Ivory

Carregando...

Ivory IT

Blog

  • Home »
  • Blog »
  • App corporativo: como essa ferramenta pode ajudar as empresas?

App corporativo: como essa ferramenta pode ajudar as empresas?

Intranet Mobile Transformação Digital - por Fernanda Pinheiro

O app corporativo possibilita contato imediato com os colaboradores e centralização das informações.

Com a rápida evolução da tecnologia mobile, melhoria nas redes de 4G e 5G, celulares e tablets se tornam uma oportunidade estratégica para qualquer tipo de negócio focado em comunicar efetivamente com seus funcionários. Equipe e instituição têm a possibilidade de se conectarem como nunca.

Os ganhos da utilização da tecnologia são inúmeros: agilidade, assertividade, gerenciamento da comunicação, confiança na informação e captação de dados. Seja para mobilizar em torno de uma campanha de Marketing ou mesmo para avisos urgentes, ter um app corporativo leva a gestão de pessoas a outro nível de eficiência, pois atuará diretamente na unidade de discurso dentro da empresa, ajudando a solidificar a cultura interna.

O app corporativo é uma ferramenta de intranet e transformação digital aplicada na gestão de pessoas, que atua diretamente em como a empresa se comunica com seu público interno. Serve como centro de comunicação direta. Pode ser utilizado por toda a empresa ou mesmo para gestão de times separados.  É simples de usar e permite que a direção utilize a informação de modo estratégico, como fonte de assuntos diversos,  com foco nas necessidades da organização.

O uso do app apresenta diversas vantagens, mas é crucial manter a comunidade engajada na utilização constante e confiável. As informações disponibilizadas no app são sempre de caráter oficial e representam o pensamento da empresa, por isso é preciso pensar o conteúdo de maneira que informe sem criar polêmicas.

Para começar a usar um app corporativo é preciso fazer um pequeno plano, que vai facilitar bem a criação deste conteúdo específico e também orientar as ações futuras.

O uso do aplicativo deixa a gestão de comunicação interna mais ágil e eficiente.

Como montar uma estratégia de conteúdo para app corporativo:

1 – Escolha um app que atenda suas necessidades reais.

Sem expandir demais o uso sob o risco de descentralizar as informações e criar uma demanda grande de trabalho.

2 – Crie um time de funcionários para gestão do app.

Pessoal de RH, comunicação, marketing e representantes técnico por área.

3 – Crie categorias de informação: as que terão uso constante e informação ocasional.

Exemplo de uso constante: Aniversários, datas comemorativas do mês, comunicado sobre agenda interna, campanhas de vendas internas, motivação, conteúdo educativo direcionado, assuntos de interesse geral como curiosidades e inovações.

Exemplo de datas de uso ocasional: Assuntos de urgência, lançamentos, mobilização para eventos, engajamento em campanhas de marketing, convocações, lembretes e o uso da ferramenta como porta voz oficial da direção.

4 – Faça uma agenda com temas diversos.

Neste caso você pode usar um planejamento trimestral, separado por dias na semana. Tenha em mente que essa agenda poderá sofrer alterações em caso de assuntos ocasionais. Nunca programe muito assuntos para o mesmo dia, salvo casos de urgência.

5 – Abra um canal direto de retorno para seu colaborador. Sempre disponibilize e-mail ou outra forma de contato com a equipe de gestão do app.

O feedback é central na estratégia. Pois ele trará força para as informações. O uso e-mail como meio principal de contato é sugerido pois deixa a relação mais direta e nominal. É importante responder todas as demandas, mesmo as mais complicadas, podem trazer soluções permanentes para o bom funcionamento do negócio.

6 – Crie parâmetros para métricas, só assim a gestão poderá ser eficiente.

Ter acesso a dados de navegação dos usuários permitirá enxergar problemas e gerar soluções mais rápidas e focadas. Utilize o Google Analytics para fazer essa gestão. Desenvolva pesquisas em formulários e compartilhe o link no app, assim as pesquisas também podem ser direcionadas por assunto.

Que tipo de aplicativo devo escolher para a organização?

Desenvolvido pela Ivory, o Intrapp é um ótimo exemplo de ferramenta de transformação digital para empresas. Dentro deste app todas as etapas do plano acima podem ser realizadas de maneira simples, como enviar um e-mail. É possível colocar conteúdo e notícias, fotos nas galerias, disponibilizar vagas, acompanhamento da agenda entre outros. Intuitivo, o aplicativo não necessita de especialistas para ser gerido, apenas criatividade e vontade de fazer melhor. O app está disponível em versões androide e IOS e pode ser baixado gratuitamente na Apple Store e no Google Play.

O mais interessante desse aplicativo é o excelente custo benefício. Com o Intrapp a empresa não precisa arcar com o tempo e o custo alto de desenvolvimento de um app próprio. A plataforma disponibiliza opções de planos de baixo custo, que podem ser escolhidos de acordo com a necessidade de cada empresa.

A vantagem é que toda informação fica sob segurança da empresa desenvolvedora e isso dispensa a necessidade de criação de infra estrutura especial para essa gestão. Além disso para usar o Intrapp, basta baixar e cadastrar um plano e começar a usar, sem necessidade de esperar os longos testes de desenvolvimento.

Tem experiência no uso de aplicativos corporativos? Compartilhe com a gente essa história!
Envie um e-mail para contato@ivoryit.com.br

Photos from Pexels

Cadastre-se para receber as novidades

Enviando...