é potencializado na medida em que mais repertório é adicionado ao trabalho. 

Desafios

O modelo de squads pode ser muito benéfico para as empresas, mas a implementação requer muita visão de futuro. No caso das empresas tradicionais, o processo pode ser mais difícil por causa da metodologia já implementada e em funcionamento há muito tempo. Além disso,dar autonomia para diferentes pessoas e grupos também pode ser um grande desafio. 

Outra dificuldade é recrutar pessoas que estejam alinhadas e no perfil para trabalhar em squads. O profissional precisa ter um pensamento voltado para a agilidade e inovação, além de facilidade para trabalhar em equipe, proatividade e resiliência. 

Como desenvolver na minha empresa?

Criar squads é um desafio e tanto para quem quer otimizar os processos em um negócio. Por isso, destacamos alguns passos fundamentais para desenvolver na sua empresa. 

1 – Detecte os desafios mais importantes para resolver: você não deve dividir a sua equipe em pequenos grupos só porque está todo mundo fazendo. Qual é a sua finalidade no modelo? Qual o principal problema, projeto ou estratégia que quer desenvolver e que precisa do método?

2 – Escolha as pessoas certas e dependa o mínimo possível de terceiros: o próximo passo é garantir que você tem as pessoas certas para o time. Que sejam capazes de resolver os problemas do começo ao fim, que sejam ágeis e encontrem resoluções dentro da própria empresa. 

3 – Invista em capacitação e alinhe o método de trabalho: não há um método específico, e sim uma mudança de mentalidade para a implementação dos squads. Mas é importante destacar que os colaboradores não vão, e nem devem, fazer isso sozinhos. Faça um trabalho em equipe, com treinamentos e o que for preciso para que todos estejam alinhados para alcançar o objetivo comum. 

4 – Faça um planejamento ágil: após ter a equipe alinhada e os problemas a resolver delimitados, comece o planejamento de trabalho do squad. Ele deve começar pela principal meta do time, sua missão e para quem será a entrega de resultados. Na sequência, especifique todos os passos e metas e coloque sempre o cliente como prioridade. 

5 – Execução de forma ágil: é hora de colocar em prática tudo que foi planejado. Considere executar as tarefas em ciclos curtos, ouça os feedbacks do cliente e tome cada um deles como aprendizado. Faça um escopo flexível para que o time priorize sempre o que é mais importante de acordo com o ponto de vista do cliente. 

Acredita que o modelo de squads funcionará para sua empresa e quer implementá-lo? Então, tenha sempre em mente que o mais importante é a cultura ágil, profissionais engajados e alinhados com a metodologia, além de multidisciplinaridade na equipe. 

Tem um desafio na área de tecnologia e transformação digital e precisa implementar este modelo? O Ivory Squads Ágeis pode te ajudar, pois temos o time certo como parceiro para seu sucesso de forma perene e contínua.

Entre em contato com um de nossos consultores e saiba mais!