Ivory IT

Blog

  • Home »
  • Blog »
  • Scrum: por que trabalhar com essa metodologia?

Scrum: por que trabalhar com essa metodologia?

Tecnologia e Inovação - por Fernanda Pinheiro

Scrum

Metodologia Scrum.

“Trabalhamos em equipes pequenas e interdisciplinares que usam métodos como o Kanban e o Scrum.”

Pode-se esperar ouvir essa declaração de um desenvolvedor de software, mas foi na edição de novembro de 2017 da revista alemã de comunicações internas BEYYOUND,  que Claudia Tilmann chefe de Brand Experience da Yello, uma empresa de vendas e marketing falou sobre essa experiência.

A cada dia que passa, a influência da digitalização atinge cada vez mais profundamente parte de nossas vidas. Hoje, é natural que métodos de gerenciamentos fundamentados em empresas de tecnologias sejam encontrados em novas aplicações.

O Scrum já foi um método usado exclusivamente por equipes de desenvolvimento de TI com intuito de gerenciar suas atividades, mas atualmente aproveitamos o conceito que também gera eficiência em comunicações internas, RH e marketing.

Você sabe o que é o Scrum? É uma estrutura na qual as pessoas podem lidar com problemas complexos de adaptação, enquanto produzem de forma produtiva e criativa os produtos com o maior valor possível.

Simplificando o Scrum é uma maneira de organizar equipes e trabalhar em conjunto. Por exemplo, a Philanthroy Northwest, uma rede de filantropos que constroem comunidades baseadas em diversidade e inclusão, está testando o Scrum como uma forma de melhorar o trabalho em equipe no departamento de comunicação interna.

Você utiliza alguma metodologia para aumentar a eficácia da sua equipe, diminuir distrações, apoiar atitudes de trabalho independentes e promover engajamento?

O método Scrum não tem nada haver com o conhecimento técnico e não requer experiência prévia para ser implementado. O Scrum pode ser usado como uma abordagem eficaz para organizar o trabalho em departamentos de toda a organização.

As últimas evidências de como o Scrum está se infiltrando nas empresas são destacadas no artigo da Forbes: “O RH pode se tornar ágil?”.

Entenda as partes que compõem a metodologia Scrum

Existem quatro partes que compõem o processo de aplicação do Scrum, são elas: planejamento da sprint, levantamento diário, demonstração da sprint e retrospectiva da sprint.  Entenda cada uma dessas partes.

Planejamento de Sprint

O planejamento de Sprint é a base do Scrum. Um Sprint é o período de tempo que você determina que sua equipe levará para concluir uma tarefa futura. Sprints são tipicamente entre duas e quatro semanas, dependendo do número de tarefas que sua equipe precisa resolver.

Veja como funciona: a equipe se reúne no primeiro dia do sprint e discute ou prioriza as próximas tarefas que eles pretendem concluir durante o período designado. Por exemplo, sua empresa é um blog onde vocês postam textos diariamente além de disponibilizar alguns cursos para seus clientes.

Todas as segundas-feiras vocês vão se encontrar, decidir o que vão escrever, postar e projetar. Essas tarefas devem ser concluídas até sexta-feira. Não é uma novidade plausível de foguetes, mas concorda que é extremamente útil já que a equipe não terá chances de arrastar tarefas que não goste de fazer? Não me diga que você gosta de TUDO que precisa fazer.

Dayly Stand-Up

Para acompanhar tarefas pessoais e resolver quaisquer problemas que surjam, há um stand-up diário. Um stand-up diário é geralmente uma reunião de 15 minutos em que cada membro da equipe expõem seu progresso atual (ou falta dele).

Ainda pensando no nosso exemplo acima, sua empresa irá manter um tradicional stand-up todos os dias ao meio-dia. Além disso, a equipe de desenvolvimento de produtos, isto é, o time que produz os cursos  possuem um conjunto de lembretes e todos os dias às 14:00 eles irão escrever um pequeno relatório para reunir todas estas anotações.

Percebe que citei duas formas diferentes de executar o Dayly Stand-up? A primeira foi voltada para tradicional reunião e a segunda não deixou de ser uma forma de acompanhamento, uma vez que diariamente os lembretes tornam-se um relatório exigindo assim, ações e prazos.

Sprint Demo

O Sprint Demo é a última reunião da semana. Na sua empresa vocês vão se encontrar nas tardes de sexta-feira para falar sobre o trabalho concluído, examinar o status dos projetos existentes e celebrar as realizações.

Concorda que essa metodologia favorece para um clima mais leve? Funcionários satisfeitos e engajados é sinônimo de produtividade. Mas para que isso aconteça, o planejamento é fundamental.

Cobrar é necessário, mas você está cobrando o que? Foi traçado alguma meta? O acompanhamento é uma fase primordial no desenvolvimento de qualquer serviço/produto. Daí vem a força da metodologia Scrum. Qualquer nicho de mercado precisa trabalhar em cima dessas fases para alcançar o sucesso.

Retrospectiva da Sprint

A retrospectiva da Sprint geralmente se alinha com a demonstração da Sprint e é uma revisão do que deu certo e do que deu errado durante a semana. O objetivo é garantir a melhoria constante e evitar erros repetidos no futuro.

Idealmente, as coisas que deram errado serão discutidas e as soluções serão desenvolvidas.

Você conhece o método PDCA?  É um método interativo de gestão que trabalha com 4 ciclos: Plan (planejar), Do (executar), Check (verificar) e  Act (agir). Esse ciclo foi apresentado em 1924 e é utilizado na grande maioria das empresas.

Comparando os ciclos do PDCA com as fases do Scrum percebemos uma grande semelhança. O diferencial são as  propostas que o Scrum apresenta a fim de facilitar o acompanhamento desses ciclos, como a Dayly Stand-Up por exemplo.

Conclusão

O Scrum possui um enorme potencial, uma vez que torna o trabalho visível para equipes remotas. Especialmente em grandes empresas, onde as equipes trabalham em locais diferentes, ou em empresas onde muitos membros da equipe trabalham remotamente, a metodologia Scrum torna as tarefas visíveis e gerenciáveis para todos.

Além disso, o Scrum é projetado para aumentar a produtividade. Quando implementado adequadamente, o processo mostra exatamente o que cada membro da equipe realizou, estimulando ambição no time.

Priorizar as tarefas de forma eficaz e movê-las para o plano da semana além de reduzir a ansiedade e prever possíveis problemas faz com que seu ambiente de trabalho esteja sempre organizado.

Agora, você pensando como consumidor. Optar por empresas que aplicam metodologias como essa é o mesmo que resguardar o seu produto/serviço, concorda? É como foi discutido, um bom trabalho exige planejamento e acompanhamento. Então fique ligado!

O que acha de me enviar um e-mail falando sobre as metodologias que são aplicadas na sua empresa? Meu e-mail é fernanda.pinheiro@ivoryit.com.br. Será ótimo ter você por perto.

Cadastre-se para receber as novidades

Enviando...