Ivory

Carregando...

Ivory IT

Blog

  • Home »
  • Blog »
  • Transformação digital na logística: os impactos e benefícios

Transformação digital na logística: os impactos e benefícios

Transformação Digital - por Fernanda Pinheiro

transformacao-digital-na-logistica
A transformação digital atingiu o setor de logística em cheio, promovendo enormes ganhos de produtividade e melhorando a qualidade dos serviços. Leia o texto e descubra o que significa transformação digital na logística, e quais seus impactos e benefícios!

Dados, automação e maior integração: a transformação digital na logística mudou estruturalmente todo o setor, agilizando processos, reduzindo custos e melhorando a qualidade do serviço.

Então, para não ficar para trás da concorrência, é preciso estar a par de todas essas mudanças. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue com a gente para descobrir:

O que é transformação digital?

A transformação digital é um processo que utiliza as novas tecnologias para otimizar, atualizar e reestruturar os recursos produtivos das empresas. Dessa forma, o grande objetivo da transformação digital é adaptar as organizações às novas realidades, aumentando sua produtividade e melhorando a satisfação do cliente.

Então, se sua empresa não estiver a par das inovações trazidas pelo digital, são grandes as chances dela perder competitividade em relação aos seus concorrentes.

Ainda, vale ressaltar que a transformação digital não está limitada a uma área específica, como vendas, marketing, RH ou logística. Na verdade, os impactos da digitalização se estendem para praticamente todas as esferas do mercado de trabalho.

Para ilustrar isso, podemos trazer o exemplo na comunicação, uma das áreas que mais está sendo afetada pela transformação digital.

Assim, se o email já foi uma versão moderna das cartas e do fax, os aplicativos de mensagem instantânea, como o WhatsApp, são um upgrade do email. 

Isso porque esses mensageiros tornam possível a comunicação em tempo real, agilizando a troca de informações e as tomadas de decisões nas empresas.

Quais os impactos da transformação digital na logística?

A transformação digital levou à chegada da logística 4.0, reduzindo custos de produção e melhorando a qualidade da prestação de serviços. Então, para demonstrar a importância disso para o setor, nós reunimos 3 grandes impactos da transformação digital na logística. Confira!

Automação de processos

A automatização é um dos pilares da transformação digital na logística. Isso porque o uso de máquinas para realizar processos garante uma elevação da produtividade e uma dramática redução de gastos com pessoal.

Já existem hoje diversas atividades na indústria de logística que estão sendo automatizadas. E um dos maiores exemplos disso está no campo do gerenciamento de estoque. 

Através de uma combinação de linhas coloridas, fixadas no chão, e sensores de iluminação, as máquinas conseguem deslocar itens com rapidez e precisão através do depósito. Como resultado, a empresa reduz os tempos necessários para armazenar os produtos e para conduzi-los até os caminhões de transporte.

E, quando olhamos para a fronteira tecnológica desse pilar, percebemos o quanto a automação ainda pode impactar o setor de logística.

Caminhões autônomos poderão dirigir 24 horas por dia pelas estradas. Isso, por si só, representará um enorme avanço na lucratividade das empresas de logística e na qualidade da oferta de serviços aos seus consumidores, visto que haverá uma significativa redução no tempo de entrega. 

Ainda, a automação no trânsito também deve reduzir drasticamente o número de colisões, visto que mais da metade dos acidentes são causados por falha humana.

Maior integração com parceiros da cadeia produtiva

Se integrar aos seus parceiros de supply chain é uma peça fundamental para otimizar processos. No geral, quanto maior for a integração dos atores da cadeia produtiva, melhor será o resultado para todos envolvidos, incluindo aí o consumidor final.

Por exemplo, ao compartilhar dados de demanda diretamente com os fornecedores, é possível ajustar automaticamente a compra de insumos. 

Além de equilibrar oferta e demanda e evitar custos com um gerenciamento maior dos estoques, isso representa um enorme ganho de eficiência nas negociações comerciais entre as duas empresas.

