Ivory

Carregando...

Ivory IT

Blog

  • Home »
  • Blog »
  • Entrevista Online: como se preparar e se dar bem em entrevistas à distância

Entrevista Online: como se preparar e se dar bem em entrevistas à distância

Profissional de TI - por Fernanda Pinheiro

Com o avanço das tecnologias de comunicação, saber como fazer uma entrevista online se tornou essencial para conquistar a tão sonhada vaga. Continue lendo o texto e descubra como se preparar para sua entrevista de emprego online.

Com cada vez mais firmas e pessoas trabalhando à distância em regime home office, é natural que os processos seletivos fossem digitalizados também. Entretanto, na hora de tentar uma nova vaga, muitos ainda sentem dificuldades para fazer a entrevista online, especialmente aqueles que nasceram na chamada “era analógica”.

Então, se esse é o seu caso, ou se você apenas deseja aprender algumas dicas para mandar bem na sua entrevista de emprego online, este texto é para você. Continue lendo e descubra:

Por que a entrevista online está se tornando tão comum?

Não é preciso procurar muito para ver que o jeito de trabalhar de muitas empresas, principalmente no setor de serviços avançados como TI, publicidade e advocacia, está mudando radicalmente. 

Devido ao avanço das tecnologias de comunicação à distância, que se tornaram mais confiáveis e precisas, muitos RHs deram uma chance às entrevistas online. E, até o momento, já foram identificados diversos benefícios associados à essa escolha.

O primeiro deles é de cunho logístico: além de estar de acordo com o isolamento social para o período da pandemia, a vídeo entrevista é, no geral, muito mais prática. Isso porque para preencher diversos cargos, principalmente aqueles de liderança, era preciso acertar agendas com os candidatos, financiar deslocamentos físicos, alimentação, hospedagem, etc.

Então, entram em cena plataformas como Zoom e Google Meet, que permitem reuniões por videoconferência de forma simples, gratuita e intuitiva. Além de economizar com todos esses custos que mencionamos, existe também uma enorme economia de tempo, algo cada vez mais precioso nestes tempos de hiperconectividade.

Outra razão que tem levado a um aumento na frequência das entrevistas por vídeo são as mudanças culturais na própria força de trabalho. Em especial os profissionais que já nasceram imersos na cultura digital, que demonstram uma preferência muito maior por trabalhos e empresas mais flexíveis.

Por isso, as empresas que querem atrair talentos jovens precisam se adaptar às suas predileções, e isso envolve necessariamente vídeo entrevistas e trabalho home office.

E, por fim, não podemos deixar de mencionar um último benefício da entrevista online: alcançar profissionais que residem longe da sede da empresa. 

Estejam eles em bairros distantes, o que exigiria um deslocamento em transporte público por horas, ou até em cidades longínquas, a entrevista de emprego por vídeo se torna uma alternativa muito mais prática e razoável para qualquer candidato.

Quer saber tudo o sobre mercado de trabalho? Assine gratuitamente a nossa newsletter!

Como mandar bem na entrevista por vídeo?

Na grande maioria das vezes, a entrevista de emprego é a porta de entrada que separa você da empresa dos seus sonhos. Portanto, se sair bem na sua entrevista é fundamental para conseguir conquistar uma boa vaga

É por isso que, agora, vamos explicar o que o entrevistador que saber sobre você e como se preparar para sua entrevista. Logo após, separamos também 5 dicas para você ter sucesso na hora “h”. Vamos lá?

O que todo entrevistador quer saber sobre você?

Às vezes não paramos para pensar nisso na hora de fazer uma entrevista de emprego, mas, afinal, o que o entrevistador procura em um candidato? Essa é uma pergunta fundamental para entender a dinâmica da entrevista de emprego e pensar em como você pode atender à essas demandas.

E, no geral, existem algumas coisas que toda empresa gostaria de saber sobre você antes de contratá-lo. Por exemplo: 

  • Qual é a sua experiência prévia na área de trabalho em questão;
  • Quais motivos te levaram a sair do emprego anterior e tentar essa vaga;
  • O que você faz para manter seus conhecimentos em dia;
  • Qual a sua pretensão salarial para aquela vaga;
  • Os seus pontos fortes e fracos como profissional, entre outras coisas.

Além disso, existem duas coisas de grande importância que você precisa transmitir durante a conversa com seu entrevistador: segurança e confiança.

