Ivory

Carregando...

Ivory IT

Blog

  • Home »
  • Blog »
  • Diversidade no mercado de trabalho: por que é tão importante?

Diversidade no mercado de trabalho: por que é tão importante?

Recursos Humanos - por Fernanda Pinheiro

a diversidade no mercado de trabalho é um fator cada vez mais relevantes para profissionais, consumidores e investidores
A diversidade no mercado de trabalho é um tópico cada vez mais relevante, e ficar para trás nesse quesito pode acabar afastando grandes talentos da sua empresa. Descubra o que é diversidade no mercado de trabalho e veja como aumentar a inclusão na sua empresa!

A diversidade no mercado de trabalho tem sido uma pauta de grande relevância nos últimos tempos, especialmente depois do lançamento do último Trainee do Magalu

Entretanto, poucos sabem o que significa, de fato, ter um ambiente de trabalho que estimula a diversidade e a inclusão, bem como os potenciais benefícios que isso pode trazer para sua empresa.

Então, se você quer saber mais sobre esse assunto, esse texto foi feito sob medida para você. Continue com a gente e descubra:

O que é diversidade no mercado de trabalho?

Um mercado de trabalho diverso é composto por empresas que estabelecem práticas de diversidade e inclusão, ou D&I, como também são conhecidas. 

Essas ações visam atrair e reter pessoas de diferentes gêneros, raças, culturas, orientações, credos e habilidades, almejando criar um ambiente confortável e acolhedor para todos.

Dessa forma, a diversidade no mercado de trabalho é extremamente bem-vinda, uma vez que oferece oportunidades para muitos que nunca tiveram e constrói pontes entre pessoas de diferentes vivências, ampliando horizontes e quebrando pré-conceitos.

Recentemente, o caso do Trainee Magazine Luiza exclusivo para negros colocou holofotes sobre essa questão, e cada vez mais consumidores, colaboradores e até investidores têm prestado atenção nas empresas que investem em D&I.

De acordo com o Magalu, a decisão foi tomada após um relatório interno identificar que a falta de diversidade nos cargos de liderança da empresa era prejudicial, e uma falha estratégica organizacional.

Assim, a implementação de um processo seletivo Trainee, que visa justamente fomentar lideranças desde cedo e com foco no longo prazo, se tornou uma forma de acelerar as práticas de diversidade e inclusão e oferecer um fast-track para a implementação de mudanças estruturais de D&I no Magalu.

Confira também: Programa Trainee: como funciona e 4 dicas para implementar!

Por que é importante investir em diversidade e inclusão?

Existem diversos motivos para implementar práticas de D&I na sua empresa. Em primeiro lugar, independente do ramo de atuação, ter pessoas de diferentes backgrounds e vivências é extremamente positivo para qualquer organização. 

Afinal, mentes diferentes encontram soluções diferentes, e muitas vezes é nessa complementaridade de boas ideias que surgem os processos de inovação nas empresas

Além de ser estimulante à inovação, boas práticas em D&I tornam sua organização mais atrativa na hora de recrutar talentos, especialmente os mais jovens. 

A demanda por diversidade surgiu a partir do debate em torno de políticas afirmativas, e da necessidade de implementar estratégias que estimulem a diversidade e inclusão em todos os âmbitos da vida moderna, incluindo também o mundo do trabalho.

Dessa forma, entre ter uma remuneração maior ou escolher um ambiente de trabalho mais inclusivo, muitos profissionais hoje, principalmente das gerações Y (millenials) e Z (nascidos no século XXI) preferem a segunda opção. 

Assim, se sua empresa deseja competir no mercado por esses novos talentos, uma boa forma de sair de na frente é estimulando a diversidade.

E, ao contrário do que muitos acreditam, existem também benefícios econômicos em estimular o D&I nas empresas. De acordo com um relatório da consultoria americana McKinsey, os ambientes de trabalho mais inclusivos têm 35% mais chances de ter rendimentos acima da média em seus respectivos setores.

