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Design Thinking: criatividade e inovação alavancando negócios

Há quem pense que as melhores ideias surgem do nada. A realidade é que a maior parte das ideias inovadoras surge de um processo colaborativo que envolve criatividade, trabalhos de alinhamento, seleção, prototipagem, desenvolvimento e melhorias contínuas para a implementação do produto ou serviço desejado. 

Inovação não é somente criar coisas novas e revolucionárias. Na verdade, está relacionada a processos de adoção e implementação de novas práticas dentro e/ou fora da empresa. 

Por isso, o conceito de Design Thinking ganha importância. Trata-se de um pensamento voltado à inovação, criatividade e colaboração, com processos para criar soluções inovadoras para os negócios.

Continue a leitura deste post e fique por dentro do assunto.

O que é design thinking?

“Design Thinking, ou pensamento de Design, é uma abstração do modelo mental utilizado há anos pelos designers para dar vida a ideias. Esse modelo mental e seus poderosos conceitos podem ser aprendidos e utilizados por qualquer pessoa e aplicados em qualquer cenário de negócio ou projeto social.” – Tim Brown

O Design Thinking surge como metodologia criativa e prática para resolução de problemas e criação de projetos. Essa nova abordagem vem sendo amplamente utilizada nas diferentes áreas das organizações para buscar inovação em negócios ou processos. Ainda, fica em alcançar resultados práticos e soluções, que são:

  • Tecnicamente praticáveis — podem ser desenvolvidas em produtos ou processos funcionais;
  • Economicamente viáveis — o negócio tem condições de implementar a abordagem;
  • Desejáveis para o usuário — atendem a uma verdadeira necessidade humana.

Aqui, o foco são as pessoas, ou seja, todo o olhar é direcionado ao cliente final, a fim de que o compreendam pela perspectiva dele e, com as competências profissionais diversas, criem soluções que atendam plenamente ao esperado. 

Essa abordagem foi criada nos anos 90 pelos profissionais David Kelley e Tim Brown que sonhavam em solucionar problemas de forma inovadora e criativa. Os dois estruturaram o design thinking e disseminaram com os pilares que veremos a seguir. 

Empatia 

O primeiro pilar é a empatia. Sem ela, não é possível criar soluções criativas e efetivas. Segundo a metodologia, para funcionar, você deve se colocar no lugar do outro, conhecer seus gostos, necessidades, limitações e desejos. Diferente da comunicação que cria uma idealização de persona, o Design Thinking utiliza usuários reais. 

Colaboração 

No Design Thinking, a colaboração faz parte do processo. Um mesmo fato pode gerar diferentes interpretações. Ao juntar profissionais multidisciplinares, aumentam-se as possibilidades de aprofundamento sobre o assunto, criação e discussão. Toda ideia inovadora é fruto de diferentes perspectivas compartilhadas entre a equipe. 

Experimentação  

A Experimentação é a etapa do Design Thinking que testa e diz se o produto/solução é viável. É momento de pôr em prática toda a criação, desenvolvimento e criatividade. Ainda, é durante a experimentação que a observação é aplicada para reconhecer o que deu errado e procurar outras maneiras de solucionar. Quanto mais o protótipo é testado, mais melhorias poderão ser pensadas. 

O Design Thinking pode ser aplicado em qualquer negócio? 

A maior vantagem dessa metodologia é que ela pode ser implementada em qualquer tipo de negócio, independente do segmento. Isso porque, ela serve para resolver problemas de pequena a grande complexidade, gerando valor e propósito ao produto/solução oferecida por ele. 

Os benefícios do Design Thinking podem ser inúmeros. Mesmo com a abordagem mais humana, a preocupação com o resultado não diminui. Com processos mais otimizados, a metodologia demanda dos profissionais uma boa visão sistêmica dos micro e macros processos, a fim de encontrar novos caminhos que ajudem a chegar no propósito traçado. 

Além disso, o engajamento tende a aumentar. Com a liberdade e interação das equipes, os profissionais são incentivados a darem o melhor de si em função do sentimento de pertencimento, de saber que suas sugestões são ouvidas e, se for o caso, acatadas. Lembre-se, não existe escassez de novas ideias. Muitas vezes, funcionários propõem soluções interessantes para os problemas, mas não são ouvidos. 

Outro ponto de sucesso do Design Thinking é a redução de custos. Conforme um estudo recente da McKinsey, foram identificados benefícios financeiros significativos de 32% mais receita e 56% maiores retornos totais. Essa redução vem como consequência da assertividade do produto à expectativa do cliente. 

O ambiente interno e a cultura organizacional são amplamente beneficiados com o Design Thinking. Com o exercício de empatia, colaboração e experimentação com seus produtos, muitas dessas habilidades socioemocionais também são aplicadas nas relações diárias entre os colaboradores. Seus profissionais começam a lidar melhor com suas emoções, incentivando todos a trabalharem melhor sua inteligência emocional. 

Tenha softwares aliados ao Design Thinking

Ter uma boa quantidade de ideias é primordial para o processo de inovação. Mas para influenciar, é necessário ter em sua empresa ferramentas e softwares que agilizem a transformação digital.

Se você quer priorizar a qualidade de gestão de ideias e alinhá-las ao Design Thinking, ter um time certo como parceiro pode te auxiliar a agilizar a implementação de uma metodologia tão essencial. Por isso, desenvolvemos uma solução perfeita: Ivory Discovery. 

Essa solução conta com um time de especialistas preparados para te ajudar no desenvolvimento do produto certo para seu negócio. Buscamos o sucesso contínuo e a entrega de resultados focados no cliente. Entre em contato  agora com um de nossos consultores e conheça mais os serviços da Ivory IT. Oferecemos as melhores soluções em tecnologia e processos de transformação digital.