Ivory

Carregando...

Ivory IT

Blog

  • Home »
  • Blog »
  • Logística 4.0: o que é, importância e como se preparar?

Logística 4.0: o que é, importância e como se preparar?

Transformação Digital - por Fernanda Pinheiro

o que é logística 4.0 importância como se preparar
Fazer uso de todos os avanços trazidos pela logística 4.0 é fundamental para empresas que querem otimizar processos, reduzir custos e melhorar sua prestação de serviços. Leia e descubra o que é logística 4.0, qual a importância desse conceito, e veja como se preparar para essa mudança!

Apesar da infraestrutura brasileira contar com um investimento muito abaixo do necessário, o setor de logística tem visto um crescimento explosivo nos últimos anos, e com a pandemia isso só acelerou ainda mais. Mas, para realmente tomar proveito desse boom no setor, é fundamental introduzir em seu negócio as inovações trazidas pela logística 4.0.

Durante a leitura deste texto, você vai descobrir:

Então, vamos lá?

O que é logística 4.0?

A logística 4.0 é um conceito ligado à inserção da transformação digital nesse setor, através da introdução de uma série de avanços tecnológicos. A partir da logística 4.0, transportadoras e demais empresas do setor ganham musculatura, reduzindo custos, otimizando a cadeia produtiva e melhorando a qualidade dos serviços prestados.

Para tanto, um dos pilares mais importantes da logística 4.0 é a utilização de dados para guiar a tomada de decisão dos gestores. Isso porque o uso de dados não somente ajuda a empresa a tomar melhores decisões, mas também agiliza consideravelmente todo esse processo.

Além disso, o setor de transporte, em especial, precisa lidar com uma concorrência crescente, inclusive de multinacionais. Nessa área, em que a qualidade do atendimento ao cliente depende de uma entrega segura e rápida dos produtos, é essencial investir em um modelo moderno de gestão.

Justamente por isso que a logística 4.0 é fundamental para todas as empresas que querem ganhar espaço nesse mercado e se destacar da concorrência.

Qual a importância da logística 4.0?

Existem diversos benefícios ligados à implementação da logística 4.0 que justificam o tamanho da sua importância para o setor.

O primeiro grande benefício é otimizar a gestão de estoques. Isso porque a otimização dos processos faz com que os produtos fiquem menos tempo parados nos depósitos, o que encurta também o prazo de entrega.

Além disso, uma melhor gestão de estoque é fundamental para reduzir o número de itens em depósito, o que é importante por dois motivos.

O primeiro deles é que quanto maior for a sua necessidade de estoque, maiores serão os seus custos com armazenamento.

O segundo motivo é que itens em depósitos sempre estão sujeitos a perdas e desperdícios, seja por erros no manejo do estoque ou por expiração da validade.

Dessa forma, ao auxiliar na gestão de estoque, a logística 4.0 reduz drasticamente os seus custos operacionais.

Além disso, pelo fato de que a logística 4.0 traz consigo a digitalização dos processos, isso torna possível transformar em dados digitais todas as informações da sua cadeia produtiva. 

Assim, você pode trocar dados relevantes com os seus parceiros de supply chain. E essa integração maior traz uma série de benefícios, desde a identificação de pontos de melhoria na cadeia até a extração de novos insights, capazes de alavancar a inovação nas empresas.

Por fim, todos esses avanços contribuem ainda para o maior benefício de todos: maior qualidade nos serviços prestados e, consequentemente, maior satisfação dos seus consumidores.

Afinal, é justamente a boa experiência que fideliza os clientes e viabiliza uma estratégia de crescimento sustentável no médio a longo prazo.

Confira também: Gestão 4.0: o que é e como implementar nas empresas em 3 passos

Como se preparar para a logística 4.0?

Para se preparar e tomar proveito das inovações trazidas pela logística 4.0, é preciso fazer uso de algumas soluções tecnológicas, tais como:

Entretanto, não basta ter em mãos a tecnologia: é preciso também fazer um uso inteligente dela e adaptar seus processos internos para maximizar sua eficiência. 

