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Para você entender o que é Outsourcing de TI

Tecnologia e Inovação - por Fernanda Pinheiro

Outsourcing de TI

Entendendo o que é Outsourcing de TI.

Em tempos de retração de mercado e instabilidade econômica, é natural que muitos gestores apostem em soluções para reduzir os custos operacionais e aperfeiçoar os processos de produção de uma empresa. Você já ouviu falar em outsourcing de TI?

Sabemos que a área de TI é um componente indispensável para organizações que queiram aumentar seu desempenho, qualidade dos produtos/serviços oferecidos e minimizar o tempo gasto nas operações.

Até o final da década de 1990 e inicio dos anos 2000 os departamentos internos de TI possuíam desafios mais simples em relação às demandas de uma organização, concorda? O suporte técnico era de baixa complexidade e o desenvolvimento de softwares exigia pequena capacidade de integração.

Em função da expansão tecnológica, vivemos uma crescente complexidade nos processos internos de uma organização. Há necessidade plena de integrar processos e tornar as empresas mais dinâmicas e eficientes.

Sua empresa tem problemas com desatualização de sistemas e alto gasto com equipamentos? Você sabia que existem mais de 100 linguagens de programação? E que essas tecnologias estão em constante evolução?

Daí a necessidade do outsourcing de TI, lidar com os altos custos de manutenção de uma infraestrutura de TI além de perder força competitiva leva a gestão de TI a se preocupar com atividades secundárias.

A palavra outsourcing em tradução livre significa “fonte externa” referindo-se ao uso externo de profissionais e serviços de empresas terceirizadas em auxilio a organização. Por exemplo, você é o gestor da área de TI e irá contratar os serviços da minha empresa para cuidar das suas atividades meio (aquelas que não estão relacionadas ao seu core business).

Imagina que sua empresa precisa desenvolver um sistema interno com duração de 6 meses e você não tem profissionais capacitados para essa ação.

Como resolver: contratar alguém e após os 6 meses manda-lo embora? Procurar uma empresa que trabalha com outsourcing de TI e deixa-la responsável por encontrar o profissional adequado, treinamento e encargos trabalhistas?

Você concorda que a segunda opção é a mais viável? Essa solução não se restringe apenas as médias e grandes empresas. Uma empresa de pequeno porte nem sempre tem capital suficiente para investir em um setor de TI completo com profissionais qualificados nas diversas linguagens.

Porém o outsourcing de TI se aplica a diversas situações. Imagine que você tenha um “pequeno negócio” e não possui um setor de TI. Surge uma demanda e você precisa de 3 profissionais de TI por 2 semanas.

Compensa você contratar esses três profissionais e fundar um setor mesmo sabendo que tem demandas instáveis? Ou é melhor recorrer ao outsourcing de TI sempre que precisar?

Outsourcing de TI é similar à terceirização. Você sabe qual é a diferença? Terceirização se aplica a atividades mais gerais, como: limpeza, segurança, restaurantes da empresa entre outras. Outsourcing tem como foco de atuação as áreas mais estratégicas, como: TI, financeira, contábil, recursos humanos e etc.

Vantagens do Outsourcing de TI

Os recursos tecnológicos formam a base de muitos processos corporativos.  É muito importante que sistemas funcionem de forma ininterrupta, com bom desempenho e segurança.  Mas como garantir todos os critérios?

O outsourcing de TI é uma ótima opção. Esse modelo de negócio se preocupa em eliminar preocupações com a rentabilidade e agregar valor ao produto/serviço final. Vou falar sobre algumas das suas vantagens:

Tempo

Quanto tempo você gasta para encontrar o profissional adequado para o seu negócio?  Quais atividades você tem que realizar para contrata-lo? Em quanto tempo você consegue treina-lo? E se ele não se adequar a vaga?  Você sempre encontra o profissional com perfil desejado? Com qual urgência você precisa desse profissional?

Concorda que o tempo gasto para realizar todas as ações acima pode ser um grande desafio? Empresas que oferecem outsourcing de TI possuem uma extensa reserva de profissionais com diferentes perfis.  A probabilidade de encontrar o profissional exato para o seu negócio em pouco tempo é enorme.

Entrevista, treinamento e recursos trabalhistas fazem parte da rotina de um especialista em Outsourcing. Daí a facilidade em todas essas ações.  E não se esqueça, tempo é dinheiro.

Volume de negócios

Sua empresa sofre com flutuações na demanda por parte dos consumidores? Seja por aumento ou redução de consumo. Seu produto/serviço é sazonal? Como lidar com a instabilidade de mercado?

Demitir e admitir são processos onerosos, certo? Rotatividade não é um bom sinal. Mas você vai dispensar uma demanda caso ela surja rapidamente? Qual é a quantidade de profissionais adequado para o seu negócio?

Nem sempre é possível medir as respostas acima. Lidar com volume de negócios variável é muito comum. O outsourcing de TI é a solução mais indicada para esses casos, já que a flexibilidade é um dos seus princípios.

Expertise

Todo setor tem aquele funcionário “faz tudo”, concorda? Mas já parou para pensar que é um “cargo” estressante? Por que atribuímos diversas funções ao “faz tudo”? Em muitas situações é a falta de alguém especialista no assunto.

Ao optar pelo outsourcing de TI é certo que os seus funcionários terão as características e qualificações necessárias a suas demandas. Sua equipe será atualizada e você terá um parceiro para te ajudar a acompanhar as mudanças de mercado.

As atividades poderão ser distribuídas exatamente com a expertise de cada colaborador. Quando você tem especialistas na atividade espera-se que o trabalho seja realizado com mais agilidade. Menos tempo traduz-se em redução de custo.

Segurança

Manter dados e informações em segurança não é uma tarefa simples.  Contar com uma empresa que tenha expertise para te aconselhar sobre as melhores práticas de segurança é ótimo.

Além de indicarem o melhor caminho para recuperação de arquivos em caso de perda pode te manter em alerta sobre vírus e invasões.

A segurança deve ser um dos principais itens a ser valorizado dentro de uma organização. O crescimento de novas tecnologias propõe muitos benefícios, porém abre portas para cracker e hackers.

Conclusão

Podemos definir o outsourcing como a forma mais prática e econômica de gerir o setor de TI. Profissionais constantemente especializados e adeptos as variabilidades da sua empresa. Isso reflete diretamente na capacidade de crescimento de um negócio.

Como a sua empresa lida com as questões levantadas acima? Você encontrou respostas para todas as perguntas? Sua empresa possui demandas de tempo determinado?

Espero que você tenha entendido o conceito de outsourcing de TI. Conte-me quais são as soluções que a sua empresa utiliza para projetos de prazo delimitado. Será ótimo conversar com você, me envie um email fernanda.pinheiro@ivoryit.com.br.

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