Ivory IT

Blog

  • Home »
  • Blog »
  • Por que você deve investir no controle de informação da sua empresa?

Por que você deve investir no controle de informação da sua empresa?

Tecnologia e Inovação - por Fernanda Pinheiro

Controle de informações

Controle de informações seguro.

A informação sempre foi um item de extrema importância, afinal é por meio dela que grandes feitos acontecem. Podemos dizer que a informação é um conjunto de dados obtidos a partir de um evento. O mundo dos negócios deve tratar esses dados com muito cuidado, pois ele garante a sobrevivência de uma empresa, concorda?

A era tecnológica permite o acesso a conteúdos cada vez mais rápido e acessível a todos, por isso investir no controle de informação assegura o valor exclusivo de cada evento. Mas o que é um controle de informações seguro?

Trata-se da proteção de todos os sistemas e dados presentes dentro de uma organização. Você já parou para pensar que a informação não se deprecia facilmente e é reutilizável? Por exemplo, é através dos históricos de vendas passadas que você consegue determinar uma meta de vendas futuras.

O controle de informações seguro é gerido por alguns princípios, como:

  • Confidencialidade: concorda que apenas pessoas autorizadas devem ter acesso a certas informações?
  • Disponibilidade: as informações devem estar disponíveis sempre que necessário para um funcionário autorizado;
  • Integridade: concorda que ainda que você utilize a informação para compor um relatório, suas características originais devem ser preservadas?
  • Conformidade: cada empresa é composta por regras e princípios, certo? Todas as informações devem estar aliadas aos regulamentos de cada organização.

O fluxo de informações está cada vez maior e mais complexo. A necessidade de integrar dados de vários setores e compor sistemas operacionais é a realidade da grande maioria das empresas. Daí a necessidade de pensar no controle de informações seguro.

Como é feito o controle de informações da sua empresa? Existe alguma política de segurança e integridade das informações? Os funcionários reconhecem a importância da confidencialidade?

Além de pensar na segurança da informação interna, isto é na disseminação de dados pelos colaboradores, estudos realizados pela empresa PSafe apontou que ataques cibernéticos devem crescer em 57% até o final do ano de 2017.

Existem ferramentas que ajudam a prevenir as organizações desses ataques? Como restringir o acesso das informações apenas aos funcionários que competem tais dados? Sua empresa está atenta ao controle de informação seguro?

Primeiro é necessário entender que o controle de informação seguro pode ser divido em três em camadas. A primeira é a Física, ou seja, os computadores e meios de comunicação onde estão armazenadas suas informações. Sua empresa está preparada para ameaças da natureza? Incêndios, alagamentos, desabamentos ou algo que afete a proteção das informações?

A segunda é a Humana, concorda que a sua empresa é constituída por pessoas de diversas culturas, objetivos, criação e índoles? Treinar a equipe é fundamental para manter a segurança de todos os dados que circulam a organização.

E a terceira é a Lógica, que é constituída pelo uso de softwares. Sistemas operacionais são ótimos aliados ao controle de informação. É muito importante manter todos esses sistemas sempre atualizados. Além de serem ferramentas seguras elas possibilitam a disseminação das informações de forma correta e transparente.

2 Dicas para manter o controle de informações seguro

Existe um ditado que diz: “só se pode gerir aquilo que se controla”, já ouviu falar? Por isso, o controle de informação é um critério primordial de avaliação dentro das empresas.  Pensando no avanço da tecnologia e na agilidade que ela pode trazer, por que não utilizar softwares?

Como eu disse acima, softwares estão inclusos na camada de lógica, ou seja, um dos critérios que deve ser avaliado no controle de informação seguro. Fique atento as duas dicas  que podem ser empregadas na sua empresa.

Aplicativos de comunicação interna

Você sabia que aplicativos são softwares para dispositivos mobile? Você concorda que estamos cada vez mais dependentes dos smartphones e que a acessibilidade a esses dispositivos não para de crescer? Por que não fazer desse crescimento uma oportunidade?

Investir em aplicativos de comunicação interna é uma ótima opção. A confidencialidade das informações é um fator muito importante, porém a disseminação da mesma de forma correta para todos os colaboradores resulta em aumento de desempenho.

Quando o aplicativo é exclusivo para organização, os funcionários acessam utilizando uma “chave” de segurança, que pode ser o CPF ou matricula do colaborador e senha. Como será uma plataforma regularizada pela empresa, as informações postadas no aplicativo serão disseminadas de forma correta e acessível a todos.

É muito importante que o colaborador tenha acesso as principais noticias e acontecimentos da empresa. O funcionário precisa estar alinhado aos objetivos da organização e sentir a importância do seu trabalho.

O colaborador terá na palma da mão acesso a informações transparentes, além de evitar “ruídos” dá a ele a responsabilidade do resultado do seu trabalho e dos dados que ele acessa. Um aplicativo pode ser empregado tanto na camada lógica como na humana.

Softwares

Automatizar as informações e deixa-las mais estratégicas se encaixa na camada física e lógica. Controle de dados e arquivos físicos pode ser um grande problema. Vale a pena investir em sistemas personalizados a realidade da sua empresa e adaptável ao crescimento.

Você concorda que arquivos físicos estão mais propensos a ameaças da natureza? As soluções em Cloud Computing estão ganhando cada vez mais força dentro das organizações.

Os softwares atuais armazenam as informações em nuvem, ou seja, em uma estrutura acessível pela internet, evitando que incêndios, alagamentos ou poeira seja um problema as informações.

Por exemplo, como sua empresa controla os pedidos dos clientes? Onde fica atribuído o responsável pelo pedido, valor, data de entrega entre outros critérios importantes no ato da venda? Concorda que essas informações são valiosas e que dizem muito sobre o desempenho da organização? Se, disponível para pessoas incorretas pode gerar problemas.

Daí a importância de um software. Ele pode gerenciar todos os dados referentes aos clientes e pedidos. Será restrito apenas aos funcionários do setor e irá armazenar o histórico de vendas da empresa, podendo ao final de um tempo determinado gerar relatórios sobre o desempenho da organização.

Conclusão

Manter um bom nível de segurança no controle de informação é um dos pilares para sobrevivência de uma empresa. A integridade dos dados é um item muito debatido nos últimos tempos.

O Brasil está passando por um momento muito delicado diante a transparência das informações. Investir em politicas e mecanismos que controle e preserve-as é muito importante.

Como está o controle de informação da sua organização? Vocês estão se preocupando com todas as camadas de segurança faladas acima? Vocês utilizam alguma ferramenta para auxiliar no controle de informação?

Se você tiver alguma dúvida ou sugestão pode me enviar um email: fernanda.pinheiro@ivoryit.com.br. Será ótimo ter você por perto.

Cadastre-se para receber as novidades

Enviando...