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Por que investir no marketing interno?

Tecnologia e Inovação - por Fernanda Pinheiro

Reação do Marketing Interno

Reação do Marketing Interno.

A busca por melhores produtos, serviços e preços tem tornado o mercado altamente competitivo. Até então as estratégias eram voltadas apenas para vendas, mas diante esse cenário voltaram-se para o cliente e serviços ofertados com qualidade.

Pensando nessa excelência, investir em marketing interno, motivando os funcionários a trabalhar da melhor forma, fazendo com que se sintam parte da organização é tornar a empresa preparada frente aos seus concorrentes.

Uma boa relação entre os colaboradores de uma organização provoca bons resultados no processo de atendimento e fidelização de clientes.

Entender o marketing interno contribui para o aumento dos resultados. Quando é possível o alinhamento do público interno com a empresa as informações ficam mais claras e precisas, originando cases de sucesso.

Ampliar o mercado e identificar novas oportunidades são resultados de uma equipe motivada e que acredita no ideal da empresa. Os colaboradores são propagadores da marca e seus produtos/serviços.

Uma informação incorreta pode influenciar negativamente na imagem e comprometer o desenvolvimento de novos projetos.

É fundamental que todos os funcionários tenham conhecimento sobre os planos, projetos e realidade da empresa. Comunicar sobre os progressos e insucessos da empresa influenciam diretamente no marketing interno.

Escolher um meio de comunicação eficaz que repasse mensagens concretas e que atinja o público-alvo esperado, alcançando um retorno de investimento são fatores importantes para alimentar o clima organizacional.

Instrumentos como jornais, sistemas de comunicação interna, murais, seminários tem sido utilizados com o objetivo de conquistar o cliente interno.

Definir incentivos para os colaboradores comprometidos e empenhados ao crescimento da empresa é uma estratégia indispensável para o sucesso. Lembrando que não precisa ser incentivo apenas financeiro. Divulgar bons resultados em um mural ajuda alcançar a confiança dos funcionários.

Mas como influenciar nos valores básicos, imprescindíveis ao desenvolvimento das relações de comprometimento entre a empresa e o funcionário?

Autoestima, empatia, afetividade, transparência, valorização do esforço. Precisamos mesmo, dar atenção a tantos valores?

É possível aumentar o lucro de uma organização em função do marketing interno?

Quais são as  vantagens de um marketing interno?

Como fazer um marketing interno transparente e eficiente?

Com o objetivo de realizar troca de informações, incentivar lealdade no relacionamento entre funcionários, compartilhar os objetivos empresariais, cativar e cultivar harmonia e fortalecer as relações da equipe o marketing interno agrega valor a sua imagem diante o mercado.

Vou falar sobre alguns pontos que influenciam diretamente no comportamento da equipe e nos resultados da empresa.

Satisfação dos clientes externos

Você já foi mal atendido por algum vendedor?  Acha que se isso ocorrer você irá procurar o concorrente novamente? Acredita que um funcionário insatisfeito com suas tarefas atende bem seus clientes?

Funcionários bem treinados e motivados que acreditam nos produtos ou serviços oferecidos passam maior credibilidade na hora de vender, dar uma informação ou ate mesmo implantar a necessidade no seu cliente de adquirir o que esta vendendo.

Alcançar a satisfação e credibilidade dos clientes externos faz com que eles sejam fieis a marca. Fidelizar clientes são passos necessários para atingir os objetivos da empresa.

Investir no atendimento e aumentar a expectativa do consumidor é um grande diferencial. Construir uma relação de confiança e tratar o consumidor de forma individualizada impacta diretamente nos resultados da organização.

Então, para alcançar um relacionamento satisfatório externo são necessárias estratégias para que seu funcionário esteja sempre motivado e disposto a “vestir a camisa da empresa”.

Retenção de Talentos

É normal empresas buscar pessoas qualificadas e bem preparadas para preencher seus cargos. Mas reter bons talentos depende um marketing interno satisfatório.

Muitos profissionais acabam deixando seus cargos por acreditar que não estão sendo valorizados e não enxergam perspectiva de crescimento ou melhorias.

Contratar funcionários que preenchem perfeitamente a um cargo são ações que demandam tempo e dinheiro. Reter talentos evita a rotatividade e permite a especialização de tarefas. Pensando que, quanto mais tempo você se dedica a algo, mais você se torna especialista.

A saída de um funcionário da empresa é cara, afinal ele tem que levar consigo toda sua experiência e conhecimento. É viável evitar descontinuidade no atendimento de clientes ou execução de serviços.

Garantir um ambiente de trabalho estimulante, oportunidades de crescimento e possibilidades de aprendizado constante são cuidados essenciais para reter seus talentos.

Engajamento da Equipe

Muitas empresas estão buscando pelo engajamento de sua equipe. As atividades realizadas dentro de uma organização estão deixando de ser rotineiras, imutáveis e repetitivas.

Para obter o empenho e desenvoltura dos funcionários é necessário que as tarefas tenham um proposito e significado pessoal. Identificar um vínculo emocional com trabalho.

Colaboradores empenhados aos objetivos da empresa, éticos e preocupados com a eficiência no ambiente de trabalho são grandes aliados. Estreitar laços entre patrões e funcionários são benefícios proporcionados pelo marketing interno.

Apostar na parceira entre funcionário e empresa e acreditar que podem alcançar resultados extraordinários não só para empresa, mas para o crescimento da própria carreira.

Exemplos de marketing interno eficiente

Grandes empresas têm ótimos exemplos de marketing interno.  Sabem a importância de desenvolver ações criativas, simples, mas que são capazes de produzir resultados impactantes. Veja os dois exemplos abaixo:

VLI

VLI é uma empresa de logística que controla as concessionárias de transporte ferroviário no trecho entre Açailandia e Palmas totalizando 7940 quilômetros de extensão.

Com objetivo de melhorar a integração e impactar diretamente no marketing interno a empresa utiliza um sistema de comunicação interna.

Nesse sistema, é possível encurtar a distância entre funcionários fazendo com que a troca de informações seja ágil e precisa.

O aplicativo oferece noticias, campanhas e serviços da empresa influenciando no engajamento da equipe. Disponibiliza também galeria, calendário e resultados permitindo acompanhar o desempenho da organização como um todo.

Citibank

A empresa Citibank é uma instituição financeira de origem nos Estados Unidos com mais de 200 anos e atende clientes de todo mundo. Promoveu uma campanha de marketing interno, nomeada por “Sou mais Citi”.

A campanha foi eleita a melhor entre 136 inscritos no ano de 2009. Durante 10 dias mais de 400 funcionários foram fotografados com a mão sobre o peito.

As fotos foram usadas como material de comunicação interna no banco, provocando surpresa aos funcionários ao se verem na campanha e nos materiais publicitários.

A campanha fez tanto sucesso que foi implantada em mais quatro países.

O que achou?

Vimos que a introdução de uma nova cultura, que valoriza os funcionários e atende seus clientes com excelência depende de um marketing interno eficiente e transparente.  A comunicação gera motivação.

Colaboradores esclarecidos provoca empatia entre os mesmos e permite um desempenho alinhado. Você acha que todas as empresas dão relevância necessária para ações que provocam motivação entre seus colaboradores?

Você conhece sistemas de comunicação interna eficiente? Como é feito o marketing interno na empresa que  você trabalha?

Se tiver alguma dúvida ou sugestão é só me enviar um email  fernanda.pinheiro@ivoryit.com.br. Vai ser conversar sobre isso.

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