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Como o Mobile mudou o mundo?

Tecnologia e Inovação - por Fernanda Pinheiro

Como o mobile mudou o mundo.

Como o mobile mudou o mundo.

O crescimento diante o uso de smartphones sinalizando a chegada da era Mobile trouxe várias soluções para o dia-a-dia possibilitando a população e o mundo corporativo uma grande evolução tecnológica.

Em uma pesquisa feita pela Anatel foi afirmado que em 2014 o número de smartphones cresceu em 99% comparado ao ano anterior. O acesso à internet por dispositivos móveis conseguiu superar o acesso por desktops.

Indicadores mostraram que o uso de Mobile crescerá 6% ao ano até 2020.  Existe uma previsão de que as compras por dispositivos móveis cheguem a US$200 bilhões em 2017, triplicando o valor registrado em 2013.

Em função dessa expansão o número de downloads de aplicativos terá um crescimento de 185% no mesmo período.  E como esses números influenciam no ambiente corporativo?

Diante uma pesquisa da e-bit foi mostrado que o e-commerce brasileiro obteve uma expansão nominal superior a 15% em 2015 comparado ao ano anterior, atingindo cerca de R$ 41,3 bilhões de faturamento.

De acordo com a pesquisa o aumento aconteceu principalmente em função do crescimento ao acesso a internet que foi influenciado pelo aumento das vendas de smartphones.

A evolução da era mobile está possibilitando um novo panorama ao mundo, uma vez que as atividades estão ficando mais práticas, rápidas, qualificadas e seguras, você concorda? Smartphones tem se tornado ferramentas indispensáveis no dia-a-dia dos usuários.

Conforme estudos, os usuários móveis são quatro vezes mais envolvidos do que aqueles que navegam apenas na web. Diante tais fatores é vital que as empresas se encaixem nos novos cenários para atingir um novo patamar quando se fala em vendas.

O sucesso de uma organização esta ligado diretamente à forma como ela se adapta a novas realidades para atender as atuais demandas. Você está pronto para essas mudanças?

Para que as empresas possam acompanhar esse processo evolutivo terão que investir em soluções integradas, inovadoras, com qualidade de uso. O objetivo é aperfeiçoar as atividades e tornar as ações de uma organização cada vez mais estratégicas.

O mobile é uma excelente ferramenta para tornar a relação entre marca e usuário mais forte, já que é um canal dinâmico e permite a interação em diversos níveis com diferentes usuários.

Como surgiram os dispositivos Mobile?

Em busca de uma comunicação mais rápida e eficiente Engenheiros tiveram a ideia de criar um sistema que fosse capaz de efetuar comunicação entre dispositivos sem fio.

A primeira ligação de um telefone mobile para um fixo foi em abril de 1973. A partir daí que todas as teorias foram comprovadas. Validou-se a ideia que teve início em 1947.

Dentre várias empresas que fizeram testes entre os anos 1947 e 1973 a primeira que conseguiu mostrar um dispositivo mobile funcionando foi a Motorola. O aparelho chamava-se DynaTAC e não estava disponível para consumidores. Era apenas um protótipo.

Em 1983, foi comercializado o primeiro aparelho no EUA.  Chamava-se DynaTAC 8000x.  Também feito pela Motorola.

Só na década de 90 que os fabricantes estavam preparados para lançar dispositivos mobile com tamanho, peso e tecnologia aceitável.

Em 1993 foi lançado o recurso de envio de mensagens, por uma operadora da Finlândia. No Brasil essa tecnologia demorou. As operadoras insistiam em instalar telefones fixos para seus consumidores.

Mais tarde foram introduzidas cores em escalas de cinza.  Daí foi possível distinguir imagens. Hoje os dispositivos mobile com alta resolução possuem displays com 16 milhões de cores.

Você consegue imaginar como seria a comunicação sem um dispositivo mobile? Como seria o ambiente corporativo sem esse avanço tecnológico? Assustador não é?

Revolução Mobile

A revolução Mobile vem transformando o mundo com sua acessibilidade e criatividade. Se antes você anotava no papel um recado para alguém, hoje através dos inúmeros aplicativos você envia instantaneamente.

Diante todos esses fatos, quais estratégias devem ser adotadas pelas organizações para se mostrar moderna, criar empatia com os consumidores e não ficar atrás dos concorrentes?

A mobilidade abriu espaço tanto para as empresas quanto para os funcionários, criando novas funções e novas formas de trabalhar.  Vou citar algumas influências que a revolução mobile provocou.

