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Conheça as melhores práticas da Comunicação Interna

Tecnologia e Inovação - por Fernanda Pinheiro

Melhores práticas de Comunicação Interna.

Melhores práticas da Comunicação Interna.

O objetivo de uma empresa investir em qualquer tecnologia de comunicação e engajamento é, obviamente comunicar-se melhor e aumentar a participação dos stakeholders. Mas as organizações devem entender que qualquer plataforma, por mais avançada que seja, será tão significativa quanto o conteúdo que ela oferece.

É por isso que a qualidade de todas as melhores práticas de sucesso em Comunicações Internas têm em comum um mesmo propósito: centralizar todos os canais de comunicação.

Li recentemente uma história interessante sobre uma empresa de publicidade pequena, mas em crescimento. Durante anos, eles tiveram debates internos sobre como definir quem eram. Eles eram uma empresa digital? Uma empresa de estratégia de marketing? Um estúdio de design? Uma agência de publicidade?

Na verdade, eles eram uma combinação de todas essas coisas, o que significava que a ideia de escolher um rótulo específico fazia com que eles se sentissem como se estivessem de alguma forma diminuindo a si mesmos.

Mas, eventualmente, eles cansaram de discutir e assumiram o compromisso de se identificar como uma agência de publicidade de serviço completo, comunicando essa decisão por meio de palavras e ações a todos em sua organização.

Uma coisa engraçada aconteceu. Ao definir claramente um rumo determinado para se tornarem a empresa que sempre quiseram ser. A equipe e os clientes finalmente tinham um senso concreto de identidade em relação a quem eles eram como organização, e os resultados logo  seguiram na forma de prêmios da indústria e aumento de receita.

Testemunhando esse resultado, a liderança fez questão de continuamente articular e evoluir seu objetivo principal à medida que novos clientes e funcionários se juntassem à organização.

A comunicação de seus valores básicos é agora parte de cada uma das suas práticas internas de comunicação interna e serve para impulsionar seu sucesso contínuo.

Comunicações internas internacionais ajudarão muito a criar um senso de envolvimento entre o pessoal. Fazer com que cada um de seus funcionários se sintam envolvido e comprometido com suas iniciativas importantes é a maneira mais segura de garantir seu sucesso.

Mas não é tarefa fácil, especialmente nesta era transformadora em que as empresas estão confiando cada vez mais em freelancers e forças de trabalho que, longe de estarem sob o mesmo teto, estão frequentemente no local ou fora de escritórios remotos que surgem onde quer que estejam.

Este é um desenvolvimento incrível para organizações e funcionários, ampliando o senso tradicional de onde e como o trabalho é feito. Mas também é um desafio para as pessoas que se sentem cada vez mais desajustadas e alienadas à sede da empresa.

Felizmente, há cada vez mais ferramentas para fornecer a essas pessoas a capacidade de se sentirem mais engajadas com o trabalho que fazem e com as empresas para as quais estão fazendo.

Melhores práticas da Comunicação Interna

A comunicação proposital foi especialmente aprimorada pela tecnologia móvel, passando das técnicas tradicionais e passivas de inteligência competitiva e envolvimento de funcionários para experiências verdadeiramente práticas que geram mudanças duradouras e mensuráveis.

A comunicação proposital transfere a propriedade de iniciativas de salas de diretoria e escritórios executivos para lojas e locais de trabalho remotos. Muda a mente e melhora as atitudes. Seus efeitos podem ser medidos e aumentarão o ROI de qualquer iniciativa.

Portanto, aqui estão 7 melhores práticas para colocar o propósito real no coração de suas comunicações internas.

1. Saiba quem você é

A maioria das organizações tem um motivo pelo qual elas existem e são mais profundas do que gerar lucro. Mas, embora influencie a estratégia, a tomada de decisões e os comportamentos no nível executivo, muitas vezes não é muito bem articulado para funcionários comuns.

É crucial que você estabeleça a relevância do seu propósito com seus funcionários de uma maneira que os faça se preocuparem com a empresa e com a relação deles com a mesma.

Expressar sua identidade deve estar no centro de todas as suas comunicações. A finalidade é melhor expressa por meio de mensagens diretas e inspiradoras, que sejam relacionáveis e fáceis de entender.

A Patagônia é um ótimo exemplo: “Construa o melhor produto, não cause danos desnecessários, use os negócios para inspirar e implementar soluções para a crise ambiental”. O Twitter é outro “Dar a todos o poder de criar e compartilhar ideias e informações instantaneamente, sem barreiras”.

Mensagens específicas e com estratégias vinculadas ao seu propósito permitirão que sua força de trabalho compreenda exatamente como seus esforços individuais se conectam às aspirações do público.

2. Corte o excesso

Todos nós precisamos de inspiração, mas é fato que poucas pessoas são inspiradas pela comunicação enviada por suas empresas. O problema é que muito disso ignora uma importante regra da comunicação: corte o excesso. O “discurso corporativo” cheio jargões não tem significado. Além disso, é chato.

