Ivory IT

Blog

  • Home »
  • Blog »
  • Por que utilizar as soluções de Cloud Computing?

Por que utilizar as soluções de Cloud Computing?

Tecnologia e Inovação - por Fernanda Pinheiro

Aplicações do Cloud Computing

Aplicações do Cloud Computing.

Onde você costuma armazenar seus arquivos e dados? E a empresa em que trabalha?  Onde é o arquivos de vocês? Estamos habituados a salvar as mais variadas informações em nossos próprios computadores ou dispositivos.

Como o cenário das empresas é um pouco diferente, elas utilizam servidores que podem ser acessados por qualquer outro servidor autorizado. Todos os dados ficam restritos a um único equipamento.

Em função do avanço tecnológico o acesso à internet está cada vez mais rápido, amplo e favorável ao Cloud Computing.

Cloud Computing trata-se de um sistema de computação, no qual os aplicativos, dados e recursos de TI são disponibilizados ao usuário como serviço, por meio da internet.

Sintetizando, é como se alguém te emprestasse uma memória para salvar todos seus arquivos e independente de onde você esteja desde que tenha um dispositivo com acesso à internet você terá acesso ao que salvou nessa memória.

Você já usou o office online da Microsoft disponibilizado nos e-mails?  É um serviço que dá acesso a recursos básicos de edição de textos, apresentações de slides entre outras funcionalidades completamente online.

Esse é um exemplo prático dessa nova realidade. Em apenas três anos o termo Cloud Computing se tornou o termo mais repetido entre os profissionais de TI. O sucesso dessa modalidade está atrelado à promessa que ela carrega, ou seja, revolucionar o uso dos recursos computacionais.

Cloud Computing trás uma proposta econômica. Visualizar, alterar e armazenar documentos e aplicativos de qualquer lugar é essencial para uma sociedade tomada por dispositivos mobile.

A possibilidade de usar todo tipo de recursos e aplicações de forma virtual, sem a necessidade de tê-los fisicamente é um método eficiente de gerenciamento de dados.

Agilidade no acesso de dados é uma das melhores formas de aperfeiçoar o desempenho da organização. É válido repensar a estrutura de TI e evitar gastos como: manutenção de servidores, compra de software, antivírus entre outros.

Alocar os recursos por meio do Cloud Computing gera economia de espaço e segurança. Os provedores que oferecem esse serviço trabalham com sistemas de encriptação. Ou seja, técnicas que transformam informação em algo que um agente externo seja incapaz de ler.

Sem paradas para manutenção ou quedas de servidores, o intuito da Cloud Computing é estar no ar 24 horas por dia 7 dias da semana.

Essa tecnologia já é usada há muito tempo. Por exemplo, você possui conta de e-mail no Hotmail, Yahoo ou Gmail? Para acessar você precisa apenas logar utilizando um computador com internet certo?

Não existe nenhum software instalado no computador não é? Logo ele é acessado pela nuvem. Ou seja, as informações contidas no e-mail estão armazenadas por meio do Cloud Computing.

Em função do uso de Cloud Computing a tendência é que no futuro o preço dos computadores seja reduzido comparado aos dias atuais, já que a  maioria dos dados poderão ser armazenados fora do hardware, ou seja, fora da estrutura física do computador, eles poderão ser produzidos de forma mais simplificada.

Características do Cloud Computing

Você sabe por que falamos Cloud Computing? As nuvens (Cloud) não possuem forma definida, seu formato é influenciado pela temperatura, pressão, ventos e etc. Podem se juntar ou dispersar, formando novas nuvens. Também podem se deslocar por longas distâncias.

A alocação de recursos em Cloud Computing pode ser maior ou menor, varia de acordo com a demanda da organização.  A quantidade de espaço para armazenar alguma informação pode ser escalada de acordo com algum pico ou demanda sazonal, daí o nome.

Cloud Computing também pode ser definida em função de novos usuários ou mudança de requisitos. Você consegue imaginar?

Por exemplo, nos serviços de Cloud Computing de uma organização estão alocados todos os dados dos funcionários pertencentes à empresa. O tamanho dessa “memória” é exato em função da quantidade de informações.

Mas, em função de uma grande demanda foi necessário contratar mais 50 funcionários. Ou seja, será necessário um espaço maior para armazenar os documentos dos novos colaboradores. A escalabilidade do espaço demandado é de acordo com as necessidades de uma organização.