Site Responsivo

Você já visitou algum site pelo seu dispositivo e a tela não foi ajustada automaticamente?  Teve a necessidade de aumentar ou diminuir o zoom para localizar o que procura?  Ou ainda teve que esperar muito tempo para carregar algum conteúdo?

Indicadores afirmam que três a cada cinco pessoas que acessam site incompatíveis com seu dispositivo passam para o site do concorrente.

É necessário que um site responsivo se ajuste a tela do dispositivo automaticamente, seja na vertical ou na horizontal. Como o espaço é limitado nos dispositivos identificar o que é mais interessante para o usuário e quais são as informações mais buscadas por eles é uma etapa fundamental.

Utilizar ferramentas para verificar se o site está sendo carregado em uma velocidade adequada para dispositivos mobile, oferecer conteúdos instantâneos e informações concentradas são ações indispensáveis para se aproximar do cliente.

Pensando em uma comunicação eficiente a linguagem do site deve ser simples. Usar termos que os consumidores costumam usar, ajuda o cliente a encontrar o que deseja rapidamente.

Aplicativos Mobile

Mais smartphones, mais pessoas conectadas, mais pessoas consumindo conteúdo, novas necessidades. Sabe qual o resultado disso? 138 bilhões de aplicativos baixados só em 2014.

Com o objetivo de maximizar a eficiência dos recursos e tirar maior proveito deles um aplicativo móvel especialmente do seu negócio pode trazer diversas vantagens.

Quando alguém baixa um aplicativo, é normal associar suas necessidades aquela marca.  Estará inclinado a procurar nos momentos de dúvidas.

O aplicativo pode ser usado como ferramenta de divulgação.  Ele permite notificar os clientes em primeira mão do lançamento de uma novidade, convida-lo para conhecer, informar vantagens e atributos.

Ter um canal de sugestões onde o cliente pode manifestar oportunidades de melhoria de serviços ou produtos e identificar as experiências que ele teve ao adquirir algo proporciona confiança do usuário em relação à empresa, já que compreende o compromisso da marca com a melhoria de seus serviços.

Quando uma pessoa baixa o aplicativo é criado um canal de comunicação entre empresa e consumidor. Aproveitar esse canal para fornecer um atendimento rápido e eficaz pode impactar diretamente nos resultados.

Sistemas de Comunicação Interna Mobile

Uma pesquisa elaborada pela Global WebIndex em 2014, apontou que os brasileiro passam cerca de 3 horas e 40 minutos conectados a internet via smartphones. Dentro de uma organização esse cenário não é diferente.

Utilizar essa rotina dos colaboradores em função da organização é um grande diferencial diante os concorrentes. Uma comunicação eficiente aumenta a velocidade das ações e multiplica os resultados.

Um sistema de comunicação interna permite a interação entre todos os membros, dos diversos setores e variados níveis. Um colaborador conectado torna o profissional mais acessível.

Um sistema de comunicação mobile pode oferecer ferramentas que possibilitam a organização e agendamento de tarefas, reconhecimento público de um bom trabalho desenvolvido e notícias pertinentes à empresa.

É possível também, melhorar o clima organizacional, através de uma comunicação transparente impactando positivamente a produtividade da empresa tornando o negócio mais rentável.

É só olhar para o lado e ver como o mobile mudou o mundo. Entender a importância de uma comunicação interna e percebe-la como instrumento de administração estratégica é fundamental para alcançar o sucesso.

Mobile Marketing

Os dispositivos mobile se tornaram um canal de extrema relevância para as empresas executar suas campanhas de marketing e atingir os potenciais consumidores, já que eles acessam a internet móvel com frequência.

Segundo uma pesquisa realizada pela e-bit as compras feitas por mobile corresponderam a 14,3% de todos os pedidos. Existe uma expectativa que esse valor seja maior nos próximos anos.

Como grande parte dos dispositivos móveis possuem localização por GPS, é uma vantagem que pode ser utilizada para segmentação de região, ou seja, atrair usuários de específicos.

As redes sociais estão presentes em grande escala nos dispositivos moveis. Elas podem ser usadas para construir um relacionamento próximo  com cliente, e com isso aumentar a visibilidade da marca.

O QR Code também é uma tecnologia de mobile marketing. É um código de barras 2D onde o usuário de dispositivo mobile  utiliza a câmera para ser redirecionado para outra página.

