Ivory

Carregando...

Ivory IT

Blog

  • Home »
  • Blog »
  • Apreciação: por que é importante e como estimular no ambiente de trabalho?

Apreciação: por que é importante e como estimular no ambiente de trabalho?

Recursos Humanos - por Fernanda Pinheiro

Apreciação no ambiente de trabalho o que é porque é importante como estimular

Quem nunca se sentiu desvalorizado em um emprego antes? A apreciação no ambiente de trabalho é um aspecto fundamental para aumentar a satisfação e a produtividade dos colaboradores. Descubra porque a apreciação é tão importante e veja como você pode estimulá-la em sua organização!

Você sabe o que é sentir apreciação no ambiente de trabalho? De acordo com o Dr. Paul White, psicólogo e presidente da Appreciation at Work, ou “apreciação no trabalho”, esse conceito é chave para aumentar a satisfação dos funcionários, diminuir o turnover e criar um local de trabalho mais produtivo e prazeroso.

Então, quer entender um pouco melhor esse assunto? Continue com a gente e descubra porque a apreciação no ambiente de trabalho é importante, e como estimulá-la em sua organização!

Por que a apreciação é importante no local de trabalho?

Quem nunca se sentiu desvalorizado em um emprego antes, que atire a primeira pedra — de acordo com pesquisa da Brands2Life, mais de 60% dos brasileiros estão infelizes com seu posto de trabalho. 

E, para muitos desses, a principal razão para a infelicidade no emprego é a falta de apreciação no ambiente de trabalho, que pode se expressar de diversas maneiras.

Por exemplo, se um funcionário estiver com acúmulo crônico de funções, é natural que, com o tempo, ele se sinta desgastado e desmotivado

Ainda, se esse aumento da carga de trabalho não vier acompanhado de um aumento salarial, é bastante provável que o funcionário se sinta pouco apreciado.

Aliás, de acordo com a mesma pesquisa da Brands2Life, 43% das pessoas que mudam de emprego o fazem por um aumento salarial, o que é compreensível. Afinal, é através do salário que todos pagamos contas, bancamos nossas necessidades e poupamos para nosso futuro. 

Por isso, é natural que a apreciação no ambiente de trabalho também esteja relacionada a uma remuneração justa, apropriada e em linha com o mercado.

Entretanto, é importante destacar que a falta de apreciação no local de trabalho não decorre apenas de questões salariais. 

Além dessas, há também fatores como cultura organizacional, políticas de diversidade, e a própria dinâmica interna no ambiente corporativo.

E como estimular a apreciação no ambiente de trabalho?

Agora que você já sabe o que é apreciação no ambiente de trabalho e porque a valorização de funcionários é importante, vamos dar dicas de como estimular a apreciação.

Como falamos no início, o Dr. Paul White é um especialista no assunto, e ele informa que até 65% dos funcionários da América do Norte afirmam não ter recebido reconhecimento algum no trabalho nos últimos 12 meses, o que é um péssimo sinal para as empresas.

Pois, quando os funcionários não se sentem valorizados, o custo para uma organização é enorme, com perda de produtividade e aumento na taxa de turnover.

A falta de apreciação desvincula os colaboradores emocional e fisicamente: o trabalho se torna um fardo, o nível de absenteísmo aumenta e a motivação vai ao chão, trazendo junto a qualidade de atendimento ao cliente e a força da cultura interna.  

Outra grande fator que leva os colaboradores a se sentirem desvalorizados está na diferença entre reconhecimento e apreciação. 

Enquanto o reconhecimento é um gesto que se concentra nos resultados do trabalho de um funcionário, a apreciação é um gesto que se concentra no trabalhador como pessoa.

Assim, muitas vezes os funcionários sentem esse reconhecimento profissional, mas não sentem que seus chefes ou colegas de trabalho o valorizam como ser humano.

Então, quer entender como estimular a apreciação em seu ambiente de trabalho? É só conferir essas 5 dicas!

1. Seja atencioso com seus colegas de trabalho 

Apreciar alguém é demonstrar afeto, mas como falamos, na maioria dos casos, a exaltação a um funcionário se dá em função de um resultado. 