Ainda segundo a McKinsey, empresas que consideram o quesito D&I em seu recrutamento entregam resultados financeiros 25% acima das empresas que não estimulam a diversidade no mercado de trabalho — um número bastante significativo, principalmente para aqueles setores de margens mais estreitas.

Portanto, além de auxiliar na atração de novos talentos e melhorar o posicionamento da empresa perante a opinião pública de consumidores e investidores, práticas de D&I trazem também benefícios para seu bolso.

Como está a diversidade no mercado de trabalho hoje?

O grupo Kantar, que realiza pesquisas de mercado e de opinião, criou recentemente o Inclusion Index, o primeiro índice global de D&I. Nesse primeiro estudo, foram coletados feedbacks em 14 países ao redor do mundo, incluindo o Brasil, através de entrevistas com mais de 18 mil profissionais.

Como resultado, o Kantar Index colocou o Brasil no meio da tabela, em 7º lugar. Entretanto, alguns dados do país na pesquisa foram alarmantes e chamam a atenção, tais como:

  • 34% dos profissionais brasileiros relataram enfrentar problemas relacionados a gênero, idade, etnia ou orientação sexual em suas carreiras;
  • 67% não se sente confortável para compartilhar experiências negativas relacionadas à diversidade e inclusão com os líderes e gestores das empresas;
  • 25% afirmam ter sido assediados ou intimidados apenas nos últimos 12 meses;
  • 35% observaram atos discriminatórios com outras pessoas dentro da própria empresa;
  • e para 28% dos respondentes, as empresas poderiam ampliar suas ações de diversidade e inclusão.

Além disso, no quesito “bullying e discriminação no mercado de trabalho”, as empresas brasileiras ficaram em último lugar, empatadas com as mexicanas e as singapurenses.

Então, apesar de alguns avanços, como no caso do Trainee Magazine Luiza, no geral, o mercado brasileiro ainda está patinando nos quesitos diversidade e inclusão.

De acordo com dados de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, o salário médio de um homem é 28% maior do que de uma mulher.

E, ao fazer um recorte racial dessa mesma estatística, os números são ainda mais chocantes: no Brasil, a renda média mensal de uma pessoa branca é 79% maior do que a de uma pessoa preta.

Confira também: Empatia no ambiente de trabalho: benefícios e 4 dicas para estimular

Como trazer mais diversidade e inclusão para as empresas?

Agora que você já sabe o que é diversidade no mercado de trabalho, sua importância e como essa questão se encontra no Brasil atualmente, vamos abordar como você pode trazer mais diversidade e inclusão para sua empresa.

Aqui, vale destacar uma frase do diretor global da pesquisa Kantar Inclusion Index, Mandy Rico: “diversidade é o fato, inclusão é o ato.”

Com isso, Rico quer dizer que a diversidade vem da inserção de pessoas de diferentes gêneros, orientações e etnias através dos processos seletivos. Enquanto a inclusão vem a partir da maneira em que essas pessoas são encaixadas e acolhidas dentro das empresas.

Então, é preciso considerar que caso as diferenças não sejam respeitadas por todos, o resultado pode ser um ambiente de trabalho conflituoso e muito desconfortável. 

Consequentemente, piora-se o ambiente corporativo e diminui-se o nível de satisfação dos colaboradores, levando a um aumento do turnover e a uma queda na produtividade.

Portanto, além de considerar o quesito diversidade na hora de contratar novos colaboradores, para ter um ambiente de trabalho realmente inclusivo, é preciso estimular a comunicação entre colaboradores e fomentar a integração dentro das equipes.

E como revelou a Inclusion Index, a questão do bullying e da discriminação é um problema enorme para muitos profissionais brasileiros. 

Por isso, é importante dar uma atenção especial a esse tema e oferecer, principalmente a partir do RH, um apoio real aos funcionários que enfrentarem problemas com isso dentro da sua empresa.

Assim, ficamos por aqui! Se você gostou do texto de hoje, então vai adorar também estes outros conteúdos do blog Ivory IT:

Cadastre-se para receber as novidades

Enviando...