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Comunicação Interna: 7 ideias para você implementá-la em 2018

Tecnologia e Inovação - por Fernanda Pinheiro

Comunicação interna 2018

Comunicação interna em 2018

Concorda que a comunicação interna é um campo que exige atenção constantemente? Novas ferramentas surgem, as necessidades se modificam e os colaboradores adquirem novas necessidades.

Pesquisar, compreender e planejar novas estratégias é um ciclo que grandes empresas nunca abandona. Muitas dessas aproveitam o início do ano para executa-lo. Você já definiu as metas que o 2018 deve dar conta? Mas qual será o percurso para alcançá-las?

Se implementar a comunicação interna da sua empresa estiver nessa listinha leia as ideias abaixo e me conte quais são aplicáveis ao seu cenário.

1. Pense globalmente, mas atue localmente

Você utiliza alguma ferramenta para otimizar a comunicação interna da sua empresa? Pense que você já trabalha com uma intranet, porém deseja implementar novas funcionalidades. Além disso, você quer atualizar a interface da intranet apostando em um layout inovador, leve e chamativo.

A intranet é uma ferramenta para todos os funcionários certo? Logo, você está pensando globalmente. Porém, apresentar essas modificações por setor ou grupos pode ser uma grande jogada. Muitas vezes o novo assusta e gera resistência.

Quando você atua localmente, você estreita o relacionamento. Daí é possível que você apresente as mudanças, ensine e explique a importância da comunicação interna dentro da empresa. E qual será o resultado disso? Engajamento, motivação e realização de metas.

2. Faça sua comunicação interna mensurável

Sabemos que são os número que fazem uma organização sobreviver. Para comprovar o valor de sua comunicação interna, aumentar orçamentos e mostrar resultados você precisa coletar dados que facilite a análise.

Apostar em ferramentas que exibem métricas detalhadas permite que você concentre seus esforços onde melhorias precisam ser feitas. Por exemplo, ao adquirir um aplicativo de comunicação interna,  como mensurar o engajamento dos funcionários?

Como quantificar os resultados dessa nova ferramenta? Ela está provocando os impactos planejados? Você já ouviu falar no Google Analytics? É uma ferramenta que permite identificar quais são os conteúdos mais relevantes de seu site, quantas visitas você tem diariamente, qual é  o seu público, de onde é entre outras informações.

O seu app de comunicação interna também pode te fornecer essas informações. Assim, você consegue equilibrar investimento e resultados. A quantidade de funcionários engajados no app é sinônimo de informações disseminadas corretamente de forma transparente e ágil.

3. Falhar nem sempre é um pecado

Muitas organizações tem intolerância ao fracasso e assim são afastadas de novas experiências. Mas você sabia que a realidade das empresas que são admiradas no mundo aprendem mais rápido porque estão abertas as falhas?

Através das falhas elas conseguem determinar o que funciona e como na empresa. O segredo é, se você quiser investir em algo novo, não o chame de projeto ou plano. Defina-o como uma hipótese e considere como uma experiência.

Essa é uma ótima maneira de gerenciar as expectativas e tornar o fracasso uma possibilidade inerente. Por exemplo, você teve a ideia de substituir a velha mensagem de fim de ano por um vídeo com a possibilidade de aumentar 25% mais visualizações.

Vale a pena tentar? Claro! Pense em quanto você poderia aprender se não tivesse medo de estar errado o tempo todo.

4.  Invista em diversão

Os funcionários não se transformam em robôs no momento em que percorrem as portas da sua organização. Investir em oportunidades a fim de se divertir é excelente para fazer as pessoas se sentir bem-vindas além de permitir que elas expressam sua individualidade.

A companhia aérea Allegiant Air sediada em Las Vegas, realiza um concurso mensal no qual os funcionários usam o aplicativo da empresa para enviar fotos de seus animais de estimação. Os primeiros doze envios são inscritos no concurso. Porém, todos os usuários do aplicativo podem votar. A foto vencedora recebe um prêmio.

Os funcionários estão sempre ansiosos para entrar no concurso, e todos os meses os doze envios se acumulam dentro de horas, sem qualquer publicidade interna.

5. Cultive seus canais de comunicação interna

A disponibilização de informações relevantes para todos os seus funcionários é uma luta contínua pelas comunicações internas, especialmente nos dia em que tantos trabalhadores não se sentam em uma mesa e têm acesso limitado ao e-mail ou intranet.

Agora, mais do que nunca, os canais de comunicação interna bem sucedidos precisam desafiar essas barreiras e fazer um melhor trabalho para atingir todos os funcionários no momento certo e com mensagens e conteúdos corretos.

Isso inclui tirar proveito de mídias e ferramentas ricas para compartilhar informações em tempo real que incentivem os comentários dos funcionários. Canais como app interno, rede social corporativa e intranet podem ser grandes aliados.

6. Invista em agilidade

Já se foram os dias em que o e-mail era o canal mais eficaz para compartilhar informações. A diminuição no uso de e-mail foi atendida como um aumento nos aplicativos de comunicação. De acordo com um estudo do Pew Research Center, 67% de todas as aplicações baixadas destinam-se a comunicação.

O estudo também mostrou que as pessoas com menos de 35 anos sentem uma “necessidade de gratificação instantânea” e uma “perda de paciência”. À medida que as velocidades da internet aumentam, as pessoas ficam menos dispostas a aguardar a carga de sites e colegas para responder às suas mensagens.

Para se conectar e alcançar uma força de trabalho que consiste principalmente em milênios e Geração Z, as mensagens precisam ser breves, precisas e, idealmente, enviadas através de um canal diferente do e-mail.

Ser mais rápido significa que uma comunicação melhor segmentada pode ser instantaneamente compartilhada entre inúmeros destinatários, mesmo aqueles que não estão sentados em uma mesa.

7. Experimente diferentes formatos de mídia

Você já ouviu falar em Podcasts? Desde que surgiram em meados dos anos 2000, os podcasts tornaram-se um meio altamente popular para consumir conteúdo de áudio. Em 2017, cerca de 112 milhões de americanos de 12 anos ou mais ouviam um podcast representando um aumento de 11% em relação ao ano anterior.

42 milhões de americanos escutam podcast semanalmente, cinco vezes o número de pessoas que vão ao cinema. Em 2018, mais e mais equipes de comunicação internas líderes estarão utilizando Podcasts para entregar importantes mensagens corporativas, envolver funcionários e alinhar equipes.

Os podcasts podem tornar as comunicações internas mais atraentes. Eles também são uma ótima maneira de dar acesso a conteúdos importantes para seus funcionários não-desk.

Por exemplo, a empresa Deytsche Telekom utiliza podcasts para compartilhar informações com seus técnicos que podem ser ouvidos enquanto estiverem na estrada. O conteúdo ao vivo pode ser disponibilizado sob demanda imediatamente.

A natureza informal dos podcast também torna fáceis de produzir, aumentando consideravelmente o número de funcionários que podem estar dispostos a compartilhar suas experiências.

Conclusão

Saber se comunicar corretamente com seu público estratégico é questão de sobrevivência. Existem diversas ideias para que você possa implementar os canais de comunicação interna da sua empresa. O grande ponto é: você precisa estar atento às constantes atualizações.

Oferecer ao público interno o que há de mais novo no mercado é uma forma de motivá-lo. Além disso, quando você oferece o melhor entende-se que você tem direito de cobrar o melhor, certo?

Se quiser me enviar um e-mail: fernanda.pinheiro@ivoryit.com.br. Será ótimo conversar com você!

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