Ivory

Carregando...

Ivory IT

Blog

  • Home »
  • Blog »
  • Eventos de Tecnologia: por que participar e quais são os principais?

Eventos de Tecnologia: por que participar e quais são os principais?

Profissional de TI Tecnologia e Inovação - por Fernanda Pinheiro

profissionais de TI participam em evento de tecnologia
Se você é um desenvolvedor ou profissional de TI e quer ganhar espaço na sua área, então não pode deixar de participar em eventos de tecnologia. Leia o texto, veja por que é tão importante participar em eventos de TI, e descubra quais os principais eventos de tecnologia do Brasil!

Conferências, feiras, simpósios e exposições: independente do seu campo de atuação, participar dessas e outras ocasiões é um importante aspecto da vida profissional, e isso não é diferente para o caso dos eventos de tecnologia.

Pois, além de serem experiências muito positivas, em que você faz amizades e ganha conhecimento, eventos de TI são um excelente espaço para fazer networking.

Então, quer saber mais? Continue lendo o texto e descubra:

Vamos lá?

Por que é importante participar em eventos de tecnologia?

Afinal, por que você deveria tentar fazer parte de eventos profissionais na área de TI? A principal razão para isso é ficar por dentro de tudo relacionado à área

Estar por dentro é conhecer o chamado “estado da arte”, o estado atual ou final de um determinado campo de conhecimento profissional. 

Ou seja, é estar à par e atualizado nos tópicos de maior relevância para sua profissão, um importante diferencial para destacar-se no mercado de trabalho.

Mas há muitos outros benefícios em participar de um evento profissional de TI. 

Além de ganhar conhecimento adicional, você obtém experiência, fortalece o seu currículo e, principalmente, fomenta novos contatos, que podem se converter em futuras oportunidades de trabalho.

Contudo, existem também alguns custos em se participar, como o seu tempo (alguns eventos podem durar vários dias) e o valor dos ingressos. 

Ainda, no caso de eventos que ocorrem presencialmente e fora da sua cidade, é preciso adicionar à conta o preço da passagem e da hospedagem.

Assim, para entender quais eventos valem à pena ou não para você, é preciso analisar os custos e benefícios das opções disponíveis.

E aqui vai uma dica: se o custo de participar de um evento presencial estiver muito alto para você, escolha um evento online de TI. 

No geral, os ingressos de eventos online são muito mais baratos (alguns são até de graça!), e não exigem custos adicionais com transporte e hospedagem. 

Mas há um lado negativo nos eventos online, que é perder um pouco da experiência física de networking, um dos pontos principais dos eventos presenciais.

Quais são os 6 principais eventos de tecnologia do Brasil?

Agora que você já sabe da importância em participar dos eventos de TI, vamos mostrar quais são os 6 principais eventos de tecnologia do país. Confira!

1. The Developer’s Conference (TDC)

Desde que surgiu em 2008, o The Developer’s Conference, ou TDC, se consolidou como um dos maiores eventos de desenvolvimento de softwares do Brasil.

Além de reunir empresas, patrocinadores e palestrantes para três dias repletos de experiências, o TDC conta com um diferencial: que é sua abertura à comunidade.

Pois o processo de seleção da comissão técnica e dos palestrantes é aberto para todos, bastando você se inscrever para ter a chance de participar.

Devido à pandemia, o The Developer’s Conference 2020 se digitalizou e contou com 5 eventos separados, cada qual focando em uma das capitais de tecnologia brasileiras. 

Em ordem cronológica, as cidades escolhidas foram Belo Horizonte, Florianópolis, SãoPaulo, Recife e Porto Alegre, sendo que as inscrições para essa última ainda estão abertas. 

O TDC de POA está previsto para os dias 2 a 4 de dezembro e conta com uma opção de passe gratuito e duas versões pagas, que oferecem acesso a certificados de participação e palestras extras. As inscrições premium variam de R$120 a R$470.

2. Campus Party Brasil

Com mais de 20 anos de tradição, a Campus Party ganhou cada vez mais espaço no Brasil, e tornou-se o maior evento de TI. 

Isso porque o grande diferencial do evento sempre foi a sua forte comunidade, que agrupa de universitários a startups, grandes multinacionais e até governos.