Essas são duas das questões mais importantes para qualquer empresário. Afinal, se ele não confia em seu próprio colaborador, como será capaz de encarregá-lo com responsabilidades de grande relevância para a empresa nas mãos dele?

Outro fator fundamental para o entrevistador é que você transmita motivação. Deixe bem claro a ele ou ela que você está empolgado e animado com a possibilidade de trabalhar na empresa. 

Com tantas pessoas perdendo o emprego recentemente, tenha certeza que a disputa ficará ainda mais acirrada, e a grande maioria dos candidatos transparece uma motivação verdadeira para conquistar uma vaga. 

Por isso, não estar motivado durante a entrevista pode ser um motivo simples, mas bastante impactante, para colocar você em desvantagem em relação aos demais. E, neste mercado de trabalho cada vez mais competitivo, toda ajuda é mais que bem-vinda

Como se preparar para a entrevista de emprego online?

Antes da entrevista, procure fazer uma busca extensa na internet a respeito da empresa. Como ela surgiu, qual o seu ramo de atuação, como está o mercado da empresa no momento, quais as perspectivas futuras para o setor, etc.

Quanto mais informações ricas você tiver sobre a empresa, mais preparado você estará na visão do entrevistador. Lembre-se, apenas, de não monopolizar o tempo de conversa falando sobre o que você aprendeu. 

O ideal é esperar um momento oportuno para demonstrar o seu conhecimento ou tentar inserir essas informações de forma conveniente ao longo da conversa. 

E antes de começar, não deixe também de fazer uma checagem geral de todos os equipamentos e instrumentos necessários para a condução da vídeo entrevista. Verifique o seu microfone e a sua câmera, se ela for necessária, bem como a sua conexão com a internet.

Caso você tenha algum dificuldade técnica relacionado a isso, tente utilizar outro dispositivo para a condução da vídeo entrevista, como o celular.

Se o problema persistir até o horário marcado para a entrevista começar, busque avisar ao seu entrevistador da questão o quanto antes. E, se for possível, talvez o melhor seja remarcá-la para outro momento.

Durante a conversa, ouça atentamente a pessoa que está conduzindo a entrevista de emprego. Se for preciso, deixe o celular no modo silencioso e desative as notificações do seu computador. 

Ao responder às perguntas, evite se alongar ou sair demais do tópico em questão. Nessas horas, é sempre melhor falar menos e de forma certeira do que falar demais e em meandros. 

Por fim, não tenha medo de fazer perguntas também. Demonstrar interesse e curiosidade é sempre importante para sinalizar ao entrevistador que você se importa com aquele vaga e que tem, de fato, vontade de trabalhar naquela empresa.

5 dicas para ter sucesso na sua entrevista online

E, para completar com chave de ouro, nós separamos 5 dicas incríveis para ajudar você a ter sucesso na sua entrevista de emprego online. Confira!

  1. Vista-se de forma profissional e adequada para a ocasião. 
  2. Escolha um lugar apropriado, bem iluminado e silencioso para realizar a entrevista por vídeo.
  3. Utilize um fone de ouvido com microfone, se possível, para reduzir os ruídos no seu áudio e escutar melhor as falas do entrevistador.
  4. Tenha na ponta da língua o discurso sobre seu histórico profissional, suas competências de trabalho, bem como as conquistas e resultados que merecem um destaque.
  5. Realize uma entrevista de ensaio antes. Você pode fazer consigo no espelho, mas o ideal é pedir o auxílio de um amigo(a) para fazer o papel de entrevistador. É uma opção interessante também para verificar se a sua internet e os equipamentos necessários estão 100% funcionando antes da entrevista de verdade.

Todas essas dicas são super importantes e podem te ajudar bastante. Contudo, vale ressaltar que não existe uma “receita de bolo” perfeita para se sair bem em todas as entrevistas. 

Cada caso é um caso, e as prioridades das empresas vão variar de acordo com as suas próprias necessidades. Por isso, o mais importante é tentar mostrar o seu valor e deixar claro que você tem muito a contribuir para o sucesso da organização.

Assim, chegamos ao final do nosso texto. Então, se você gostou, vale muito a pena conferir também as 5 principais perguntas em entrevistas de emprego e como respondê-las.

E se você quiser saber como se destacar ainda mais no mercado de trabalho, não deixe de assinar a newsletter da Ivory. É rapidinho: basta descer até o final da página e preencher seu nome e seu e-mail para ficar por dentro de tudo!

Cadastre-se para receber as novidades

Enviando...