Ivory

Carregando...

Ivory IT

Blog

  • Home »
  • Blog »
  • Transformação digital: o que é, impactos e exemplos

Transformação digital: o que é, impactos e exemplos

Tecnologia e Inovação - por Fernanda Pinheiro

transformação digital o que é exemplos impactos nas empresas
Se você quer se destacar no mercado, é imprescindível mergulhar de cabeça na transformação digital. Leia o texto, descubra o que significa esse conceito, e veja exemplos e impactos da transformação digital nas empresas!

Quando traçamos uma linha do tempo entre a invenção da roda e a criação do iPhone, percebemos claramente o quanto a tecnologia mudou o mundo. E, a partir da transformação digital, essas mudanças têm ocorrido de forma crescentemente veloz.

Por isso, ficar para trás em sua digitalização pode significar uma enorme perda de competitividade para sua empresa. E, no limite, pode até levá-la a fechar suas portas.

Quer entender mais sobre esse tema? Então este texto foi feito sob medida para você. Continue lendo para descobrir, afinal de contas, o que é transformação digital, e como ela está impactando a vida nas empresas!

Confira também: Metodologias ágeis: o que são e quais os tipos mais utilizados?

O que é transformação digital?

Transformação digital é um processo que se vale da tecnologia para otimizar, atualizar e reestruturar recursos, culturas organizacionais e experiências de consumo. 

Assim, o principal objetivo da transformação digital é adaptar as empresas às novas realidades do mercado, ganhando produtividade e melhorando a oferta de bens e serviços. 

Então, caso uma empresa não esteja a par das inovações trazidas pelo digital, certamente ela se tornará menos competitiva em relação aos seus concorrentes.

Ademais, a transformação digital não está limitada a uma área específica, como vendas, marketing ou RH

Na verdade, os impactos da digitalização nos nossos modos de viver e trabalhar se estendem para todas as esferas do mercado.

Por exemplo, a comunicação é uma das áreas que mais está sendo afetada pelas inovações tecnológicas.

Então, se o email era uma versão mais moderna das cartas e do fax, os aplicativos de mensagem instantânea, como o WhatsApp, são um upgrade do email.

Da mesma forma, antes as reuniões presenciais eram pilares do dia a dia no trabalho. Por vezes, passava-se mais tempo se locomovendo até o local da reunião do que no próprio compromisso em si.

Assim, as videochamadas se mostraram um enorme ganho de produtividade para as empresas e seus colaboradores, principalmente nesse mundo cada vez mais home-office.

Ou seja, existem diversas ferramentas que estão sendo desenvolvidas a partir desses avanços tecnológicas e que estão modificando radicalmente a realidade do empreendedor. 

E é a utilização dessas novas ferramentas para acelerar processos e alavancar negócios que denominamos de transformação digital!

Quais são 4 exemplos da transformação digital nas empresas?

Pronto, agora que você já sabe o que é a transformação digital, vamos mostrar 4 exemplos práticos de como ela está sendo utilizada nas empresas. Confira!

Computação em Nuvem

Computação em nuvem, ou cloud computing, trata-se de um sistema no qual aplicativos, dados e recursos de TI são disponibilizados ao usuário como um serviço, por meio da internet.

Dessa forma, você não precisa ter armazenado no disco rígido do seu dispositivo as fotos, vídeos, documentos e demais arquivos que deseja acessar ou compartilhar com colegas de trabalho.

Para isso, você pode contar com a nuvem para armazenar e disponibilizar esses dados com rapidez e segurança.

Em outras palavras, é como se alguém te emprestasse uma “memória” para salvar todos seus arquivos. 

Assim, independente de onde você esteja, você terá acesso ao que salvou nessa memória, desde que tenha um dispositivo com acesso à internet.

Então, enquanto você pode perder um pendrive e os demais arquivos que ele contém, a computação em nuvem garante que seus arquivos estarão sempre seguros e disponíveis.

Além da facilidade de não precisar mais “carregar” arquivos, o cloud computing pode trazer economia para as empresas, como no caso da gigante do ramo de seguros, Guardian Life, que reduziu até 30% dos custos ao migrar suas mais de 200 aplicações para a nuvem.

