Ivory

Carregando...

Ivory IT

Blog

  • Home »
  • Blog »
  • Ambiente corporativo: porque é importante e 5 dicas para melhorar

Ambiente corporativo: porque é importante e 5 dicas para melhorar

Recursos Humanos - por Fernanda Pinheiro

ambiente corporativo

Você já assistiu a uma partida de futebol e viu seu time bater cabeça, cometer erros crassos e simplesmente não se encaixar? No mundo dos negócios, cenas como essa também são comuns, e são excelentes exemplos para entender a importância de se ter um ambiente corporativo saudável.

Então, se você está querendo melhorar o clima organizacional, crescer o nível de satisfação dos colaboradores e aumentar a produtividade, este texto é para você!

Continue com a gente para descobrir a importância do ambiente corporativo e confira 5 dicas para melhorá-lo na sua organização!

Por que é importante cuidar do seu ambiente corporativo?

Antes de ir direto ao ponto do tópico, você sabe o que é ambiente corporativo? Podemos defini-lo como sendo o ambiente de trabalho da sua empresa, o local em que você e os demais colaboradores interagem, convivem e se relacionam em boa parte da semana.

Portanto, cuidar do ambiente corporativo significa cuidar da sua própria equipe, garantindo um espaço saudável, organizado, positivo e produtivo para todos.

Em uma pesquisa realizada pela Steelcase ao Instituto Ipsos, foram entrevistados 10 mil funcionários de empresas em 14 países. Desses, apenas 31% afirmaram estar satisfeitos com o ambiente corporativo de suas organizações.

Por outro lado, 69% dos entrevistados, pouco mais de dois terços do total, disseram estar descontentes, principalmente com a desorganização do local.

Então, como aumentar a satisfação de todos com o ambiente de trabalho? O que fazer para deixar o clima organizacional mais agradável, e quais fatores realmente afetam sua produtividade? É isso que vamos discutir agora!

Afinal, como ter um ambiente corporativo de sucesso?

Estimule um comportamento ético

O que é certo ou errado? A resposta depende da cultura e educação de cada indivíduo. Mas, para que a organização possa agir eticamente, é necessário o alinhamento de princípios em prol da imagem que a instituição pretende transmitir ao mercado.

Por isso, respeitar a diversidade e destacar a importância de princípios básicos, como moral, caráter e honestidade são fundamentais para uma boa convivência social.

Além disso, para ter um ambiente corporativo harmonioso, é importante certificar-se de que os valores da instituição combinam com o de seus colaboradores, e que todos sempre busquem trabalhar em cima de fatos, não de suposições.

Afinal, assegurar-se de que as informações foram claras, completas e bem recebidas pelo outro são formas de preservar tanto o cliente interno quanto o externo.

É válido lembrar que a organização também tem seus deveres. Remunerar dignamente, recolher impostos, preservar a ecologia, o meio ambiente e interagir com lealdade são exemplos éticos.

Por fim, lutar por um ambiente corporativo ético não é uma tarefa fácil, e muitas das vezes a lei do “jeitinho” se sobressai. Contudo, fazer o certo e agir de forma ética é um excelente exemplo para qualquer equipe, e pode estimular outros a fazer o mesmo.

Tenha uma equipe bem preparada

Um erro bastante cometido pelas empresas é ter uma comunicação pouco eficiente com os funcionários sobre seus produtos e serviços comercializados.

Para fechar uma venda, é importante evidenciar ao cliente quais as vantagens em relação ao concorrente. Contudo, não saber informar a funcionalidade de seu produto/serviço, ou ser incapaz de realizar a entrega do produto no prazo estimado, pode colocar sua imagem em risco e gerar estresse no seu ambiente corporativo.

Pois, quando a equipe está bem preparada para tirar dúvidas dos clientes, seja por email, site ou telefone, o atendimento melhora e a fidelização acontece.

E, além de evitar discórdias e competições desnecessárias, quando os colaboradores estão alinhados e buscando o mesmo objetivo, a organização só tem a ganhar.

Então, vale reforçar que a missão, visão e valores da organização devem sempre ter um significado real dentro dos negócios. Uma relação de parceria entre funcionário e equipe reflete rapidamente no público externo da organização, e se os funcionários entendem o motivo pelo qual estão trabalhando, certamente irão mostrar mais interesse e envolvimento para o cliente.

Esteja atento às novas tecnologias

A constante expansão da tecnologia favorece a viabilização de processos complexos, contribui para identificação do mercado competitivo e, com isso, beneficia o ambiente corporativo.

Assim, aplicativos para comunicação interna, softwares e sites corporativos são inovações tecnológicas que possibilitam a fusão de informações, notícias e dados entre os diversos setores e plantas da organização.

Pois, ao automatizar e simplificar processos, e permitir a interação entre os diferentes times que compõem uma organização, tais tecnologias acabam por impactar diretamente no ambiente corporativo.

Diante dessas possibilidades, as empresas podem reagir de forma construtiva, norteando suas ações sempre em cima de análises. O desempenho organizacional deve ser avaliado pela eficácia na realização dos objetivos e pela eficiência na utilização dos recursos.

Por isso, utilizar informações precisas e dar transparência aos processos internos podem ser dois fatores determinantes para a sobrevivência ou não de um negócio.

Motive seus colaboradores

Você já ouviu falar de absenteísmo? Quando os colaboradores estão pouco empolgados com o trabalho e se sentem desmotivados, acabam se tornando mais displicentes com os prazos, entregas e horários.

Assim, eles não colocam a energia necessária para que a organização atinja suas metas, e é justamente por isso que é fundamental despertar razões para que o funcionário se mantenha comprometido e engajado no ambiente corporativo.

Afinal, neste mercado de trabalho crescentemente competitivo e com clientes cada vez mais exigentes, uma equipe motivada cria as condições necessárias para realizar grandes feitos.

Dessa forma, identificar os talentos, desenvolver as habilidades e reconhecer os esforços são coisas essenciais para que a equipe trabalhe em harmonia. Isso tudo propicia, também, o desenvolvimento profissional e aumenta o nível de satisfação dos funcionários com a empresa.

Invista no layout da empresa

Por fim, e isso pode até parecer pouca coisa, mas o layout é uma peça imprescindível para melhorar o seu ambiente corporativo.

Quando falamos em layout, nos referimos não só à organização e disposição dos móveis, mesas, cadeiras, mas, também, à iluminação, ventilação e decoração do local.

Isso porque é natural que os seus colaboradores se sintam mais à vontade se o espaço da empresa for agradável, aconchegante e confortável. Um layout otimizado desbloqueia o processo produtivo, evita rearranjos, encurta distâncias e facilita a comunicação entre setores.

Por sua vez, essa melhor convivência é estimulante à troca e compartilhamento de informações e ideias entre colaboradores, uma etapa essencial ao processo de inovação.

Assim, encerramos por aqui o nosso texto de hoje! Esperamos que seja útil para a sua empresa e que ajude a tornar o seu ambiente corporativo ainda melhor.

Gostou? Então confira também:

Cadastre-se para receber as novidades

Enviando...