Ivory

Carregando...

Ivory IT

Blog

  • Home »
  • Blog »
  • Fábrica de software: o que é, como funciona e vantagens

Fábrica de software: o que é, como funciona e vantagens

Tecnologia e Inovação - por Fernanda Pinheiro

Vantagens em contratar uma fábrica de software.
Desenvolver um aplicativo não é nada fácil, principalmente quando os prazos são curtos e as necessidades urgentes. É por isso que, hoje, muitos preferem contratar fábricas de software. Descubra o que é e como funciona uma fábrica de software, e veja as vantagens de contratar uma!

Você sabe o que significa fábrica de software? Esse conceito surgiu ainda nos anos 60, a partir de uma busca por reduzir custos e melhorar a produtividade do processo de elaboração de softwares.

Afinal, desenvolver um programa ou aplicativo não é nada fácil, principalmente quando os prazos são curtos e as necessidades, urgentes. E é por isso que, hoje, muitas empresas preferem contar com o apoio de uma fábrica de software especializada.

Continue com a gente para entender o que é fábrica de software, como funciona uma, bem como as vantagens de se contratar uma!

Confira também: Cloud computing: o que é, para que serve, exemplos e vantagens

O que é fábrica de software?

A fábrica de software é uma estrutura especializada no desenvolvimento de programas, sistemas e aplicações. Ela realiza desde a análise dos requisitos, passando pela fase de desenvolvimento e chegando até a etapa de manutenção e atualização de software

A fábrica de software é formada por profissionais de TI, contando com diversos recursos tecnológicos e se valendo de metodologias e processos especializados.

No geral, as empresas que contratam uma fábrica de desenvolvimento de softwares estão à procura de soluções específicas para problemas específicos. 

Ademais, o processo de desenvolver um software pode ser extremamente complexo. Assim, sem ter uma expertise adequada, um ciclo muito curto de desenvolvimento pode resultar em um produto de baixa qualidade e repleto de bugs.

Por isso é que muitas empresas preferem delegar essa função às fábricas de software, que possuem a experiência e o conhecimento necessário para criar, em tempo hábil, uma solução capaz de atender aos seus problemas.

Para tanto, uma fábrica de software utiliza indicadores de qualidade e produtividade em cada etapa do ciclo de desenvolvimento, resultando em um produto customizado, feito sob medidas e que funciona de acordo com suas expectativas.

Como funciona uma fábrica de software?

Uma maneira simples e didática de entender como funciona uma fábrica de software é comparando-a com uma uma fábrica de móveis planejados. 

Você solicita um guarda roupa de acordo com as medidas do seu cômodo. O material e todos os detalhes são da sua escolha, e caso precise de manutenção, você pode contar com o apoio da fabricante. 

Assim funciona com produtos solicitados a uma fábrica de software. Você não precisa se preocupar com infraestrutura de software nem de hardware. Tampouco precisa disponibilizar espaço para os profissionais realizarem o serviço, e não há custos extras, já que o investimento é pré-definido.

Assim, antes de tomar qualquer decisão, a empresa sabe exatamente quais serão as condições do serviço, como o seu prazo e o seu custo, podendo então alinhar suas expectativas.

E um dos segredos para o sucesso das fábricas de software é o scrum, uma metodologia ágil em que os projetos são divididos em ciclos, com um tempo determinado para cada etapa de desenvolvimento. 

No geral, é difícil definir exatamente quais serão as funcionalidades de um programa logo no início do projeto. Ao longo do desenvolvimento, novas ideias surgem, e funções que antes faziam sentido passam a não fazer mais.

Com o scrum, há reuniões periódicas da equipe, visando alinhar os desejos e expectativas do cliente ao software que está sendo produzido, o que é muito importante!

Pois, assim, o time realiza ajustes constantemente ao longo do desenvolvimento, garantindo que o produto final será factível, coeso e que atenderá bem ao problema do cliente.