Por isso, a gente separou algumas dicas extras para você preparar sua empresa para a revolução da logística 4.0. Confira!

Reavalie os seus processos internos

Antes de mais nada, é importante verificar o que é possível fazer melhor dentro da estrutura existente em sua organização. Às vezes, as coisas são feitas da mesma forma há tanto tempo que nem pensamos na possibilidade de fazê-las de uma maneira diferente.

Por isso, é comum deixar passar despercebido falhas logísticas, ou seguir um fluxo de processos que não faz tanto sentido, e tudo isso acaba prejudicando suas operações internas.

Assim, é fundamental fazer um mapeamento geral dos seus protocolos e identificar todos os locais de possíveis melhorias.

Insira a automação onde for possível

A automatização é um pilar extremamente importante da logística 4.0, principalmente quando a tarefa envolve um volume de operações muito grande.

Por exemplo, no caso de atendimento ao consumidor, é possível criar um chatbot para tirar algumas dúvidas básicas dos seus clientes. 

Dessa forma, você só incluiria um profissional do setor na demanda após o cliente tentar resolvê-la através do seu serviço de atendimento automatizado.

Assim, além da automação reduzir drasticamente o custo com pessoal, ela é capaz de acelerar e até melhorar o atendimento prestado.

Por isso, após fazer um mapeamento de toda a sua estrutura de processos, busque identificar todos os pontos da sua operação que podem ser automatizados.

Utilize um sistema de monitoramento de frota

O sistema de monitoramento de frota é uma solução de logística voltada para empresas que realizam transporte ou frete de bens e/ou pessoas. A ferramenta analisa, em tempo real e com alta precisão, os dados de todos os veículos, como a localização, as distâncias percorridas, os motoristas, bem como esses estão realizando seus trajetos.

A partir disso, o sistema de monitoramento de frota elabora e disponibiliza periodicamente relatórios técnicos detalhados, para mobile ou computadores, sempre com informações atualizadas. 

E isso, por sua vez, é extremamente importante para as empresas de logística que desejam acompanhar de perto as entregas e maximizar a sua produtividade.

Pois, com isso, o gestor ou gerente consegue compreender exatamente o que está acontecendo na pista e, assim, tomar melhores decisões e fazer ajustes todos os necessários.

Dessa forma, se um motorista escolher um trajeto não-otimizado, por exemplo, a empresa pode identificar essa falha e notificá-lo, evitando que esse erro se repita.

Coloque o uso de dados na sua cultura organizacional

A cultura organizacional é fundamental para motivar colaboradores e estimular bons comportamentos. Dessa forma, inserir o uso de dados na sua cultura organizacional é um passo importante para garantir que a logística 4.0 será firmada em bases sólidas.

Para tanto, é necessário garantir que os colaboradores interessados e habilitados a analisar os dados gerados pela empresa tenham o acesso que precisam a todo esse conjunto de informações.

Além disso, é importante criar incentivos que valorizem aquelas pessoas que conseguirem gerar insights valiosos para sua empresa a partir desses dados. 

E cabe ressaltar que essas recompensas podem ou não ser financeiras. Um exemplo disso são premiações internas e oferecimento de bolsas gratuitas para capacitar aqueles colaboradores que se destacarem.

Pronto, agora que você já tem uma ideia de como se preparar para a logística 4.0, está na hora de colocar as mãos na massa!

Aqui, vale um aviso: realizar todas essas mudanças de uma só vez pode acabar prejudicando sua implementação. 

A transformação digital é um processo constante, e para ser bem-sucedida, é preciso respeitar também o ritmo da sua empresa e dos seus colaboradores.

E, assim, a gente fica por aqui! Se você aprendeu com esse texto de hoje, com certeza vai gostar desses outros conteúdos também:

Cadastre-se para receber as novidades

Enviando...