Ivory

Carregando...

Ivory IT

Blog

  • Home »
  • Blog »
  • Sistema de monitoramento de frota: o que é, importância e benefícios?

Sistema de monitoramento de frota: o que é, importância e benefícios?

Tecnologia e Inovação - por Fernanda Pinheiro

sistema de monitoramento de frota o que é importância benefícios para que serve
Para empresas de logística e transportadoras, ter dados precisos e em tempo real sobre os veículos e seus trajetos é indispensável para otimizar as entregas. Descubra o que é e para que serve um sistema de monitoramento de frota, entenda sua importância, e veja os benefícios que ele pode trazer para sua empresa!

Em um país de proporções continentais como o Brasil, ter um transporte eficiente de pessoas e mercadorias é fundamental. E para oferecer um serviço de qualidade, as transportadoras e empresas de frete podem contar com um sistema de monitoramento de frota.

Através desse sistema, os gestores das frotas têm acesso a um conjunto riquíssimo de dados sobre os veículos, e como esses estão realizando seus trajetos. E, a partir dessas informações, ajustes e otimizações podem ser feitos, visando aumentar a rentabilidade dos negócios e melhorar a experiência de entrega.

Então, quer entender mais sobre esse tema? Continue com a gente e descubra:

O que é sistema de monitoramento de frota?

O sistema de monitoramento de frota é uma solução de logística voltada para empresas que realizam transporte ou frete de bens e/ou pessoas. A ferramenta analisa, em tempo real e com alta precisão, os dados de todos os veículos, como a localização, as distâncias percorridas, os motoristas, bem como esses estão realizando seus trajetos.

A partir disso, o sistema de monitoramento de frota elabora e disponibiliza periodicamente relatórios técnicos detalhados, para mobile ou computadores, sempre com informações atualizadas. 

E isso, por sua vez, é extremamente importante para as empresas de logística que desejam acompanhar de perto as entregas e maximizar a sua produtividade.

Pois, com isso, o gestor ou gerente consegue compreender exatamente o que está acontecendo na pista e, assim, tomar melhores decisões e fazer ajustes necessários.

Dessa forma, se um motorista escolher um trajeto não-otimizado, por exemplo, a empresa pode identificar essa falha e notificá-lo, evitando que esse erro se repita.

Ou, ainda, caso a forma de dirigir do condutor seja prejudicial para o veículo, podendo até danificá-lo, o sistema de monitoramento de frota é capaz de apontar esse padrão de direção. E, a partir disso, o gerente pode explicar ao seu motorista o que fazer para minimizar desgastes. 

Assim, você diminui os gastos com manutenção, maximiza a vida útil da frota e ainda reduz as chances de possíveis acidentes, um problema gravíssimo e que, infelizmente, é bastante recorrente nas estradas brasileiras.

Qual a diferença entre rastreamento e monitoramento de frota?

Embora, a princípio, ambos pareçam muito semelhantes, existem diferenças entre um sistema de monitoramento de frota e um de rastreamento de frota.

O rastreamento tem como objetivo analisar ocorrências envolvendo o transporte das mercadorias, apontando as paradas que foram feitas, locais com congestionamento, além de possíveis problemas mecânicos.

Então, no caso de um acidente ou um roubo de carga, por exemplo, o sistema de rastreamento poderá apontar onde e quando o evento ocorreu. Assim, o rastreamento de veículos aumenta as chances de recuperar os bens ou veículos roubados.

Por outro lado, o rastreamento não realiza um acompanhamento em tempo real dos trajetos da frota. Para isso, é necessário utilizar um sistema de monitoramento de frota.

Então, podemos afirmar que o sistema de monitoramento de frota é uma solução fundamental para empresas que desejam ter acesso à informações ricas, precisas e em tempo real sobre como estão sendo feitas as entregas — e não apenas ocorrências pontuais envolvendo o paradeiro dos veículos.

E para facilitar essa distinção, podemos utilizar a própria definição das palavras. O verbo monitorar se refere a uma ação constante, realizando um acompanhamento a todo momento. 

Já o verbo rastrear tem um significado de investigar ou seguir um rastro. Portanto, envolve necessariamente certo atraso em relação ao ocorrido, e é por isso que o rastreamento de frota não é feito em tempo real.

Quais são os benefícios do sistema de monitoramento de frota?

Mais eficiência nas suas entregas

O principal benefício do sistema de monitoramento de frota é aumentar a eficiência com que uma empresa realiza o transporte das suas mercadorias.

Pois, ao se valer de dados precisos, atualizados em tempo real via GPS (Global Positioning System), é como se os gestores estivessem acompanhando a realização dos trajetos diretamente na pista, junto com os motoristas.

Assim, é possível otimizar rotas para evitar congestionamentos, escolher trechos menos acidentados e, portanto, mais seguros e menos danosos aos veículos, entre outras coisas.

Melhor experiência para os clientes

Existem duas coisas fundamentais para clientes de empresas transportadoras: a integridade do produto no momento da entrega, e a velocidade em que essa foi feita.

Então, para evitar dores de cabeça para os clientes e fidelizá-los no médio-longo prazo, é de essência realizar a entrega com segurança e agilidade. 

E, para isso, o sistema de monitoramento de frota é uma ferramenta indispensável, visto que auxilia na otimização de trajetos, evitando atrasos que podem comprometer a experiência do cliente final.

Mais lucratividade para sua empresa

Como falamos mais acima, o sistema de monitoramento de frotas otimiza a realização dos trajetos, evitando retrabalhos, congestionamentos, acidentes de trânsito e falhas veiculares.

A partir disso, além de fidelizar mais clientes, garantindo e ampliando sua base de arrecadação, a empresa diminuirá seus custos com combustível e manutenção.

E essa lucratividade a mais, por sua vez, é fundamental para ampliar e modernizar sua frota, possibilitando um atendimento ainda melhor para uma clientela cada vez maior.

Por que ter um sistema de monitoramento de frota?

Agora que você já sabe o que é e quais os benefícios do sistema de monitoramento de frota, deve estar se perguntando: vale a pena investir nisso ou não?

O grande diferencial dessa ferramenta é trazer para as empresas de logística dados precisos e atualizados do paradeiro de todas as suas entregas.

Através de painéis intuitivos, acessíveis por celulares, tablets ou computadores, os gestores podem identificar problemas, solucionar gargalos e otimizar suas rotas.

Dessa forma, o sistema de monitoramento de frota é fundamental para melhorar o processo de tomada de decisão e aumentar o controle da organização sobre suas entregas.

E, claro, tudo isso vai ter um impacto direto sobre a margem de lucro do negócio e na experiência do cliente final, que deseja ter seus bens entregues com segurança e rapidez.

Assim, a gente fica por aqui! E se você gostou do texto, não deixe de conferir também:

Cadastre-se para receber as novidades

Enviando...