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Intranet X Rede Social Corporativa: Qual escolher?

Tecnologia e Inovação - por Fernanda Pinheiro

Intranet X Rede Social Corporativa.

Intranet X Rede Social Corporativa.

Você sabe a diferença entre Intranet e Rede Social Corporativa? Qual é a melhor opção para sua empresa? Qual é o objetivo de você estar buscando uma dessas ferramentas? Acredito que o objetivo macro é a colaboração, integração e compartilhamento de conteúdos, certo?

Até meados da década de 90 a comunicação nas organizações era vista como futilidade. Porém, você concorda que o ser humano busca formas de se comunicar desde a época das cavernas? Onde eles se comunicavam de forma simbólica, possibilitando assim um salto na evolução da espécie.

As empresas tiveram que se reinventar e considerar a comunicação como principal pilar de sobrevivência. Em conjunto, os frutos da tecnologia surgem a todo instante, tornando o colaborador e o cliente cada vez mais exigente.

Quando pensamos na palavra competição, o que vem na sua cabeça?  Acho que todos nós já presenciamos uma situação chata em função de uma má comunicação, concorda?

Caso você precise escolher uma empresa para efetuar uma grande compra, quais são seus critérios de escolha? Você compraria em uma empresa que não valoriza seus colaboradores? O processo de vendas é um ciclo que se inicia desde o processo de divulgação do produto/serviço. Você se sente a vontade quando não é bem atendido?

Quando falamos em comunicação interna, não pense apenas na forma como seus colaboradores se comunicam. Lembre-se da visão que a sua empresa quer passar para o cliente e o ciclo de vendas que ele exige. Seu cliente foi bem atendido? O produto/serviço foi entregue no prazo? Houve alguma politica de pós venda? Ele recomendaria sua empresa?

Daí chegou à tecnologia permitindo que as empresas estabeleçam plataformas que permitem o atendimento dos questionamentos acima. Intranets e redes sociais corporativas se destacam como os canais de comunicação mais recomendados.

Porém como saber qual se adequa melhor ao seu cenário? A intranet caracteriza-se como uma plataforma privada de um site da internet, ou seja, os acessos aos conteúdos acontecem de forma centralizada e restrita apenas aos colaboradores que possuem uma chave de segurança.

As intranets contam com espaços colaborativos, como: enquetes, comentários, fóruns entre outros recursos. Documentos e informações podem ser armazenados e integrados entre os setores.

O principal responsável pelo fornecimento de conteúdos e moderação dos usuários é a própria empresa. Podemos denominar uma intranet como o porta voz da empresa. Regras, politicas de motivação, resultados, campanhas e inovações são compartilhados nessa plataforma.

Redes sociais corporativas são espaços estruturados a partir das relações do colaborador.  A inserção de conteúdos é feita pelos usuários. Não existe um ponto central de informações, todos os funcionários podem emitir matérias de acordo com sua percepção.

Às vezes lidamos com a sensação de que a rede social corporativa veio para competir e substituir a intranet, mas estamos enganados. Analisando os conceitos acima, percebe que existe uma grande diferença entre as duas? Nada impede que uma empresa trabalhe com os dois canais de comunicação.

Intranet + Rede Social Corporativa

O cenário ideal seria se o conteúdo centralizado proveniente de uma intranet fosse ao encontro da naturalidade típica das redes sociais corporativas. Quando falamos em colaboração dentro da empresa, a disseminação transparente de informações é primordial.

Existem alguns critérios que se aplicam a qualquer canal de comunicação interna. Fique atento se a tecnologia escolhida esta de acordo com os critérios abaixo.

Acesso Seguro

Concorda que o conteúdo existente dentro de uma intranet e/ou uma rede social corporativa é extremamente pertinente à organização? Como garantir a segurança dessas informações? Seus funcionários conhecem as politicas de integridade da empresa?

Além da confidencialidade da sua empresa, e os dados dos seus clientes? Estão seguros? Ao escolher uma ferramenta de comunicação interna a segurança deve ser um critério muito avaliado.

Como será feito o controle de pessoas que acessam a ferramenta? Quando um funcionário é desligado da empresa, como seu acesso é restrito? Caso algum colaborador compartilhe seu login e senha com outra pessoa, quais serão as medidas?

Os funcionários estão cientes da sua responsabilidade ao acessar um canal de comunicação da empresa? Quais são as politicas de segurança que a ferramenta oferece?

Disponibilidade

Uma intranet e/ou uma rede social corporativa tem o objetivo de integrar e facilitar a comunicação, certo? Mas para que isso aconteça às informações devem estar disponíveis sempre que necessário.

A ferramenta escolhida deve reduzir a dependência de e-mails além de disponibilizar e atualizar as informações em tempo real. Lembre-se que essa ferramenta te auxiliara na tomada de decisão.

Espera-se que a produtividade seja aumentada com seu uso, opte por tecnologias com layout limpo e didático. Se o seu intuito é que todos os funcionários tenham acesso, pense em todas as dificuldades que ele pode ter ao manusear a ferramenta.

Retorno de investimento

Existem várias formas de quantificar um retorno, não necessariamente em dinheiro.  Trabalhe com uma ferramenta que vai agregar valor ao serviço do seu funcionário. Ele precisa entender a importância e seriedade da mesma.

Utilize essa tecnologia para desburocratizar suas atividades e aumentar sua produtividade, faça dessa ferramenta uma estratégia para motivar seus funcionários. As informações devem sempre ser disseminadas de forma correta.

Quando o colaborador enxergar a intranet e/ou a rede social corporativa como grande aliada do seu serviço, e utilizar dela para gerar novas oportunidades ai está o seu retorno de investimento.

Conclusão

Visto que as duas tecnologias são complementares, cabe cada empresa optar pela ferramenta que melhor condiz com seus objetivos. Entendemos que o intuito maior é a colaboração entre os funcionários.

Qual estratégia se encaixa melhor na sua empresa? Vocês utilizam alguma dessas ferramentas? Não se esqueça que independente da ferramenta, existem alguns critérios básicos que compravam sua eficiência.

É muito importante que os funcionários reconheçam o valor de cada tecnologia. A empresa deve promover palestras e discussões sobre a importância de uma comunicação interna “redonda” e eficiente. O seu cliente precisa sentir que vocês estão preparados para atendê-lo.

Conte-me quais são as estratégias da sua empresa? Se quiser, pode me enviar um e-mail: fernanda.pinheiro@ivoryit.com.br. Será ótimo conversar com você.

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