Ivory IT - O Futuro é agora!

Ivory IT - Soluções em tecnologia

Conhecimento é para
ser compartilhado!

para baixo

Temas de interesse:

Data Visualization: tomando decisões mais assertivas no seu negócio

Você já parou para pensar na quantidade de dados a que somos expostos diariamente? No seu negócio, por exemplo, são informações constantes que precisam ser analisadas, compreendidas e metrificadas para se obter sucesso e tomar decisões assertivas.

Visualizar esses dados apenas de forma escrita e robusta pode ser muito mais difícil e exigir mais esforço do que o necessário para o entendimento, por isso a data visualization ou, traduzindo para o português, visualização de dados, auxilia na assimilação dessas informações por meio de elementos visuais de fácil compreensão. 

Nesse sentido, infográficos, mapas, esquemas e peças interativas estão entre as formas de data visualization mais utilizadas e garantem escolhas muito mais positivas em um negócio. Para entender melhor a relação do processo com a tomada de decisões mais assertivas, continue a leitura e saiba mais!

O que é Data Visualization

 

O processo de Data Visualization consiste, basicamente, em transformar informações textuais em dados visuais interativos e de fácil assimilação. 

Provavelmente, se você precisar interpretar dados, por exemplo, estatísticos de uma pesquisa feita por sua empresa e contar apenas com informações escritas, o processo seria muito mais demorado e talvez deixaria passar pontos importantes para as suas estratégias. 

Apesar disso, a distribuição das palavras de forma visual, onde é possível comparar de maneira clara e rápida o que significa determinada informação, torna o entendimento mais fácil.

Imagine que você recebeu dados de uma pesquisa de concorrência, por exemplo. Se a distribuição das informações for feita utilizando gráficos e tabelas comparativas, possivelmente, compreenderá melhor possíveis padrões e tendências de valor para uma tomada de decisão.

Mas, afinal, por que a visualização de dados por meio de elementos gráficos é mais simples?

Explicando: porque internalizamos melhor informações visuais

 

Estudos apontam que 90% das informações que o cérebro humano recebe são visuais, além de processar com muito mais facilidade uma imagem do que um texto apenas escrito.

Como o cérebro já é preparado para assimilar informações visuais, é muito mais provável internalizar e entender dados de uma pesquisa se eles forem distribuídos em gráficos com formas e cores atrativas, do que apenas em um texto escrito. O esforço para entender uma imagem é, portanto, muito menor para o cérebro.

Se a sua empresa utiliza o data lake, por exemplo, que armazena uma quantidade significativa de dados, utilizar essas informações com a data visualization pode proporcionar a toda a equipe o entendimento das informações e, ainda, um alinhamento que leve a resoluções mais claras.

Leia mais: Transformação digital nas empresas

Leia mais: Indústria 4.0: afinal, o que é? 

Os benefícios da Data Visualization

 

Utilizar a data visualization traz diversas vantagens para um negócio. A facilidade que temos em compreender melhor informações visuais é justamente o que faz o processo ser muito útil em diferentes situações. Veja abaixo alguns desses benefícios.

Auxilia na compreensão das informações

Como falamos, analisar dados robustos por meio de imagens facilita, e muito, na compreensão dos mesmos. Além do fato do cérebro processar melhor o conteúdo visual, assim fica mais simples se atentar a detalhes importantes e otimizar o desenvolvimento de estratégias a partir da análise.

Proporciona mais agilidade na análise de dados

Analisar um texto escrito, cheio de números e dados extremamente importantes pode ser um processo demorado e pouco produtivo para a equipe.

Com a visualização de dados, a leitura e interpretação das informações é mais simples e ágil, o que ajuda nos processos posteriores, como tomadas de decisões no tempo certo.

Possibilita a identificação de padrões

Se feita uma análise comparativa dos dados via tabelas ou infográficos, por exemplo, a identificação de padrões e possíveis tendências é maior. 

Isso porque, você pode pegar dados de diferentes momentos e, colocando-os lado a lado, identificar o que está dando certo e o que precisa ser ajustado para chegar a resultados melhores a curto e longo prazo.

Facilita a escolha de melhores processos  

Agora, imagine todos esses benefícios e pense no seu negócio. Se você utilizar a visualização de dados em uma reunião de estratégia, com toda a equipe tendo conseguido analisar as informações com a facilidade que o processo proporciona, fica muito mais fácil tomar decisões e aumentar o desempenho da sua empresa.

Com todos enxergando padrões, comparando estrategicamente os dados, tudo isso com a agilidade da data visualization, as chances de sucesso nos projetos são muito maiores.

Como aplicar data visualization na sua empresa

 

Hoje, existem diferentes métodos, soluções e ferramentas disponíveis para implementar a data visualization de forma descomplicada em um negócio. 

Nesse sentido, é possível fazer a visualização de dados utilizando ferramentas já muito conhecidas, como o Microsoft Excel ou o Canva.

Mas existem também plataformas baseadas em Business Intelligence (BI), mais completas e automatizadas, que permitem que os usuários construam relatórios e dashboards de forma simples, podendo ter visualizações interativas de dados complexos. 

Com os softwares de BI é possível:

  • Gerar relatórios de forma automatizada;
  • Analisar resultados de campanhas;
  • Prever lucros e vendas;

E muito mais!

A Ivory IT ajuda empresas com as melhores soluções em tecnologia, de forma ágil, personalizada e segura. Temos um time de especialistas preparado para a transformação digital da sua empresa. Acesse nosso site e conheça nossas soluções!