Pensando na escalabilidade, é necessário que o próprio administrador tenha condições de ampliar ou reduzir o tamanho de recursos necessários. A alocação deve acontecer de forma automática de acordo com a demanda.

É necessário que recursos como armazenamento, processamento e memória sejam oferecidos ao cliente de forma transparente. Trabalhar em cima das necessidades da instituição é um dos requisitos que será exigido cada vez mais sobre condições de Cloud Computing.

Configuração por self-service permite que o consumidor possa configurar e programar serviços na nuvem sem a necessidade de intervenção humana por parte do prestador de serviço.

Os serviços de Cloud podem ser pagos ou não. Varia de acordo com a necessidade de consumo e tempo de utilização. Muitos fornecedores disponibilizam gratuitamente as soluções, evitando a necessidade do pagamento integral.

Benefícios de utilizar Cloud Computing

São inúmeros os benefícios proporcionados pelas soluções em Cloud Computing. Vou falar sobre alguns e você me diz quais se encaixam na sua empresa, certo?

Redução de Custos

A redução de custos é uma das principais vantagens para as organizações. Segundo uma pesquisa da IDC (Internet Data Center) a tendência de uso dos serviços de Cloud Computing no Brasil está cada vez maior. Cerca de 80% das organizações no país preferem as soluções de Cloud devido à economia que o serviço oferece.

Quando o armazenamento é feito por meio de máquinas têm-se um gasto alto com energia elétrica para mantê-los ligados. É necessário um desprendimento de profissionais para que seja feito manutenção.

Dependendo da quantidade de dados armazenados são necessárias diversas máquinas, o que requer espaço para alocar todas elas. Além da possibilidade da estrutura física sofrer algum dano e não ser possível recuperar todas as informações.

Estudos apontam que 10,4% das empresas tiveram um aumento nas receitas após aderirem às soluções em Cloud Computing, 77% de redução foram em relação aos custos de TI.

A ACCA (Ásia Cloud Computing Association) classificou o Brasil em 8º no ranking de melhores ofertas de Cloud Computing.

Mobilidade

Utilizando o Cloud Computing é possível proporcionar aos usuários mais mobilidade para acessar e operar os sistemas corporativos.

As soluções são oferecidas via internet o que permite configurar dispositivos mobile para várias soluções.

Por exemplo, um vendedor que vai a campo pode acessar o sistema corporativo e inserir dados diretamente, agilizando o faturamento e expedição da mercadoria.

Como o acesso as informações serão independentes da maquina ou dispositivo que o usuário esteja utilizando, é possível que as empresas possam aderir ao modelo BYOD. Esse modelo diminui custos com compras de equipamentos entre outros.

Isto é, os usuários podem levar seus próprios dispositivos para trabalhar. Através de alguns cliques o funcionário terá acesso a todas as informações pertinentes para seu trabalho.

Estudos apontam que empresas que investem ativamente em mobilidade tem um crescimento de receita em até 53% do que aquelas que não exploram essas soluções.

Otimização de processos

Em função do aumento dos custos e da desvalorização do mercado em que o país esta vivendo, otimizar os processos a fim de aperfeiçoar o produto final e minimizar custos desnecessários deixou a Cloud Computing mais atraente.

Utilizar a tecnologia para facilitar operações é uma maneira de buscar eficiência diária nos processos.

Por exemplo, por meio de um sistema de comunicação interna onde todos os dados e informações são salvos em Cloud, é possível alimentar os fluxos de trabalho, promover a integração entre departamentos, propiciar comunicação entre todos os funcionários, melhorar o clima organizacional entre outros benefícios.

Acompanhar o aumento da demanda de forma rápida e eficiente facilita no crescimento do negócio.

Pesquisas apontam que em 2017 a maior fatia dos investimentos tecnológicos das empresas será feito em produtos e serviços que utilizam soluções Cloud Computing.

Foi divulgado um relatório recentemente afirmando que uma parcela significativa com gastos de hospedagem e serviços em nuvem deve ser destinada á realização de melhorias em infraestrutura.

Igualdade entre as empresas de diferentes portes

A tecnologia utilizada em Cloud Computing é única. Ou seja, suas aplicações podem rodar em qualquer dispositivo, desde que contenha internet.

Até então, comprar um servidor de ultima geração para armazenar dados e informações era restrito. Geralmente, apenas empresas com grandes receitas que tinham acesso a essas maquinas.