Ou seja, ao coletar, analisar e compartilhar dados com seus parceiros na cadeia produtiva, algo que só se tornou possível a partir da transformação digital, toda a supply chain é beneficiada em termos de produtividade.

Aceleração da tomada de decisão

Tomar boas decisões com agilidade é essencial para qualquer empresa do setor de logística e, nesse sentido, a transformação digital é uma grande aliada.

Para entender melhor o que isso significa na prática, vamos trazer um exemplo didático. Imagine uma empresa de logística que está realizando uma entrega importante para um de seus clientes. 

Entretanto, devido a um acidente na estrada (algo que no Brasil é muito mais comum do que deveria ser), a sua rota foi interditada por horas, gerando um grande engarrafamento. Então, como a transformação digital na logística poderia auxiliar nesse momento? 

Através de um sistema de gerenciamento de frota (TMS), você consegue monitorar todos os trajetos que estão sendo feitos atualmente pelos seus caminhoneiros. 

Dessa forma, sua empresa pode acompanhar, em tempo real, a situação atual das estradas e, assim, comunicar aos motoristas quaisquer redefinições de rota que sejam necessárias para evitar congestionamentos e otimizar o tempo de entrega.

Quais são os benefícios da transformação digital na logística?

A transformação digital trouxe diversas vantagens para as empresas de logística. Seja através de veículos autônomos transportando itens em depósitos, guiados apenas por sensores (AGVs), ou através de um sistema de monitoramento de frota em tempo real, a tecnologia está potencializando empresas e alavancando negócios.

Confira agora alguns dos principais benefícios da transformação digital na logística!

Inteligência de dados

Um dos maiores benefícios da transformação digital na logística é a possibilidade de quantificar em dados os processos da organização.

Pois, é a partir da análise de dados e informações ricas que surge a inovação nas empresas, um aspecto cada vez mais importante do mundo dos negócios.

Quando pensamos em inovação, muitas vezes associamos às grandes invenções: a internet, o iPhone, carros elétricos, etc. Entretanto, a inovação também está presente em pequenas otimizações no dia a dia, que se tornam visíveis aos gestores justamente através da análise dos dados. 

Então, ao trazer o uso de dados para o centro da tomada de decisão, é possível aperfeiçoar constantemente cada processo da empresa.

Mais sustentabilidade

Outro grande benefício da transformação digital na logística está relacionado à sustentabilidade. 

Devido à otimização do uso dos recursos produtivos, há uma redução significativa na emissão de carbono.

Ao utilizar a capacidade máxima dos veículos disponíveis, sem transitar cargas de forma desnecessária, as empresas reduzem o tempo em estrada consumindo combustíveis fósseis.

Segundo a Accenture, a transformação digital na logística poderá reduzir as emissões do setor em 11% até 2025, beneficiando a sociedade como um todo.

Maior competição no setor

Por fim, existe um último benefício da transformação digital na logística para os consumidores, mas que representa um desafio para as empresas, que é o aumento da competitividade no setor.

No mercado, uma maior competição significa menor margem de lucro, visto que deixar seu preço muito acima da média pode afastar possíveis clientes.

Então, para sobreviverem, as empresas precisam necessariamente reduzir seus custos de produção e maximizar a utilização dos seus recursos produtivos. E, para tanto, é fundamental incorporar todos os avanços trazidos pela transformação digital ao campo da logística.

E, com isso, a gente encerra o texto de hoje!

Para mergulhar ainda mais nesse tema, vale a pena conferir o webinar Transformação Digital na Logística de Transportes, organizado pelo Ministério da Infraestrutura.

Webinar Transformação Digital na Logística de Transportes, feito pelo Ministério da Infraestrutura.

E se você gostou do texto e quer continuar lendo, confira também outros conteúdos similares do blog Ivory IT!

Cadastre-se para receber as novidades

Enviando...