Ivory

Carregando...

Ivory IT

Blog

  • Home »
  • Blog »
  • Carreira em W: o que significa e quais seus benefícios?

Carreira em W: o que significa e quais seus benefícios?

Recursos Humanos - por Fernanda Pinheiro

Ter uma gestão de carreiras flexível é fundamental para reter talentos e manter os colaboradores ativos, motivados e produtivos. Descubra o que é a carreira em W, conheça seus objetivos e benefícios, e veja como implementá-la!

Você já esteve em uma empresa que não oferecia uma perspectiva verdadeira de crescimento? Conseguir vislumbrar um futuro profissional dentro da organização faz toda a diferença, e é por isso que tantas empresas pensam hoje em flexibilizar sua estrutura de cargos com a carreira em W.

Então, se você não sabe o que é isso e quer entender um pouco mais, esse texto é para você! Continue com a gente para descobrir:

O que é a carreira em W?

O primeiro passo para entender o que é a carreira em W é saber que ela faz parte da área de gestão de carreiras, um conjunto de práticas que visa organizar as trajetórias profissionais de cada cargo em uma organização.

Ainda, dentro da gestão de carreiras, existem diversas maneiras de estruturar esses “caminhos” até o topo da hierarquia de cargos na empresa.

Enquanto carreiras em linha, por exemplo, apresentam apenas uma direção de progressão, carreiras paralelas ou em rede oferecem caminhos diferentes para ascender dentro da empresa, oferecendo maior flexibilidade para os colaboradores.

E isso é extremamente importante! Afinal, caso sua empresa não ofereça um caminho factível, positivo e que faça sentido para os colaboradores, são grandes as chances deles eventualmente procurarem outras oportunidades no mercado de trabalho.

Pois é natural que as pessoas queiram ascender profissionalmente, dominar novas habilidades e assumir maiores responsabilidades. 

Por isso, caso sua organização não ofereça uma perspectiva real de futuro para os seus funcionários, seus colaboradores não tentarão construir uma carreira em sua empresa, e isso pode afetar a motivação e a produtividade deles. 

Portanto, só para esclarecer, a carreira em W é um das diferentes formas possíveis de estruturar as hierarquias de cargos dentro de uma organização, o que é fundamental para oferecer uma perspectiva de crescimento aos colaboradores e motivá-los a continuar em sua empresa.

Além disso, é necessário dizer que esse W surgiu a partir da carreira em Y, uma das estratégias mais tradicionais de gestão de carreiras.

Agora vamos abordar rapidamente as diferenças entre esses dois tipos de gestão e, em seguida, mostraremos os objetivos e benefícios da carreira em W! 

Conheça o ivory talent - especialista em recrutamento de profissionais em TI

Qual a diferença entre carreiras em Y e W?

Como mencionamos mais acima, existem três tipos diferentes de gestão de carreiras: em linha, paralelas e em rede. Dentro das três, as carreiras em Y se encaixam na segunda, nas carreiras paralelas.

No modelo das carreiras paralelas, existem algumas direções diferentes de progressão, podendo culminar, por exemplo, em posições gerenciais ou de especialistas.

Nesse sentido, as carreiras paralelas são similares às carreiras em linha, porém com o adicional de apresentarem mais rotas para os colaboradores escolherem.

Então, no caso das carreiras em Y, as rotas disponíveis costumavam ser duas: de gestor ou técnico. Todavia, com o passar do tempo, essa rigidez na estrutura hierárquica com apenas carreiras possíveis se tornou um problema para muitas empresas. 

Diversos talentos dentro do quadro de colaboradores não se encaixavam bem nem como gestores, nem como técnicos, mas conseguiam, entretanto, combinar habilidades de ambas funções. 

É justamente a partir dessa junção dos dois caminhos na carreira em Y que surge, então, a carreira em W.

Ou seja, com a carreira em W, o profissional pode assumir, ao mesmo tempo, as funções de líder e de técnico.

Para especialista, essa visão dinâmica e multidimensional é fundamental para desbloquear diversos processos de inovação dentro das empresas, além de também oferecer mais opções para seus colaboradores se desenvolverem dentro da organização!

Quando implementar a carreira em W?

Pronto, você já tem agora uma boa noção do que é a carreira em W e do porque ela é importante. Entretanto, antes de explicar como você pode implementá-la, é fundamental entender quando ela deve ser utilizada.

Afinal, nem toda empresa consegue oferecer esse tipo de previsibilidade quanto às carreiras futuras, e muitos tipos de atividades profissionais dificultam a implementação de job rotations, ou rotação de funções.

O job rotation está bastante associado à essa nova estrutura hierárquica de carreiras em W, uma vez que estimula internamente a troca de conhecimentos e a busca por experiências entre os colaboradores.

Contudo, permitir essas recolocações internas têm seus custos: além de exigir certo investimento inicial, com gastos em treinamento e horas extras, essa flexibilização de caminhos sempre exigirá uma curva de aprendizado, um tempo mínimo até que o colaborador consiga executar suas novas funções de forma eficiente e produtiva.

É importante entender que algumas organizações simplesmente não são apropriadas para implementar carreiras em W ou com alta flexibilidade na estrutura de cargos. 

Atividades que exigem um altíssimo nível de conhecimento técnico, do tipo que leva anos até o funcionário estar adequadamente treinado para exercer a sua função, podem ser incompatíveis com a natureza do programa, exigindo uma análise mais cautelosa antes de tomar qualquer outra medida mais incisiva.

Como implementar a carreira em W?

O primeiro passo para redesenhar a sua hierarquia de cargos e implementar carreiras em W é fazer um mapeamento de todas as funções e posições dentro da empresa.

Com isso em mãos, possíveis novos caminhos de progressão de carreira já começarão a aparecer: você perceberá que existem funções complementares que se encontram em setores diferentes, e oportunidades para aproximar conhecimentos e construir soluções inovadoras!

Além disso, outro fator imprescindível para ter sucesso na implementação da carreira em W é ter uma cultura organizacional compatível com esse modelo.

Afinal, do que adianta oferecer todos esses caminhos para construir um futuro dentro da sua organização se os seus colaboradores não tomarem proveito dessas oportunidades?

Por isso, se você acredita que a carreira em W trará benefícios com a troca de experiências entre colaboradores de diferentes áreas, aumentando suas chances de reter os talentos e transformá-los em grandes lideranças, então faz todo sentido fixar e internalizar esses valores na sua cultura organizacional.

E, por fim, vale à pena considerar também a possibilidade de implementar um programa Trainee em sua organização.

Durante a seleção de trainees, sua empresa poderá atrair jovens talentosos e com backgrounds completamente diferentes, e toda essa diversidade pode render inúmeros benefícios!

Além, disso, o programa permite que os trainees selecionados conheçam de perto e na prática todas as áreas da empresa.

E isso é muito importante! Afinal, estimula a formação de profissionais multifuncionais e com uma visão ampla sobre o seu negócio, dois pontos essenciais para otimizar suas carreiras em W.

Assim, encerramos o nosso texto de hoje! 

Gostou? Então não deixe de conferir também outros conteúdo similares do nosso blog:

Cadastre-se para receber as novidades

Enviando...