Hoje, as soluções de Cloud Computing rodam em qualquer empresa, ela independe da qualidade do servidor.  Oferece as mesmas vantagens até mesmo para um perfil individual.

Permite acesso igualitário a tecnologia de ponta para todas as organizações. Basta dados de login para realizar operações.

Pesquisa feita pela consultoria KPMG, 61% das empresas consideram computação em nuvem como a segunda principal tendência de investimento de TI para os próximos anos. Só perde para aplicações sobre dispositivos mobile.

Sustentabilidade

Visto os benefícios acima, pensaram que é possível também reduzir a emissão de gases do efeito estufa?

Um estudo realizado por Accenture e WSP afirmou que a partir do Cloud Computing, uma empresa de grande porte é capaz de reduzir 30% a emissão de gás carbônico enquanto pequenas empresas podem reduzir em até 90%.

Quando pensamos em diversos servidores dentro de uma sala, é necessário um mecanismo de refrigeração para manter as máquinas em segurança. Além do gasto de energia para mantê-las funcionando.

A redução no consumo de energia é uma das características abordada nas práticas de tecnologia verde. Se beneficiar da expansão tecnológica com comprometimento  a sustentabilidade, além de aumentar a visibilidade da empresa luta para que o meio ambiente seja preservado.

Cases de empresas que utilizam Cloud Computing

Tramontina

Tramontina é uma empresa que conta com 18 mil itens com proposito e especificação distinta reconhecida em mais de 120 países.

Há mais de um ano ela entrou no segmento de vendas online de moveis em madeira por meio de um site. Investir em um canal de vendas online amplia as possibilidades de mostrar a variedade de produtos em um só lugar.

Para atender bem os consumidores e permitir que eles possam comprar os produtos de qualquer lugar, o site precisa de uma boa hospedagem, ou seja, todos os dados e informações disponíveis 24 horas por dia 7 dias da semana.

Em períodos de grande volume de acesso, como o Black Friday é necessário que o site esteja sempre disponível para que não ocorra nenhum problema. Monitoramento e agilidade para alcançar a satisfação dos clientes é um grande diferencial competitivo.

Na última edição do Black Friday, devido às características e vantagens das soluções de Cloud Computing todas as informações estavam disponíveis em tempo integral.

Heineken

Heineken International é uma cervejaria holandesa, fundada em 1863 na cidade de Amsterdã. Ela possui cerca de 140 cervejarias em mais de 70 países, empregando aproximadamente 57557 pessoas.

Para atingir seu grande público ela realiza campanhas de marketing inovadoras em todo mundo. Utilizando as soluções de Cloud Computing a Heineken promoveu três campanhas globais.

É um desafio fazer seu site suportar milhões de usuários simultaneamente, sem precisar definir uma data para que seja feito manutenção. Fazer com que sua linha de produtos esteja sempre disponível são fatores que influenciam diretamente em suas campanhas de marketing.

Plenobras – Elétricos e Hidráulicos

Plenobras está a mais de 24 anos no mercado e contém mais de 28000 itens de comercialização. É referência no setor de materiais elétricos e hidráulicos no sul do país.

Em função do número elevado de transações com que eles lidam é indispensável um serviço de e-mail e hospedagem confiável.

Utilizando soluções de Cloud Computing foi possível apresentar boa escalabilidade, flexibilidade e principalmente um suporte que entenda o mundo corporativo e suas necessidades.

Agora é com você!

À medida que as organizações vivenciam os benefícios proporcionados pela Cloud e relatam suas experiências, mais empresas estão dispostas a implementar essas soluções em seu ambiente.

Independente do porte, empresas do mundo todo estão utilizando as mais variadas aplicações que permite facilidade, agilidade e retenção de custos diante seus processos e ações.

Você já utiliza essa solução?  Acredita que é uma boa maneira de armazenar seus arquivos pessoais? E a empresa em que trabalha? Já esta adepta a esse tipo de serviço?

Diante o texto, você acredita que é um serviço altamente seguro? Reconhece sistemas que utilizam Cloud Computing?

Cloud Computing deve ser visto como uma estratégia, uma nova forma de ver e utilizar a tecnologia. Adotar a essa tecnologia é uma maneira de buscar soluções pensando nos objetivos corporativos.

Se tiver alguma dúvida ou sugestão me envia um email fernanda.pinheiro@ivoryit.com.br. Será ótimo ter você por perto.

Cadastre-se para receber as novidades

Enviando...