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Comunicação entre colaboradores: escolha da ferramenta ideal

Tecnologia e Inovação - por Fernanda Pinheiro

Comunicação

Comunicação entre colaboradores.

O que te motiva a trabalhar? Estudo realizado pela consultoria Deloitte afirmou que os brasileiros estão mais insatisfeitos com a comunicação interna da organização do que com próprio salário. Você faz parte desse time?

Indicadores apontam que entre 70% e 80% das pessoas dizem ser mal informadas sobre as funções da empresa. A implementação de práticas para aperfeiçoar a comunicação entre funcionários tornam as empresas 5 vezes mais propensas a ter uma equipe altamente engajada além de reduzir em 20% a rotatividade.

Sabia que a maior força produtiva de uma organização não está nas máquinas e sim nos seus funcionários?  Gerir a comunicação entre os colaboradores vai influenciar diretamente no desempenho da sua organização.

Você sabe exatamente qual é o seu papel dentro do seu posto de trabalho? Qual é a sua importância para empresa? Concorda comigo que se você sabe o quão importante são suas ações você tende a ser mais cauteloso, dedicado e preocupado?

Dentro das empresas isso não é diferente, em busca de um relacionamento confiável, coerente e objetivo a comunicação deve ser o mais transparente possível.

Você concorda que a imagem da organização é imprescindível para sua sobrevivência? Fazer com que seus funcionários vistam a “camisa” da empresa é o maior investimento de marketing que você pode fazer.

Você já entrou em uma loja e o atendente te atendeu mal? Acho que isso já aconteceu com quase todo mundo. Você voltou? Se alguém te perguntasse sobre a loja aposto que passaria essa experiência para frente.

Concorda que o seu contato foi apenas com atendente? E foi a imagem dele que ficou para você, certo? O bom relacionamento entre os colaboradores de diferentes níveis hierárquicos, deve ser usado como ferramenta para alcançar a imagem  que o cliente almeja.

Além da imagem que você passa ao seu público externo, você já trabalhou em um ambiente cheio de conversinhas e “picuinhas”? Utilizar práticas que reduzem ou eliminam esse tipo de comportamento é fundamental para um ambiente organizacional produtivo.

Sabemos que a organização é composta por pessoas de várias culturas, jeitos, comportamentos e ideais diferentes. Como lidar com tantas diferenças? Eu aposto na comunicação, em diálogos claros, na qualidade das informações e na veracidade de tudo que é exposto.

É muito importante que os colabores estejam alinhados aos objetivos da empresa, tem que haver um objetivo em comum entre organização e colaborador. Valores, crenças e regras de condutas devem ser claras e unanime a todos.

Por que não utilizar ferramentas de comunicação e conceder a todos informações, comunicados e dados transparentes? Por que não investir no capital mais precioso da empresa? Acredite, a comunicação efetiva é uma grande aliada.

Escolhendo a ferramenta correta

Com a expansão tecnológica muitas ferramentas surgiram para facilitar e automatizar os pilares dentro das empresas. Enxergando a comunicação como um desses pilares, aplicativos, portal internet, intranet, rede social corporativa entre outras ferramentas chegaram para desburocratizar e ampliar a comunicação entre colaboradores.

Mas como escolher a ferramenta ideal para sua empresa? Quais são as características fundamentais que você não pode se esquecer?

Mobilidade

Indicadores apontam que o Brasil possui aproximadamente 107,7 milhões de usuários de dispositivos moveis, o que equivale a 82% da população do país. Em 2020 os dispositivos móveis devem gerar 94 vezes mais trafego em relação a dispositivos não móveis.

Percebe porque a mobilidade é um critério importante? Quantos colaboradores da sua empresa não possuem um dispositivo móvel? Aposto que é um número bem pequeno, se existir.

Estamos falando de comunicação, certo? Investir em ferramentas de fácil acesso e que permitem a mobilidade é um fator muito importante. Concorda que poder ter acesso a dados e comunicados do seu celular em uma reunião externa  é um grande benefício?

Não se esqueça: facilitar e disseminar a comunicação entre os colaboradores é o nosso objetivo.  Ter a comunicação na palma da mão não é nada mal.

Segurança

Concorda que a empresa possui informações confidenciais? Como garantir que só os colaboradores terão acesso a essa ferramenta de comunicação?

Segundo estudo da ClearSale empresa especialista em soluções de prevenção a fraude, aparelhos móveis já foram responsáveis por 18% dos ataques online. Conhecer as politicas de privacidade dos desenvolvedores da ferramenta é uma medida de segurança imprescindível.

Cada usuário deve ter um login e senha para acessar a ferramenta. Por exemplo, o login pode ser o CPF do colaborador fazendo com que ele tenha apenas um acesso.  Fazer campanhas sobre a importância da segurança dos dados pode ser uma ótima opção.

Funcionalidades

Quais funcionalidades realmente são interessantes para o seu cenário? Essa pergunta vai variar com segmento e porte da sua organização. Quem é o seu público interno? Por exemplo, se a sua empresa for um banco, você precisará de funcionalidades específicas.

O que você deseja que os seus colaboradores tenham na palma da mão? Algumas funcionalidades se aplicam a todos os tipos de empresa. Ao escolher uma ferramenta, vale verificar se ela possui uma agenda compartilhada.

Imagina que você precisa fazer uma reunião com um determinado setor. Definir o dia, horário e pessoas com alguns cliques não é nada mal. O colaborador deverá ser notificado que um compromisso foi adicionado a sua agenda.

Noticias também é um item importante. Lá serão disseminados informações e dados a todos os colaboradores da empresa. Concorda que essas notícias serão transparentes e não será privilégio só para alguns?

Conclusão

Percebeu o valor da comunicação? Você já ouviu aquela frase: “comunicar-se com seu semelhante está na base de qualquer relacionamento humano”? Quanto maior for o entendimento entre as pessoas, melhor será o bem estar e maior será a produtividade.

A escolha da ferramenta para comunicação deve ser criteriosa, afinal você quer resolver um problema e não criar outro, certo? Não se esqueça de ter bem definido o seu objetivo. Pensando nele, você vai conseguir distinguir o que realmente é interessante para você.

As dicas acima devem ser aplicadas em qualquer cenário. Não se esqueça delas. Você está pronto para escolher a ferramenta que vai aperfeiçoar a comunicação entre seus colaboradores?

Se tiver alguma dúvida ou sugestão me envie um email fernanda.pinheiro@ivoryit.com.br. Será ótimo ter você por perto.

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