Mensagens autênticas em linguagem simples permitirão que seus funcionários vejam os desafios e as oportunidades com clareza, tornando-os mais capazes de compreender e investir em qualquer direção que você esteja tentando liderá-los.

3. Conte uma história

Fatos e números são frequentemente esquecidos. Histórias e experiências são muito mais memoráveis. Use a narrativa, tanto quanto possível, para ajudar seus funcionários a entender a relevância de sua estratégia e dar a eles exemplos da vida real que reforcem suas mensagens.

Encontre maneiras de permitir que seus funcionários compartilhem suas histórias e use-os para promover um melhor entendimento dos comportamentos que você está tentando incentivar, ao mesmo tempo que desestimula aqueles que são contraproducentes.

Coletivamente, essas histórias terão uma forte influência nos comportamentos de construção da cultura relacionados ao seu objetivo principal e estratégico.

4. Seja Claro

Comunique o objetivo da sua organização de forma clara. Você não pode simplesmente enviar por e-mail um memorando reafirmando sua vaga declaração de missão ou visão e esperar qualquer tipo de alinhamento.

Deve ficar óbvio que, se você não puder expressar claramente quem você é como organização, não espere que seu pessoal descubra isso, especialmente se ele já estiver se sentindo desconectado.

Mas é mais uma questão de palavras. Ao tomar decisões de negócios concretas que estão claramente alinhadas com um propósito corporativo que é entendido por todos, você pode mostrar ao seu pessoal que a empresa coloca seu dinheiro onde está sua boca, fazendo o backup de suas palavras com ações reais.

5. Demonstre apreciação

A maioria das pessoas no local de trabalho está procurando mais do que apenas um contracheque. Eles querem ser valorizados por seu trabalho e querem se sentir parte de um time.

Esses desejos de reconhecimento e conexão são fundamentais, o que significa que há um propósito real em reconhecer o valor de um trabalho bem feito.

O reconhecimento – da gerência e dos colegas – é uma recompensa em si. Ao demonstrar apreço, você pode inbutir uma paixão pela excelência. Ao reconhecer conquistas, é muito mais provável que seus funcionários superem suas expectativas.

6. Seja Humilde

As condições corporativas tradicionalmente vêm do alto. Mas os diálogos no nível do solo são tão importantes quanto, senão mais. É mais provável que os funcionários acreditem no que os líderes dizem se já ouviram argumentos semelhantes de seus colegas.

As conversas são geralmente mais persuasivas e envolventes do que os editais unidirecionais. Ninguém gosta de ser dito o que fazer.

Ao entregar mensagens importantes designe uma equipe de funcionários para atuar como representantes da empresa e gire essa programação de acordo com a iniciativa, envolvendo o maior número possível de pessoas.

Quando uma mensagem tiver que vir da liderança, certifique-se de que ela é de seus líderes mais visíveis e respeitados. E evite os pronunciamentos do Big Bang.

7. Fique atento às ferramentas de comunicação

Como observamos anteriormente, há momentos em que o método de entrega de uma mensagem é tão importante quanto o próprio conteúdo.

Todos nós sabemos que as formas como as pessoas se comunicam mudaram tremendamente nos últimos 5 a 10 anos, mas a maioria das comunicações corporativas está atrasada em relação à como nos comunicamos quando estamos fora do trabalho.

Pense em ferramentas familiares, como redes sociais,  blogs e jogos podem ser usados para divulgar as mensagens da sua empresa. E não negligencie o óbvio. A tecnologia móvel é como as pessoas se comunicam quando não podem falar cara a cara (e as vezes até quando podem).

Os norte-americanos passam mais tempo enviando mensagens de texto do que falando ao telefone, e o envio de mensagens de texto é a forma mais frequente de comunicação para americanos com menos de 50 anos.

Em outras palavras, a comunicação que não atinge os smartphones de seus funcionários é má comunicação.

Conclusão

Espero que alguns conselhos, se não todos, ajudem você a infundir suas comunicações internas com um significado real. Mas vamos ser honestos, enquanto a ideia de comunicar com propósito for  não for um  senso comum de todas as empresas, poucas  serão boas nisso.

É preciso prática, leva tempo, e é preciso um tipo de empatia organizacional que só é conquistado quando seus funcionários forem estimulados a pensar profundamente sobre o significado por trás das mensagens que você está tentando transmitir.

O maior destaque aqui é que, se você não está claro sobre o que está tentando dizer, não pode esperar que seu pessoal descubra isso. Isso significa que cabe a você iniciar a conversa sobre quem você é e como gostaria que sua organização fosse.

Se tiver alguma dúvida ou sugestão, basta enviar um e-mail para fernanda.pinheiro@ivoryit.com.br. 

 

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