Por exemplo, ao usar o QR Code na embalagem de algum produto, poderá redirecionar os clientes para um vídeo tutorial de como usá-lo corretamente. Ou, redirecionar para sua página de produtos divulgando o que tem disponível.

Vantagens do uso de dispositivos mobile

A expansão mobile no mundo transforma os dispositivos móveis em uma das plataformas mais dominantes e promissoras. Estamos em busca por soluções que nos levem adiante, descobrir novas tecnologias que sejam sempre mais eficientes.

Vou falar sobre algumas vantagens que o uso do dispositivo mobile trouxe ao mundo:

Redução de Custos

Com a facilidade de comunicação em função de todas as influências acima, otimizar as ações dentro da organização e identificar falhas para que sejam solucionadas rapidamente se tornou mais eficaz.

Como acompanhar a rotina de operações se tornou algo simples e tomar decisões mais assertivas provocou redução nos custos operacionais.

A expansão mobile também foi uma forma de automatizar processos. Reduzir o tempo de execução de atividades, descentralizar funções, e aperfeiçoar tarefas e consequentemente os hábitos.

A quantidade de papel também foi reduzida, uma vez que resoluções, fichas e boletins podem ser acessados por um dispositivo mobile de qualquer lugar, trazendo um benefício tanto para empresa quanto para o meio ambiente.

Tais posturas estão alinhas diretamente às demandas de mercado, uma vez que o consumidor também ficou mais exigente e valoriza todas as soluções modernas que visam facilitar a vida das pessoas.

Facilidade de Compras

Diante a atual situação, não é preciso sair de casa para comprar mais nada. Como a vida das pessoas andam cada vez mais corridas, e a necessidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo tem sido algo rotineiro, ter acesso a uma loja completa de um dispositivo mobile é a solução do século.

Estamos falando da venda de roupas, eletrodomésticos, sapatos, passagens aéreas, comidas, móveis, material de construção, entre outros itens.

A comodidade de efetivar uma compra sem se preocupar com o horário, com o atendimento do vendedor, com lojas cheias, onde parar o carro ou que transporte utilizar se tornou uma grande opção.

Para que comprar jornal? Bastam alguns cliques e um dispositivo mobile que você terá acesso a milhões de noticias, diariamente de diversos jornais, revistas e sites.

E ainda perguntamos como o mobile mudou o mundo!

Segurança

A segurança é um fato preocupante em relação às informações confidenciais que um dispositivo mobile armazena. Mas existem várias formas de promover essa segurança. Por exemplo:

  • Limpeza Remota: Por meio dela é possível apagar remotamente todos os dados do dispositivo.
  • Bloqueio de Dispositivo: É feito o bloqueio remoto do dispositivo, ou seja, o dono pode forçar a troca de senhas via servidor para impedir o acesso aos dados por qualquer outra pessoa.
  • Backup: são salvas as configurações, aplicativos e informações com o servidor do e-mail. Uma vez que foi feita essa cópia fica fácil uma possível restauração.

Também existem alguns aplicativos como, Lookout Mobile Security, Norton Mobile, Security Beta Wave, Secure Mobile Security entre outros para manter efetiva essa segurança.

Competitividade

Em um mercado altamente competitivo, direcionar atividades para alcançar estabilidade em função de mudanças é um dos maiores desafios enfrentados pelas organizações.

As empresas precisam diferenciar umas das outras. Criar, inovar e mudar tem sido cada dia mais estratégico. Adaptar o comportamento das organizações para que risco e ameaças sejam extintos.

Explorar oportunidades por meio de recursos disponíveis a partir de uma análise do ambiente interno.

Quando falamos em revolução mobile, falamos da capacidade de interpretar e utilizar informações de forma objetiva e eficaz para gerar tais vantagens competitivas. O diferencial agregar valor aos negócios.

Conclusão

Você concorda que tudo mudou?  A forma como comunicamos, os meios utilizados para conhecer novas pessoas, como reservamos um hotel ou até mesma a primeira pergunta que se faz ao chegar a um restaurante “qual é a senha do wifi?”.

Como todos estão se rendendo a tecnologia e principalmente ao comodismo, o uso de dispositivos mobile tem mudado a realidade do mundo. Estamos buscando o fácil acesso a informações e serviços que facilitem o dia-a-dia.

E qual ferramenta você utiliza para atingir milhões de pessoas ao mesmo tempo, em poucos minutos com a possibilidade de medir os resultados?

Se tiver alguma dúvida ou comentário pode me enviar um email. fernanda.pinheiro@ivoryit.com.br. Será ótimo ter você por perto.

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