Ivory IT

Blog

  • Home »
  • Blog »
  • Transformação Digital e os impactos no seu negócio

Transformação Digital e os impactos no seu negócio

Tecnologia e Inovação - por Fernanda Pinheiro

Transformação digital: aumentando o nível do seu negócio.

Transformação digital: aumentando o nível do seu negócio.

O que é transformação digital? O Harvard Business Review Analytics Services (HBR-AS) entrevistou 335 empresas no início de 2017 com intuíto de questionar sobre esse assunto tão comentado atualmente.

Daí, eles emitiram um relatório com os seguintes resultados:

  • 43% dessas empresas, estão investindo fortemente em novas tecnologias e estão sendo consideradas líderes em sua área de atuação;
  • 80% dos entrevistados apontaram que o maior risco da transformação digital é resistir a mudanças;
  • 68% afirmaram que sua rentabilidade aumentou em função da transformação digital, isto é, as receitas ampliaram e os custos diminuíram;
  • Apontaram que o cliente tem sido o setor de maior investimento digital.

Porém, para muitos empreendedores entender o conceito e implantar estratégias dessa transformação é muito difícil. Concorda que muitas pessoas associam a ideia de transformação digital ao futuro? Mas a verdade é que nós estamos vivendo esse futuro.

Transformação digital é um processo em que usamos a tecnologia a fim de otimizar, atualizar e reestruturar recursos com objetivo de garantir melhores resultados. Por exemplo, há 10 anos atrás quais eram os meios de comunicação disponíveis?

A comunicação é uma das áreas que está passando por brutas mudanças. Você se imagina sem a agilidade do whatsapp? Hoje, esse aplicativo não é apenas um entretenimento. Você sabia que muitas empresas estão investindo em whatsapp corporativo e se beneficiando dessa transformação?

Esse foi apenas um exemplo, mas existem diversas ferramentas que estão sendo desenvolvidas em função desse avanço tecnológico e  modificando a realidade do empreendedor.

Mas você já parou para pensar que a tecnologia não faz nada pelas pessoas? A internet por exemplo é apenas um espaço vazio, nós que disseminamos e movimentamos conteúdos. Concorda que se não fossem criadas diversas estratégias para atrair as pessoas, a internet de nada valeria?

Estratégias dentro da transformação digital é primordial. Não adianta você desenvolver, comprar e utilizar o melhor software ou dispositivo. Você precisa estabelecer objetivos, metas, e estratégias para alcançar o sucesso.

Existe um mito que apenas o setor de TI é responsável por propor soluções fundamentadas na transformação digital. Porém, para garantir o nível de atuação digital que o seu negócio precisa, todos os colaboradores devem estar empenhados e dispostos a abraçar novas possibilidades.

Como o seu negócio está reagindo a transformação digital? Você está liderando sua área de atuação? O que fazer para se tornar um dos primeiros nesse ranking?

4 Área críticas da Transformação Digital

Segundo a IMD, escola de negócios da Suíça companhias que não se atentarem à revolução digital poderão perder mercado, ou até mesmo desaparecer.

Existem algumas áreas que estão em destaque e você precisa abraçá-las, afinal a oportunidade está aqui, você está preparado?

Computação em Nuvem

A ideia do Cloud Computing se fundamenta na acessibilidade de recursos de qualquer lugar do mundo. Por exemplo, você ainda armazena seus arquivos em pendrive? Acredito que esse dispositivo em pouco tempo será extinguido.

Concorda que você pode perder seu pendrive, ser roubado ou ele pode estragar? Como você irá restaurar tudo o que foi salvo? Daí vem a computação em nuvem e nos dá a solução. Salve todos os seus pertences em nuvem e dependa apenas da internet para acessá-los. Além de ser uma ação prática, aumenta  segurança.

A praticidade ao compartilhar informações é primordial na execução de diversas atividades. Por exemplo, o Gmail disponibiliza o Docs onde é possível que diversas pessoas sejam incluídas em um documento e façam atualizações simultaneamente.

Imagine que você está construindo uma tabela de objeções para um novo produto e precisa que todo o seu time de marketing participe. Armazenando-a em nuvem e compartilhando com os integrante da equipe via e-mail é possível que essa ação seja feita rapidamente – independente de onde esses colaboradores estejam.

Mobilidade

O que você busca ao comprar um produto? Praticidade é um item que pesa nas suas escolhas? Você costuma comprar pela internet? Concorda que ter acesso às lojas de seu interesse com apenas alguns cliques favorece na preferência de fornecedor?

Com os seus clientes isso não é diferente. Se você deseja ser competitivo precisa disponibilizar acesso ininterrupto, isto é, sem quebra na comunicação. 

Disponibilizar aplicações de alto desempenho sem comprometer os dados e segurança da empresa são influências da transformação digital.

Pensando em ações estratégicas, disponibilizar o mundo mobile para os seus colaboradores é uma ótima opção. Não se esqueça que a transformação digital veio para simplificar atividades, logo aplicativos podem ser grandes parceiros dos seus negócios.

Mídias Sociais

Você já pesquisou referências sobre algum produto específico antes de compra-lo? Essa é uma ação muito comum no mundo dos negócios. Por exemplo, sua empresa está precisando de uma ferramenta para otimizar a comunicação interna.

Você irá pesquisar quais são as ferramentas disponíveis e buscar a que se encaixa melhor no seu cenário. Por isso, o uso de mídias sociais se tornou tão importante para o setor comercial.

Disponibilizar conteúdos relacionados ao que você vende é uma forma de educar possíveis clientes sobre como funcionam suas soluções. Daí, a partir do conteúdo você se torna uma referência naquele produto/serviço aumentando as chances de conversão para vendas.

As mídias sociais é um canal para estreitar o relacionamento entre a empresa e o cliente, envolvendo o consumidor desde o início do ciclo de vida da sua solução.

O uso de informações online é mais uma estratégia que surgiu com a transformação digital. Se a sua empresa está resistindo à essa mudança, fique atento! O seu negócio precisa ser visto e acessível.

Big Data

Você consegue mensurar a quantidade de dados com que a sua empresa lida diariamente? Como falamos no início do texto, o que seria da internet sem estratégias? Essa realidade não é diferente das informações que a sua empresa produz.

Esses dados precisam ser tratados em tempo real a fim de formar relatórios inteligentes. É muito importante que informações de diferentes setores conversem.

O Big Data é uma solução que organiza diversos dados em tempo real  oferecendo resultados que permitem determinar a causa raiz de um problema, comportamentos fraudulentos, carteiras de riscos, análise de hábitos de compras entre outros insights.

Até alguns anos atrás tudo isso era feito manualmente. Daí chegou a transformação digital e nos permitiu visualizar a situação da empresa como um todo utilizando apenas um software.

Conclusão

Os impactos da transformação digital prometem moldar as organizações do planeta. Mas enxergue-a como uma revolução positiva, afinal ela veio para trazer benefícios, porém apenas para aqueles que estão dispostos.

Quais são os impactos da transformação digital na sua empresa? Você está aberto para “pensar fora da caixinha” e experimentar novas formas de gerir um negócio?

Como você está investindo na experiência dos seus colaboradores? Não se esqueça que toda transformação precisa da aceitação de todos. Você conversa com sua equipe sobre transformação digital?

Quais ferramentas você pode implementar na sua empresa a fim de simplificar processos? O que acha de me enviar um e-mail para discutirmos sobre isso? fernanda.pinheiro@ivoryit.com.br será ótimo nosso bate papo.

Cadastre-se para receber as novidades

Enviando...