Ivory IT - O Futuro é agora!

Ivory IT - Soluções em tecnologia

Conhecimento é para
ser compartilhado!

para baixo

Temas de interesse:

Automação Logística: Práticas para uma logística ágil e econômica

Automatizar a logística otimiza o tempo, economiza, diminui possíveis falhas nos processos e deixa o cliente mais satisfeito.

Automação logística, assim como o nome já diz, é a automatização de processos logísticos. A empresa adota sistemas de gestão de ferramentas que permitem que a execução de processos seja automática. Dessa forma, reduz drasticamente os trabalhos feitos manualmente e aumentando a produtividade. Lembrando que quando falamos de processos logísticos, estamos falando de armazenamento, transporte, administração de recursos, dentre outros. 

A automação de processos não se aplica apenas à logística. Diferentes negócios que querem ganhar tempo e desenvolver um trabalho mais ágil e padronizado estão investindo no recurso. Ou seja, é uma tendência no dia a dia das empresas e aponta para o crescimento.

Leia mais sobre metodologia ágil no blog 5 dicas para implementar Metodologias Ágeis.

Benefícios da automação logística

Além dos benefícios que já citamos, a automação logística envolve outras vantagens. Confira!

Redução de custos

Com a automação, os gestores têm uma visão geral dos eventos que acontecem na empresa, principalmente sobre falhas que podem gerar danos financeiros. 

O benefício da redução de custos é um dos principais, já que, antes da automação, todos os processos eram manuais, o que consumia mais recursos, aumentava a possibilidade de erros e tornavam as atividades do dia a dia mais complexas. 

Agora, com a automação logística, as empresas conseguem também reforçar a segurança, evitando extravios de encomendas, falhas que gerem troca ou devoluções e danos nos produtos. Além disso,é possível planejar quais rotas são mais eficientes e elaborar estratégias para otimizar o transporte, melhorando embalagens, por exemplo. 

Melhora do controle geral

Outro benefício é a centralização das informações. Com a automação, os processos e operações são mais facilmente controlados, assim, há mais flexibilidade, organização e fluidez. Isso porque os dados podem ficam integrados e centralizados em um só lugar, facilitando a identificação de informações e monitoramento das ações. 

Otimização do tempo

Tempo é dinheiro! Só que, mais do que isso, a otimização do tempo é um valioso diferencial, desde a organização interna até o cliente, que está cada vez mais em busca de respostas rápidas e prazos reduzidos. 

A automatização logística ajuda o gestor a dimensionar a frota rapidamente, conforme quantidade de entregas, por exemplo. Desse modo, é assegurado o máximo de aproveitamento dos transportes e a ociosidade é evitada. 

Dicas práticas para uma logística ágil e econômica

Falamos dos benefícios, mas como colocar realmente em prática a logística ágil e econômica? E como automatizar? Existem algumas opções. 

O ERP (Enterprise Resource Planning), software para gestão de empresas, serve para gerenciar processos de logística. Ele ajuda a aperfeiçoar a integração, comunicação de dados e o controle. 

O Warehouse Management System (WMS) é utilizado para separar pedidos e trabalhos dentro dos estoques e nos armazéns. Ele tem hardwares que aumentam a segurança e auxiliam na prevenção de falhas e perdas. 

Já o TMS, sigla de Transportation Management System, é outro software completo com a finalidade de gerenciar transporte. Ele controla atividades diárias, como o controle de frotas, tabela de fretes, gestão de recursos e manutenções. 

Vamos às práticas:

Defina quais informações são mais importantes para serem coletadas

Previsão de tempo do percurso, extensão de rotas, pedágios no percurso e gastos com combustível são alguns dos principais exemplos para coletar no processo de gestão logística. Então, esteja sempre em contato com o restante da equipe para consultar informações e dados que podem ser importantes para a gestão e para a estratégia.

Escolha e organize essas informações em uma plataforma rápida e intuitiva

Citamos alguns modelos de sistema, mas, ao optar pelo machine learning, por exemplo, você organiza as informações coletadas por meio de uma avaliação que tem base em experiências de usuários reais e não em pressuposições;

Analise e implemente melhorias

A otimização de processos logísticos anda lado a lado com a experiência de mercado. Os aprimoramentos chegam quando o gestor faz análises e decide o que deve sofrer alterações e as inovações necessárias;

Padronize os processos de criação de rota

Pense nos imprevistos com antecedência, o que fazer quando eles acontecerem? Foque no desenvolvimento dos processos com base na experiência e defina um plano de ação para cada um dos imprevistos que podem chegar até você. 

Em resumo, apostar em automação logística é investir em mais economia, agilidade, produtividade e satisfação do cliente. Na Ivory, somos especialistas em projetos de tecnologia para empresas de logística! Entre em contato com a gente. O futuro é agora!