Ivory IT

Blog

  • Home »
  • Blog »
  • Entenda o que é Internet das Coisas (IoT)?

Entenda o que é Internet das Coisas (IoT)?

Tecnologia e Inovação - por Fernanda Pinheiro

Internet das Coisas (IoT)

O que é Internet das Coisas (Iot)?

Em 1999 o conceito de Internet das Coisas começou a ser desenvolvido por um dos principais centros de pesquisa em tecnologia do mundo, Massachusetts Institute of Technology (MIT). A ideia era conectar objetos utilizados no cotidiano à internet de modo a agir de forma inteligente e sensorial.

Até então, o computador era o único dispositivo pelo qual o usuário acessava a internet. Anos depois surgiram o celular, tablete e televisão. Hoje, objetos como: relógios, óculos, carros, elevadores e geladeiras estão conectados.

Pesquisa realizada pelo IBGE afirmou que o celular é  o principal meio de acesso à internet, porém não por muito tempo. O grande intuíto da Internet das Coisas é tornar os objetos inteligentes, proporcionando mobilidade e acessibilidade à diferentes dispositivos.

Mark Weiser, um dos mais importantes estudiosos da Ciências da Computação, descreveu a IoT como a ultima etapa do processo de desenvolvimento da computação.

Imagine a seguinte situação: você é uma pessoa que gosta de praticar exercícios físicos. Ao utilizar uma pulseira 24horas, ela consegue detectar o horário que você mais gosta de se exercitar. Caso você deixe de praticar por dois dias, ela te avisa que o dia está ótimo para uma caminhada. Se, o seu dia foi corrido ela também sugere que você deve descansar.

Segundo Kevin Ashton (MIT) a falta de tempo das pessoas abre portas para que ferramentas sejam criadas para fazer coisas que, de fato, não necessitam ser feitas por pessoas. O que você acha disso? Como as empresas estão reagindo à essa revolução? Será que estamos preparados?

Através de redes e sistemas, dispositivos irão acompanhar nossa rotina, ler nossas atividades, gerar informações e nos auxiliar no nosso dia-a-dia. Várias empresas, como: Google, Samsung e Dell estão empenhadas em fazer da Internet das Coisas à sua realidade.

Mas você sabia que para muitas indústrias, a noção de Internet das Coisas não é novidade? Durante 30 ou 40 anos atrás, fabricantes provedores de serviços públicos e varejistas utilizaram sensores para rastrear toda cadeia de valor.

Nessa época, a Internet das Coisas foi “trocada” para a coleta de dados operacionais de baixo nível a fim de monitorar o desempenho das funções e operações básicas do dia-a-dia. Porém, a introdução de grandes dados preditivos, análises avançadas e sensores mais acessíveis transformaram o proposito e a utilidade da Internet das Coisas.

3 Critérios que fortalecem o valor da Internet das Coisas

Existem três razões principais pelas quais cada empresa deve considerar e integrar a IoT  em suas operações estratégicas e digital. São elas:

Desenvolvimento: à medida que as empresas continuam a coletar mais dados de uma variedade de fontes é imprescindível a integração de dados, dispositivos e aplicativos.

Modelos de negócio: os consumidores esperam que os produtos agreguem valor às suas vidas – seja sob a forma de conveniência, confiabilidade, privacidade ou eficiência.

Comportamento do consumidor: segurança, privacidade, conveniência e garantia de serviços são atributos altamente procurados pelo cliente. Com ajuda de análises avançadas, os tomadores de decisão podem investigar profundamente esses dados e obter uma visão nunca antes considerada possível.

A Internet das Coisas está rapidamente se estendendo para além da tarefa de autenticação e monitoramento. Acesso remoto são mudanças que permitem que as pessoas acessem em tempo real, a qualquer hora e qualquer lugar seus desejos.

Aplicações da Internet das Coisas

A internet das coisas possibilitam inúmeras oportunidades e conexões, vejam alguns cases de empresas que estão investindo e inovando a partir da IoT:

Ford e Intel

Ford Motor Company é um fabricante de automóveis multinacional. Intel é uma empresa multinacional que fabrica circuitos integrados como microprocessadores e outros chipstes.

Essas duas empresas estão desenvolvendo um protótipo Mobii com intuito de reinventar o interior dos automóveis. Ao entrar em um carro com essa tecnologia, a câmera vai fazer o reconhecimento do motorista, a fim de oferecer informações sobre o seu cotidiano.

Assim, será possível que ela faça sugestões de músicas e possíveis rotas. Caso o sistema não reconheça o motorista, ele tira uma foto e envia as informações para o celular do dono, servindo também como um dispositivo de segurança.

Percebe a ação da Internet das Coisas? Será possível estabelecer uma comunicação com pessoas e um dispositivo inteligente.

Nest Labs

Nest Labs é uma empresa fundada em 2010, com intuito de desenvolver dispositivos inteligentes para casas e escritórios.

Através de um termostato a temperatura do local é ajustada automaticamente e pode aprender os horários que o usuário costuma sair e chegar de casa para fazer adequações na temperatura condizente com usuário.

A empresa também trabalha com um detector de fumaças que utilizam luzes coloridas, mensagens de voz e notificações no Smartphone para avisar o usuário da detecção de fumaça, gases perigosos ou aumento repetindo da temperatura.

Pensando em determinados segmento de empresas, futuramente dispositivos como esses podem ser grandes aliados da segurança.

Philips

Philips é uma empresa Holandesa com produtos voltados à tecnologia , produtos de consumo e estilo de vida.

A empresa desenvolveu lâmpadas de LED inteligentes. Chamadas de Hue, essas lâmpadas podem ser configuradas pelo Smartphone a fim de mudar mudar a intensidade e as cores da iluminação para deixar o ambiente mais confortável para cada situação.

Você já se deparou com alguma Hue? Acredita que em algum momento a sua empresa pode se beneficiar dessa inovação?

Conclusão

Pensando com olhar de um executivo, a Internet das Coisas é uma grande oportunidade para inovar e estimular novos negócios. Você já parou para pensar na quantidade de iniciativas possíveis a fim de melhorar a vida da sociedade?

Basta você ter domínio da tecnologia e entender como utilizar os recursos com maior relevância. Concorda que o consumidor está cada dia mais exigente? Visto tantas possibilidades, sua empresa precisa se adequar.

Concorda que a tecnologia é utilizada para criar hábitos mais saudáveis? Por que não incentivar isso dentro do seu ambiente de trabalho?

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, pode me enviar um e-mail: fernanda.pinheiro@ivoryit.com.br. Será ótimo ter você por perto.

Cadastre-se para receber as novidades

Enviando...