Além disso, o evento conta com dezenas de palestras, workshops, hackathons, e diversos desafios para colocar em teste os seus conhecimentos de tecnologia.

Ao todo, foram mais de 80 edições espalhadas por todo o mundo, reunindo um total de 3 milhões de profissionais de TI para trocar ideias e experiências, demonstrar inovações e criar novos laços profissionais e de amizade.

Mas a pandemia mudou os planos da Campus Party. Por isso, a edição de 2020 do evento foi completamente digital, ocorrendo simultaneamente em 30 países, entre 09 e 11 de julho. 

Por isso, a Campus Party desse ano foi totalmente gratuita, e você pode conferir tudo na íntegra pelo site do evento!

3. Brasil Game Show

A Brasil Game Show, ou BGS, como é conhecida, é a maior feira de jogos eletrônicos da América Latina, e uma das maiores do mundo. 

Desde que surgiu em 2009, ainda como Rio Game Show, a BGS cresceu bastante, contando ao todo com mais de 2 milhões de participantes.

Além de reunir desenvolvedores, publishers, jornalistas e fanáticos por games, a Brasil Game Show também traz palestras de alguns dos principais astros da indústria mundial dos jogos.

A edição de 2020 estava prevista para os dias 8 a 12 de outubro. Contudo, novamente devido à pandemia, o evento foi remarcado para a mesma data em 2021. 

Entretanto, para não deixar os fãs de “mãos abanando”, a BGS fará lives especiais, intituladas de BGS Day. A próxima edição está marcada para o dia 21 de novembro de 2020, e você pode conferir através do site do evento.

4. Gartner IT Symposium/Xpo

O Gartner IT Symposium/XPO é considerado o mais importante encontro de Chief Information Officers (CIOs), gerentes e executivos de tech no mundo.

Além de poder se conectar com grandes líderes e especialistas em TI, esse é o local ideal para adquirir novos insights, orientações e inspirações sobre tudo que há de novo no universo da tecnologia, e implementar as mudanças necessárias dentro das organizações para prepará-las para o futuro.

Na edição de 2020, ocorrida entre 19 e 22 de outubro, a conferência se virtualizou e reuniu América do Norte e América do Sul em um só espaço, conectando todo o continente. 

E, através do site, você pode conferir um compilado das atrações e se preparar para a Gartner IT Symposium/XPO 2021.

5. Devcamp

O Devcamp, ou DC, é um dos principais eventos de tecnologia a ser realizado fora das capitais. Criado em 2013, ele ganhou adeptos ano a ano e bateu seu recorde de participação em 2020, atingindo a marca de 6000 inscritos.

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a 8ª edição do DevCamp, o DC Live!, foi totalmente digital, contando com 4 trilhas:

  1. DevRoots, mais técnica e voltada especialmente para desenvolvedores de TI.
  2. Data Track, para quem quer estar por dentro de tudo relacionado à Big Data e Machine Learning.
  3. Business Performance, especializada em impulsionar vendas e alavancar negócios.
  4. Além do Código, que traz assuntos além do mundo de TI, envolvendo cases, metodologias, gestão de equipes e muito mais.

E você pode conferir todas as palestras do DC Live! na íntegra e gratuitamente pelo site do evento!

6. Futurecom

Com mais de 20 anos de tradição, o Futurecom combina apresentações, debates e demonstrações de novas tecnologias nos mais diversos segmentos da economia. 

A edição 2020 estava prevista para ocorrer no São Paulo Expo, e teria 10 auditórios simultâneos ao longo de 3 dias de feira. 

Contudo, devido às medidas necessárias de distanciamento social, o evento sofreu algumas mudanças: passou para o formato de live, e apresentou diferentes temáticas ao longo do ano.

Assim, a próxima edição, intitulada FuturecomX Digital Series, ocorre no dia 18 de novembro e será 100% gratuita. Para participar, basta se cadastrar pelo site da plataforma.

E, com isso, ficamos por aqui! Para saber ainda mais sobre o universo de tecnologia da informação, não deixe de conferir estes conteúdos também:

Cadastre-se para receber as novidades

Enviando...