Mas é preciso entender que por trás de cada meta e objetivo há uma pessoa que, além do trabalho, vive outras questões, de saúde, familiares e mentais também. 

Sentir-se cuidado e apoiado aumenta o bem-estar emocional e mental, o que se traduz em um melhor desempenho de trabalho.

Por isso, é importante demonstrar preocupação e oferecer atenção aos seus colegas, parceiros e amigos de trabalho para além das questões profissionais — pode até parecer pouca coisa, mas isso já faz toda a diferença.

2. Confiança gera confiança

Você já parou para pensar o que te faz ser uma pessoa confiável? E, afinal, por que confiar em alguém? 

A lealdade é um conceito extremamente importante para qualquer empresa, mas só tem lealdade de verdade quem demonstra respeito, responsabilidade e honestidade com seus pares.

Pois, à medida que os membros de uma equipe confiam uns nos outros e começam a trabalhar mais unidos, eles começam a ver os frutos de seus trabalhos compartilhados, e sentem realmente que são parte integral do sucesso do grupo.

Portanto, a lealdade deve ser uma virtude sempre propiciada dentro da organização, já que ela é uma das bases para uma equipe sadia e produtiva. 

Como dizia Henry Ford, um dos empresários mais famosos de todos os tempos, “se juntar é o começo, permanecer juntos é o progresso, e trabalhar juntos é o sucesso”.

3. Estimule a empatia em seu ambiente de trabalho

Você já sofreu com algum descaso ou recebeu uma resposta desrespeitosa no ambiente de trabalho? No geral, o motivo para isso é uma falta de empatia entre os colaboradores da organização, de saber se colocar no lugar do outro. 

A empatia no ambiente de trabalho é considerada uma soft skill, ou uma habilidade social fundamental para a boa convivência entre todos.

Além de aumentar a confiança dos colaboradores, a empatia estimula a positividade no espaço de trabalho. Acredite: demonstrar uma gratidão sincera pode trazer resultados incríveis para sua equipe e, muitas vezes, um “obrigado” já é o suficiente para cumprir o serviço.

4. Melhore sua capacidade de mostrar apreço por colegas “difíceis”.

Todo mundo já teve que trabalhar com uma pessoa “difícil”, não é mesmo? Às vezes, essa pessoa pode ser um chefe, um cliente, ou até mesmo o colega que senta ao seu lado.

Mas é essencial entender que ninguém é apenas ruim ou apenas negativo. O fato dela falar muito alto, ser “sem noção”, ou ter atitudes impróprias para o momento não quer dizer que ela não tenha uma boa solução para aquele velho problema, tampouco que ela não possa mudar de atitude!

E, afinal, você já parou para conhecer e entender melhor essa pessoa? O que você pode aprender com ela e o que você pode ensinar para ela? Isso também é um exercício importante de apreciação no ambiente de trabalho, e que pode render bons frutos.

5. Aja sempre de forma apropriada com seus colegas

Toda pessoa tem seu jeito único de ser e de trabalhar. Por isso, é importante procurar saber como os outros preferem agir e interagir, principalmente para evitar momentos que podem ser constrangedores, seja para você ou para a outra pessoa.

O toque físico, por exemplo, pode ser uma questão polêmica no ambiente de trabalho. Algumas pessoas são mais afeitas a um nível maior de carinho e intimidade, preferindo abraços à apertos de mão. Mas nem sempre essa é a norma, e o inverso disso é igualmente comum.

Por isso, procure entender como os seus colegas gostam de ser tratados. Isso pode ser feito tanto através da observação e da experimentação, bem como perguntando diretamente para a pessoa como ela prefere interagir socialmente.

À princípio, principalmente naqueles momentos iniciais de onboarding, identificar a melhor maneira de interagir com seus colegas pode ser difícil. Contudo, esse é um passo fundamental para criar um ambiente de trabalho mais positivo, produtivo e satisfatório para todos.

E, com isso, a gente encerra por aqui o nosso texto “Apreciação no ambiente de trabalho: por que é importante e como estimular?”. Esperamos que você tenha gostado!

Confira também:

Cadastre-se para receber as novidades

Enviando...