Quais são as vantagens em contratar uma fábrica de software?

Pronto, agora que você já sabe o que é e como funciona uma fábrica de software, nós separamos 3 vantagens de contratar uma. Confira!

Maior qualidade no produto final

Como falamos mais acima, fábricas de softwares eficientes possuem controles de qualidade e utilizam metodologias ágeis, como o sprint. Isso é feito para assegurar que o produto final cumprirá seus objetivos e que será entregue na data especificada.

As reuniões períodicas do sprint são fundamentais para identificar e corrigir erros, além de aperfeiçoar funcionalidades.

Ademais, algumas fábricas permitem ao cliente experimentar versões intermediárias, para averiguar as funcionalidades e auxiliar na busca por bugs e possíveis melhorias.

Por isso, na hora de realizar a entrega do produto, ela já passou por inúmeros testes e correções, o que garante a qualidade final do software.

Além disso, optar por empresas que possuem certificações na tecnologia requerida também ajuda a legitimar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. 

Menor custo de desenvolvimento

Um dos maiores diferenciais da fábrica de software é que, com o passar dos anos, ela se torna cada vez mais experiente no desenvolvimento. Essa experiência acumulada, por sua vez, acaba por encurtar os ciclos de desenvolvimento. E como diz o ditado, tempo é dinheiro.

Além disso, se as empresas quiserem desenvolver softwares por conta própria, elas necessitarão de uma série de investimentos. 

Infraestrutura física e tecnológica, contratação de profissionais de TI, softwares de gestão, é preciso colocar todos esses fatores na ponta do lápis antes de optar por um desenvolvimento interno ou por uma fábrica de software.

Isso sem contar que, após concluir o programa ou aplicação, é preciso dar manutenção nele, o que significa manter uma estrutura cara no longo prazo. 

Por outro lado, quando se contrata uma fábrica de software, a manutenção muitas vezes já está inclusa no contrato de desenvolvimento.

Ainda, você pode pagar um valor mensal e ter direito a 12 horas de suporte, por exemplo. E caso não utilize essas horas, elas podem ser acumuladas nos meses seguintes ou até revertidas em melhorias de software.

Ademais, poder contar com o desenvolvedor original para cuidar da manutenção é uma opção muito melhor do que contratar um terceiro. Afinal, cuidar de algo que você mesmo criou e que conhece profundamente é muito mais fácil, não é mesmo?

Customização ao máximo

O que é melhor, comprar um software pronto e “pré-moldado”, ou um software personalizado às necessidades específicas da sua empresa?

Na segunda opção, você garante que ele será capaz de atender às necessidades da sua empresa. Isso porque o desenvolvimento ocorre, do início ao fim, tendo em vista os seus objetivos específicos.

Além disso, você reduz drasticamente o tempo de adaptação necessário para os colaboradores dominarem a ferramenta, uma vez que poderá construí-la a partir do feedback deles. 

Isso pode, ainda, aumentar o engajamento dos funcionários com o produto, visto que eles participaram diretamente do processo de desenvolvimento.

E, por fim, quando você opta por um software personalizado, você pode inserir novas funcionalidades no futuro. Ou seja, pode incrementar a ferramenta e adaptá-la às novas necessidades que surgirem, um grande diferencial em relação aos softwares “de prateleira”.

Conclusão

A fábrica de software otimiza o processo de desenvolvimento, encurtando prazos, agilizando entregas e garantido qualidade com personalização.

Além disso, para desenvolver um aplicativo de alta qualidade, você precisa ter profissionais de TI altamente capacitados — e cujos salários podem ser bastante salgados.

Na fábrica de software, toda a equipe é composta por profissionais especializados, que estão sempre aprendendo novas tecnologias e compartilhando esse conhecimento entre si, garantindo que o produto final será sempre de qualidade.

Assim, a gente encerra o nosso texto de hoje! 

Se você gostou, então não deixe de conferir também:

Cadastre-se para receber as novidades

Enviando...