Ivory

Carregando...

Ivory IT

Blog

  • Home »
  • Blog »
  • Empresas de tecnologia: quais são as maiores do Brasil e as melhores para trabalhar?

Empresas de tecnologia: quais são as maiores do Brasil e as melhores para trabalhar?

Profissional de TI - por Fernanda Pinheiro

As empresas de tecnologia estão entre as poucas que conseguem crescer ano após ano no mercado brasileiro. Descubra como está a situação atual das empresas de tecnologia no Brasil, veja os setores de TI que mais crescem, e descubra quais são as melhores empresas de tecnologia para trabalhar!

Toda década que se encerra traz à tona uma perspectiva histórica do que mudou nos últimos dez anos. E, quando olhamos a lista das cinco maiores companhias em 2010 e em 2020, fica nítido o quanto as empresas de tecnologia cresceram. 

Naquela época, uma petroleira, a Exxon Mobil, era a empresa número 1 em valor de mercado, seguida por Apple, Microsoft, Berkshire Hathaway e General Electric. Então, apenas 2 das 5 maiores organizações eram do setor de TI.

Entretanto, no final de 2020, ou uma década depois, a Apple e a Microsoft subiram uma posição cada, assumindo respectivamente a primeira e segunda posições. Em seguida estão Amazon, Alphabet e Facebook — ou seja, o Top 5 é inteiramente composto por empresas de tecnologia, ou tech companies.

Mas e no Brasil, como está a situação das empresas de tecnologia? Continue lendo o texto para descobrir:

Como está a situação das empresas de tecnologia no Brasil hoje?

Apesar dos impactos da pandemia no mercado brasileiro e mundial, as empresas de tecnologia caminham para uma forte recuperação em 2021. É isso que aponta o relatório “COVID-19 – Impact on IT Spending Survey”, realizado pela IDC, empresa especializada em inteligência de mercado.

Em junho de 2020, o estudo aponta que 48% das empresas de TI no Brasil afirmavam estar em crise. Mas esse número caiu significativamente e, em setembro, a crise afetava apenas 14% das empresas entrevistadas.

Além disso, para 2021, 42% das empresas brasileiras disseram que vão fazer investimentos maiores no setor de TI do que previam antes mesmo da pandemia.

Outras 22% dizem que vão manter seu planejamento de gastos em TI, e 36% afirmam que vão reduzir o orçamento do setor durante 2021.

Ainda segundo o relatório IDC, o investimento em TI no Brasil estava crescendo há uma média de 6% ao ano no cenário pré-Covid. Agora, é previsto um crescimento de 2,8% no final de 2020, e de 6,8% para 2021.

Quais são os setores de TI que mais crescem no Brasil?

Dentro das áreas da tecnologia, algumas se destacam bastante no mercado brasileiro, como a área de Infrastructure as a Service (IaaS), ou Infraestrutura como Serviço. 

Antes da pandemia, a IDC previa um crescimento de 38,8% no setor de IaaS brasileiro em 2021, valor esse que foi revisto para 26,9%. 

Mesmo assim, isso representa um crescimento extremamente relevante — nesse ritmo, o setor de IaaS no Brasil duplicaria de tamanho em menos de 4 anos.

Outro setor que tem tido um crescimento extraordinário no Brasil é o de cloud computing, ou computação na nuvem. 

De acordo com dados do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, o NIC-BR, o armazenamento em nuvem cresceu de 25% para 38% entre 2017 e 2019. 

Além disso, nesse mesmo período cresceram também o uso de processamento em nuvem (de 16% para 23%) e de software corporativo (de 20% para 27%).

No entanto, o cenário é bastante diferente para os serviços de gerenciamento e suporte em TI, e o setor de armazenamento de servidores. 

Ainda segundo o relatório IDC, os serviços de suporte crescerão em ritmo mais lento, enquanto o investimento em servidores está caindo desde antes da pandemia.

A consultoria recomenda que, no curto prazo, as empresas de tecnologia concentrem esforços em negócios promissores, como automação e inteligência de máquina. 