A mudança também facilitou na adoção do desenvolvimento ágil, uma vez que o time de TI passou a ter mais tempo para testar recursos e para P&DI em vez de gerenciar data centers. A nuvem ajuda ainda na integração de novas ferramentas e soluções que funcionam em infraestrutura moderna.

Além de redução de custos a companhia pôde realocar boa parte de sua mão de obra para atividades que realmente fazem sentido e impactam positivamente a empresa, trazendo assim um ganho de eficiência ainda maior.

Mídias Sociais

As mídias sociais podem ser uma ferramenta poderosa para estreitar o relacionamento entre uma empresa e seus clientes.

Pois, além de terem uma audiência gigantesca, reunindo bilhões de usuários ao redor do globo, as mídias sociais oferecem inúmeras maneiras eficientes de se comunicar com sua audiência,

A transformação digital nesse setor tem acontecido por meio da quantidade de dados que as mídias sociais movimentam. É possível utilizá-los, então, para melhorar a comunicação com seu cliente, na personalização e melhoria de produtos e até na produção de conteúdos cada vez mais direcionados, uma vez que é possível desenhar personas muito próximas do seu público real.

Assim, disponibilizar conteúdos relacionados ao que você vende é uma forma de educar possíveis clientes sobre como funcionam suas soluções.

Então, seja para um loja de roupas, uma fabricante de automóveis ou uma startup de TI, estar presente e saber utilizar das mídias sociais é imprescindível para maximizar suas oportunidades de lucro.

Big Data

Você certamente já ouviu falar que o mundo está cada vez mais imerso em dados. Mas o que poucos sabem é que esses dados podem valer mais que petróleo, literalmente.

Isso porque os dados podem ser transformando em conhecimento e insights, o que é essencial para destravar processos de inovação nas empresas. Nenhum líder empresarial pode se dar ao luxo de ignorar essa tendência.

Mas esse volume de informações é tão grande (daí o nome Big Data) que requer tecnologia de ponta e profissionais altamente capacitados para extrair, organizar e analisar os dados. 

Então, ter em mãos um time com cientistas de dados se tornou um dos maiores e melhores investimentos para as empresas que desejam se destacar e ganhar espaço no mercado.

Saiba mais: Conheça o Ivory Talent e veja como é fácil contratar ótimos profissionais de TI para a sua empresa!

Conheça o ivory talent - especialista em recrutamento de profissionais em TI

Mobile

O celular deixou de ser apenas um aparelho de ligações e se tornou o principal dispositivo de nossas rotinas, superando até mesmo o computador.

Através do dispositivo, consumimos informação e entretenimento, nos conectamos com pessoas em qualquer lugar do mundo e, acima de tudo, trabalhamos. 

Segundo pesquisa da Deloitte, 9 em cada 10 pessoas empregadas e que possuem um aparelho o utilizam para trabalhar fora do expediente, seja para fazer videochamadas, responder mensagens, analisar relatórios, etc.

Por isso, é extremamente importante considerar as oportunidades do mobile para oferecer mais possibilidades de trabalhar e se comunicar no trabalho

Ainda, o mobile também pode ser um incrível canal para se conectar com seus clientes. 

Então, ter maneiras de se valer dessa ferramenta para aproximar a sua empresa dos seus consumidores. através de aplicativos ou grupos no Telegram/WhatsApp, por exemplo, pode ser uma excelente oportunidade de negócio.

A transformação digital veio para ficar

Os impactos da transformação digital nas empresas são profundos, e já estão gerando enormes consequências para organizações em todo o mundo.

Mas não adianta considerar a transformação digital um fenômeno negativo e tentar “nadar contra a maré”. A inovação tecnológica é um caminho sem volta, e pensamentos como esse não ajudam em nada.

Ademais, a revolução digital pode trazer inúmeros benefícios, bastando estar disposto e preparado para aproveitar as oportunidades.

Entretanto, ter em mãos as ferramentas tecnológicas não é o suficiente para ter sucesso. Além disso, é preciso também estabelecer metas e objetivos, e desenvolver estratégias concretas para atingi-los.

Assim, a gente encerra o nosso texto sobre transformação digital. Se você gostou, não deixe de conferir outros conteúdos do blog Ivory IT, tais como:

Cadastre-se para receber as novidades

Enviando...