Ivory IT - O Futuro é agora!

Ivory IT - Soluções em tecnologia

Conhecimento é para
ser compartilhado!

para baixo

Temas de interesse:

Estratégia de open source: Você sabe o que é?

Os softwares de código aberto (Open Source) são uma alternativa para quem quer criar sistemas colaborativos, personalizáveis e de baixo custo

Open source ou código aberto, traduzindo para o português, é um software que qualquer pessoa pode modificar, trabalhar, estudar e compartilhar para qualquer finalidade. Trata-se de uma troca livre e colaborativa, já que também podem ser incluídas e sugeridas melhorias no desenvolvimento. 

Um exemplo muito comum é o sistema operacional Linux, que pode ser livremente modificado e trabalhado. Ao contrário de outros programas, que o usuário precisaria de uma licença para utilizá-lo e distribuí-lo. 

Dessa forma, diversas empresas vêm criando estratégias de open source para se desenvolverem e se destacarem no mercado por diferentes motivos. Um deles seria quando a empresa não tem profissionais de TI ou quando eles não estão capacitados para esse tipo de demanda. 

Passos importantes para criar uma estratégia de open source

Antes de tudo, é necessário saber que o mercado sempre exige produtos de qualidade. Logo, mesmo que ainda contenha pontos a serem corrigidos é melhor aprimorar o máximo possível antes de lançar. 

Além disso, você deve conhecer seu público-alvo e conectar o que quer desenvolver no open source com a resolução do problema do cliente. 

Para tanto, defina quais são seus objetivos e siga o passo a passo que veremos a seguir.

Atraia o máximo de pessoas possível

O projeto tem que ser interessante para várias pessoas. Um open source deve ser atrativo para que elas venham até você aprimorar o programa. Além disso, ele deve também abranger diferentes tipos de linguagem de programação e rodar em vários sistemas, logo, expanda o máximo possível. 

Faça com que a iniciativa seja informativa e autêntica

Após conseguir um bom público-alvo em potencial, é hora de informá-lo sobre quais são os propósitos do software e o que você busca com ele. Seja objetivo nas suas funções e mostre como ele pode resolver problemas. Além disso, divulgue cases e estudos de caso, descreva como é a arquitetura e insira detalhes sobre o design. 

Inove constantemente

Um dos princípios do open source é unir ideias e se aprimorar cada vez mais. Dessa forma, ele deve estar apto para receber feedbacks por diferentes canais. Isso pode melhorar na prática e resolver problemas que os usuários encontram e apontam. 

Para tanto, use e-mail, chat, formulários, pesquisas, redes sociais, WhatsApp e o que for preciso para receber retorno. A partir disso, veja o que você pode considerar para também ser inserido. 

Vantagens de investir em estratégia de open source

Personalização

Como o código tem possibilidade de adaptação, os usuários que têm conhecimento na programação do software conseguem fazer adaptações e até mesmo melhorar a experiência do usuário.

Mais controle

Diferentemente dos programas tradicionais, o open source pode ser corrigido por qualquer desenvolvedor, a qualquer hora e sem esperar pelas atualizações do criador do software. 

Diminuição de gastos

Um dos pontos mais populares dos sistemas de código aberto é que eles são gratuitos. Logo, você não vai gastar com licenciamento e nem outros valores para atualizar, adquirir outras licenças e fazer manutenções em geral. 

Em resumo, desenvolver estratégia de outsourcing tem sido uma opção importante para a inovação tecnológica, a transformação digital na empresa e para a evolução dos softwares. A sua empresa já pensou nisso? Entre em contato conosco que te ajudamos nessa estratégia.