Além disso, a IDC sugere que as empresas de tecnologia fiquem atentas às necessidades do mercado, que estão sempre sujeitas a mudanças e podem representar ótimas oportunidades de negócios.

Quais são as 30 maiores empresas de tecnologia do Brasil hoje?

Afinal, quais são as maiores empresas de tecnologia situadas no Brasil? O Anuário Informática Hoje, realizado pela Forum Editorial, analisa e rankeia há mais de 30 anos o desempenho das maiores companhias no mercado de TI. 

A edição mais recente do Anuário foi publicada no dia 7 de dezembro de 2020, e é referente aos resultados financeiros das empresas em 2019. 

Abaixo, você confere o ranking das 30 maiores empresas de tecnologia do Brasil, ordenadas por receita líquida proporcional.

As 30 maiores empresas de tecnologia do Brasil

  1. Vivo (SP) 
  2. Claro (SP)
  3. HP Brasil (SP)
  4. IBM Brasil (SP)
  5. Oracle Brasil (SP)
  6. Microsoft Brasil (SP)
  7. B2W Digital (RJ)
  8. Oi (RJ)
  9. PagSeguro UOL (SP)
  10. Dell (SP)
  11. Accenture (SP)
  12. Atento (SP)
  13. Samsung (AM)
  14. Intel (SP)
  15. Cisco (SP)
  16. SAP Brasil (SP)
  17. Serpro (DF)
  18. TIM (RJ)
  19. Xerox do Brasil (RJ)
  20. Allied (SP)
  21. Apple (SP)
  22. Tecban (SP)
  23. Huawei do Brasil (SP)
  24. Getnet (RS)
  25. Vertiv (SP)
  26. CA/Broadcom (SP)
  27. LG Electronics (SP)
  28. Tivit (SP)
  29. Totvs (SP)
  30. Nokia Solutions (SP)

Para ler a lista completa e descobrir todos os detalhes do Anuário Informática Hoje 2020, basta acessar este link.

Quais são as melhores empresas de tecnologia para trabalhar no Brasil?

E para os profissionais de TI, quais são as melhores empresas de tecnologia para trabalhar no Brasil? A Great Places to Work é uma consultoria global que analisa ambientes de trabalho, elencando anualmente aquelas de maior destaque.

A edição mais recente do GPTW foi divulgada no dia 17 de novembro de 2020, e é dividida por empresas de pequeno, médio e grande porte. Nós separamos abaixo as 10 primeiras de cada uma dessas categorias. Confira!

As 10 melhores empresas de tecnologia de pequeno porte

  1. Adobe
  2. ClassApp
  3. Aegro Informática
  4. Jungle Devs
  5. Lambda3 Informática
  6. Way2
  7. Foregon
  8. Intuit Brasil
  9. Kobe
  10. Labsit

As 10 melhores empresas de tecnologia de médio porte

  1. Microsoft
  2. Radix
  3. VISAGIO
  4. Dextra Digital
  5. Cisco do Brasil
  6. Salesforce
  7. Visa do Brasil
  8. DP6
  9. Teltec Solutions
  10. Sydle

As 10 melhores empresas de tecnologia de grande porte

  1. Dell
  2. SAP Labs Latin America
  3. Mercado Livre
  4. CI&T
  5. SAP Brasil
  6. HBSIS
  7. Logicalis
  8. Oracle do Brasil
  9. Clear Sale
  10. Intelbras

Você pode conferir neste link a lista completa das empresas premiadas pelo GPTW 2020, bem como diversos dados sobre o mercado de trabalho em TI no Brasil. 

Aproveite e confira as vagas abertas na Ivory! Somos uma fábrica de software que leva otimização de processos através de soluções criativas que conectam e simplificam operações complexas. Nossos profissionais estão espalhados por Belo Horizonte, Betim, Rio de Janeiro e Curitiba. Temos diversas vagas abertas, clique e encontre a vaga dos sonhos.

E, com isso, a gente encerra o texto de hoje. Se você gostou, não deixe de ler também:

Cadastre-se para receber as novidades

Enviando...