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O que é marketing: visão estratégica, plano, qualidade e análise geral

Transformação Digital - por Fernanda Pinheiro

profissional da área de marketing trabalhando
Ter acesso a um amplo conhecimento sobre marketing é fundamental não apenas para aqueles que atuam na área, mas para os mais diversos profissionais e empreendedores, e nós vamos explicar os motivos.

Conceitos e estratégias de marketing têm relação com muitas áreas além da comunicação. A administração é uma delas, bem como o meio ambiente, o esporte, a saúde e até a sociologia. 

Para se ter noção, existem centenas de tipos com o objetivo de vender e criar valor para ideias, produtos, serviços, atitudes e ações.

Com essa forte abrangência, compreender o que é marketing e tudo que permeia essa disciplina é essencial para diversos profissionais e empreendedores. 

Além da especialização com um curso de graduação, há a possibilidade de recorrer à qualificação com bons cursos online – seja para se capacitar, atualizar e aperfeiçoar no tema.

Ao longo deste artigo, vamos falar mais sobre essas propostas e explanar detalhes pertinentes sobre a área de marketing. Confira todos os tópicos e prepare-se para se surpreender!

O que é marketing: visão geral e carreira na área

Além de voltado às estratégias de vendas e bons resultados, o relacionamento com o consumidor tem sido uma das maiores preocupações do marketing atual.

Entre as dicas de marketing pontuadas por especialistas como Philip Kotler – o mais importante atualmente – está o foco no cliente e nos valores da empresa, bem como o investimento no digital e suas nuances. Com a tecnologia e a conectividade, torna-se crucial para o profissional de marketing voltar suas campanhas e artifícios para canais online, mídias sociais expressivas e colaborativas.

Para Kotler, estamos na era do Marketing 3.0, uma época em que as melhores estratégias de marketing devem ser feitas além do comercial, de modo transparente e com a criação de valor. Inclui-se nessa redoma a publicidade voltada ao marketing social e cultural e as tendências do marketing digital – com a CRM (gestão de relacionamento com o consumidor), as ações de inbound e marketing de conteúdo, o reconhecimento da marca pela responsabilidade social, entre outros aspectos.

Visto esses conceitos, é bom ter em mente que a área de marketing precisa de profissionais dispostos a se especializar nesses e em demais conceitos, ou seja, quanto mais flexível, melhor. A qualificação deve ser recorrente para não perder nenhum detalhe e mostrar-se sempre engajado.

No mais, saiba que há vários caminhos para seguir a carreira em marketing. 

Você pode atuar em agências de comunicação, no setor específico de empresas de todos os portes, em organizações políticas, públicas e não governamentais e até sob regime freelancer, como coach ou consultor. 

Já as funções são múltiplas, o que demanda um profissional multitarefa:

  • Acompanhar campanhas e propagandas de todos os tipos;
  • Monitorar os projetos e mídias sociais;
  • Trabalhar no fortalecimento da imagem de um produto ou serviço;
  • Fazer pesquisas de mercado;
  • Conhecer o perfil do público e identificar personas;
  • Criar conteúdo de valor com base no marketing de atração e demais conceitos;
  • Gerenciar as estratégias de marketing, de vendas e a relação com os clientes;
  • Identificar problemas com foco no marketing de qualidade;
  • Participar das etapas do planejamento estratégico de marketing
  • Atuar na área de merchandising ou com tendências de marketing digital;
  • Desenvolver projetos de responsabilidade social e trabalhar como apoio a outras áreas – como assessoria de imprensa e relações públicas.

Viu só quanta coisa? Essas são algumas ações gerais, a rotina de tarefas depende do ambiente e de seus objetivos de promoção, vendas, atendimento ao cliente, fortalecimento da imagem, patrocínios, etc. 

Se você pretende apostar suas fichas nessa área, comece sua carreira realizando um curso de marketing online para compreender os pontos principais. 

A partir daí – com uma boa base e conhecimento – você pode investir em uma graduação para se especializar, mas sem se esquecer de se atualizar e complementar seu estudo com cursos online de excelência!

Marketing X Publicidade e Propaganda

Eis uma dúvida recorrente de muitas pessoas: qual a diferença de marketing para publicidade e propaganda? Por que há cursos online e presenciais específicos de cada ramo? Qual a relação entre ambos?

Como um conjunto de técnicas e estudos voltados às tendências de mercado e às necessidades dos consumidores, o marketing tem foco nas estratégias e no planejamento e base em quatro quesitos principais: produto, praça, preço e promoção. 

O profissional atuante nessa área cuida de todas as ações voltadas a esses recursos: análise mercadológica, perfil do cliente, divulgação e aumento das vendas, tendências de consumo, imagem e posicionamento comercial, entre outras.

Valorizar uma marca, uma atitude, uma pessoa e um projeto é o objetivo principal das estratégias de marketing, dispostas em diversos canais para determinado público. É uma área plural que trabalha integrada com a publicidade, relações-públicas, multimídia e todas as vertentes da comunicação social – e tem funções multidisciplinares, conforme citamos no primeiro tópico de nosso artigo.

Estatística, economia, tendências da administração, psicologia e gestão de marcas são alguns dos assuntos abordados em cursos a distância e presenciais de marketing. 

Já a área de publicidade e propaganda é voltada para criação e divulgação de produtos e serviços, desde a concepção até o trabalho final – no caso, o anúncio comercial a ser veiculado em inúmeros canais, com infinitas metas. 

O publicitário pode atuar em todas as fases do planejamento, do atendimento ao monitoramento de um ou mais projetos.

Além da criatividade, o profissional desse campo deve trabalhar a empatia, ter visão crítica e jogo de cintura para lidar com a pluralidade. 

Também é imprescindível compreender as tendências modernas, e acessar o que mais se discute no mundo, o impacto da propaganda na sociedade e as características de todos os veículos midiáticos. 

Estudar outros conteúdos que possam complementar o seu perfil profissional como idiomas (aprendendo espanhol ou inglês) pode ser decisivo para você ter uma carreira de destaque.

Não é à toa que ramos como psicologia, semiótica, ética, redação e fotografia são estudados nos cursos de publicidade.

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