Ivory IT - O Futuro é agora!

Ivory IT - Soluções em tecnologia

Conhecimento é para
ser compartilhado!

para baixo

Temas de interesse:

Como a profissão de designer gráfico evoluiu com a transformação digital

Por definição, o termo design gráfico diz respeito à área de conhecimento que organiza, elabora e ordena esteticamente elementos textuais e não-textuais em peças gráficas, com a finalidade de comunicar visualmente

Apropriada do inglês, mas originada do latim, a palavra design remete a “desenho ou projeto” e o profissional responsável por colocar em prática tal ofício é o designer gráfico.

Mas, afinal, o que faz um designer gráfico?

O designer gráfico é o profissional de design responsável por desenvolver muito mais que peças gráficas, como logotipos, panfletos, vídeos e outros, porém com soluções e produtos que combinam arte e técnica.

Hoje, pelo fato de já estarmos imersos em tecnologia, o designer tem o papel de melhorar a experiência dos usuários.

Essa imersão em tecnologia e a transformação digital que experienciamos torna ainda mais importante a atuação do designer gráfico.

O impacto da transformação digital

Ao longo dos anos, a tecnologia tem avançado, e com ela o comportamento e necessidades humanas. Assim, todos os setores da sociedade e, principalmente, o mercado de trabalho, precisam se adaptar à nova realidade e ao que pede a nova geração.

Nesse sentido, a transformação digital pode ser entendida como uma movimentação, especialmente por parte de empresas, para implementar e tornar a rotina tecnológica, buscando melhorar o desempenho, impactar pessoas e fazer com que as experiências no mundo digital sejam cada vez mais reais. 

É por meio dessa transformação que empresas têm mudado suas estruturas para garantir que estejam aptas e conectadas no futuro. Isso porque, a transformação digital repensa estruturas, fluxos de operação, cultura e modelos de negócios.

Além disso, ela traz consigo algumas tendências que exigem adaptabilidade e uma série de trabalhos conjuntos com profissionais preparados. 

Inovações como big data, data-driven, internet das coisas (conexão de diversas interfaces), realidade virtual e aumentada, inteligência artificial, machine learning, business intelligence e automação de marketing pedem o olhar atento do designer, com seu lado humano que enxerga a necessidade do usuário. 

Portanto, é quase improvável falarmos de tecnologia e inovação sem pensar no design gráfico.

A evolução e o papel do designer gráfico na transformação digital

O design é relativamente uma profissão recente datada da segunda metade do século XX sendo o principal motivo de seu reconhecimento como profissão a Revolução Industrial, que trouxe o avanço da tecnologia e a necessidade de comunicar visualmente e democratizar a informação.

No início, esse profissional se dedicava com mais ênfase às artes gráficas impressas. Com a evolução da tecnologia e a transformação digital, surgiu a necessidade de atuar em projetos ainda maiores e que conversassem com a nova realidade. Por exemplo: 

  • identidade visual de marcas;
  • websites;
  • interface de aplicativos;
  • desenvolvimento de produtos robustos.

Hoje, é quase impossível pensar, por exemplo, na criação de uma realidade aumentada sem passar pelo trabalho de um designer gráfico. Ou, então, na automação de marketing ou na estratégia de business intelligence sem que o design seja elaborado em conjunto com as outras etapas.

O design é uma forma de simplificar e acelerar o processo e a solução de negócios, guiando a construção de novos modelos, produtos e serviços. 

On-line, somos impactados o tempo todo com milhares de informações. Isso leva a um saturamento que pode fazer com que passe despercebido um produto ou serviço.

Por isso, torna-se necessária uma mensagem prática, clara e objetiva. Isso faz com que os projetos de tecnologia passem a precisar, e muito, do designer gráfico. 

O designer na criação de projetos de tecnologia

O design gráfico não é baseado apenas nos elementos visuais, mas em um mundo de possibilidades e resoluções que passam por:

  • estratégia de negócio por meio de soluções digitais;
  • desenvolvimento de plataformas que buscam melhorar a experiência do usuário um dos pilares da transformação digital;
  • resolução de problemas através da inovação;
  • construção de novos modelos, produtos e serviços baseados na vivência humana.

Pensar no design e na transformação digital transcende o visual. Trata-se de mudar serviços, estratégias, produtos e processos que impactam diretamente o consumidor sem que o mundo digital se torne um bombardeio de informações imprecisas. Ou seja, um novo caminho para a comunicação digital.

O poder do design gráfico no universo digital passa por pequenos detalhes que geram experiências únicas. Pensa-se nas formas e adaptabilidades, projetando, inclusive, o impacto que as cores e ambientes digitais podem trazer a alguém.

Toda essa evolução trazida pela transformação digital desencadeia soluções que, além de fazerem um negócio crescer, transformam a relação com o digital.

Na Ivory IT, entendemos que o papel deste profissional está intimamente ligado a entregas assertivas. Além disso, mais inteligentes e que tornam única a experiência das marcas e do consumidor final.

Estamos preparados para ajudar a transformar o seu negócio e entregar ainda mais valor ao seu cliente. Fale conosco e conheça as nossas soluções!