Ivory IT

Blog

  • Home »
  • Blog »
  • Como melhorar a colaboração da sua empresa?

Como melhorar a colaboração da sua empresa?

Tecnologia e Inovação - por Fernanda Pinheiro

Colaboração entre funcionários.

Colaboração entre funcionários.

Você conhece o ditado “duas cabeças pensam melhor do que uma?” Agora imagina cinquenta, quinhentas, mil cabeças pensando em soluções para melhorar seu negócio?

O Colaborador é o principal pilar de uma instituição, é ele que realiza tarefas que fazem uma organização se desenvolver.

Os entes da empresa são pessoas com opiniões, culturas e objetivos distintos. Entender essas diferenças e utiliza-las em prol da execução satisfatória é indispensável para que os resultados sejam plausíveis.

Podemos definir colaboração como ajudar, cooperar e participar.  Enxergar o empregado como alguém que irá ajudar alcançar os objetivos da empresa é essencial para se obter uma equipe colaborativa.

A colaboração acontece quando os funcionários compartilham conhecimento e experiência entre si para que suas atividades possam se correlacionar.

Independente das prioridades e metas de cada setor é necessário que sempre tenha um ponto de concordância onde ajuda e colaboração são sempre bem vindos.

Integrar as habilidades dos diversos funcionários traz resultados mais eficientes do que atividades realizadas individualmente. Daí a importância de estimular a união por meio de estratégias para que toda instituição possa aprimorar a efetividade do trabalho e aumentar a satisfação dos colaboradores.

Um trabalho colaborativo cultiva o senso de comunidade para que os funcionários possam se sentir como se fizesse parte de uma família. Isso os obriga ir além das expectativas de suas funções. Fazer com que os colaboradores vivenciem um bom clima organizacional, é impulsionar o negócio para frente com decisões inteligentes e sadias.

Um estudo realizado pela Bain & Company afirma que colaboradores engajados produzem 50% mais do que os que estão apenas satisfeitos. Em uma pesquisa realizada pela Gallup mostrou que na América Latina menos de 30% das pessoas estão engajadas.

A empresa multinacional Aon Hewitt realizou uma pesquisa onde visualizou que colaboradores engajados são 48% mais rentáveis e são em média 78% mais produtivos.

Explorar a sabedoria coletiva, o trabalho sinérgico entre pessoas, a responsabilização pelo outro e a pluralidade de perspectivas é fazer com que os processos ocorram na horizontal e sejam bem realizados.

As pessoas agem de acordo com seu perfil e com ambiente em que estão inseridas. Pensando em colaboração é necessário estar disposto a mexer nas variáveis do ambiente para que determinados comportamentos possam ser influenciados.

A revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios apontou que 73% dos empreendedores premiam seus colaboradores pelas contribuições inovadoras e 72% afirmaram investir em capacitação.

Ou seja, provocar engajamento está na pauta da grande maioria dos gestores. Em resposta eles buscam por colaboração já que ela é uma grande aliada para melhora do clima organizacional e do aumento de resultados financeiros.

3 Dicas para melhorar a colaboração dentro de uma organização

Contar com uma equipe de profissionais que entenda o proposito da empresa, vista a camisa da empresa e consiga alcançar bons resultados é uma premissa que só será alcançada quando as atividades forem realizadas por meio de colaboração.

Para alimentar esse espirito colaborativo é necessário que a empresa utilize práticas que estimulem e valorizem o envolvimento com outro.  A seguir vou falar sobre 3 dicas que vão influenciar diretamente na colaboração de uma empresa.

1. Utilizar a tecnologia a favor da equipe

Fazer a comunicação interna via mobile é uma tendência que vem para otimizar os canais já existentes. Sabemos que a grande maioria dos funcionários possui um smartphone, daí o motivo de um aplicativo de comunicação interna ser a grande chance de inovar, interagir e agilizar a comunicação dentro de uma organização.

O aplicativo disponibiliza noticias referentes aos acontecimentos da empresa. Mural eletrônico para divulgar projetos e parabenizar o bom desempenho de algum funcionário. Agenda corporativa para facilitar na organização de compromissos.

Dispõe de galeria de fotos onde se encontra registros de eventos e acontecimentos marcantes. É uma ferramenta que permite o acesso de todos os funcionários da organização, independente de cargo, setor ou nível.

A partir dessa tecnologia é possível promover a colaboração, uma vez que o aplicativo permite que as pessoas postem comentários relevantes. Provocar satisfação nos clientes interno é um método de alimentar a colaboração.

O aplicativo permite uma comunicação transparente, já que não possui restrição de uso. Divulgar informações precisas desperta confiança e credibilidade.

Incentivar a colaboração por meio de um dispositivo mobile é utilizar a tecnologia ao seu favor. Alcançar o engajamento dos funcionários é um diferencial competitivo perante aos concorrentes.

2. Crie objetivos comuns a todos

Quando a empresa define metas que estão alinhadas aos objetivos de vida de um funcionário ela passa a representar mais do que apenas uma forma de ganhar dinheiro.

Criar um propósito comum onde todos possam colaborar para alcançar o resultado é uma maneira de reter talentos e instigar o comprometimento da equipe.

Permitir ao funcionário uma visão ampla das atividades e da realidade da organização é uma forma de demonstrar quanto de dedicação ele devera desprender. O proposito é a determinante mais conhecida da colaboração.

Determinar desafios e parabenizar os funcionários quando desenvolver estratégias rentáveis é uma das principais ações. É importante fazer com que todos caminhem na mesma direção e criem responsabilidade de cooperação, de querer ajudar ao outro para que todos possam se beneficiar dos resultados alcançados.

3. Estimular criação de projetos que envolvam diversas áreas

Incentivar a criação de projetos flexíveis e inovadores, que permitem a integração entre diversos setores faz com que o trabalho em equipe seja visto de maneira positiva.

Utilizar ferramentas que possibilitem essa integração e que facilite a comunicação da empresa como um todo contribui para projetos relevantes. Já pensou que um aplicativo de comunicação interna se encaixa nesses fatores?

Muitas empresas estão utilizando as ideias propostas com o objetivo de identificar mudanças no processo de criação/fabricação de produtos. Essas inovações estão influenciando na vida útil das organizações.

A receita de competitividade permanente está nas estratégias de colaboração e motivação dos funcionários.

Agora é com você!

Para que haja colaboração é necessário um relacionamento forte e intenso entre os colaboradores. Existem diversas maneiras de alinhar as atividades para que sejam trabalhadas em conjunto.

Utilizar um aplicativo para promover transparência entre as relações é uma ótima opção. A tendência é que as empresas adotem cada vez mais um ambiente colaborativo.

Estudos apontam que criar uma cultura de colaboração reduziram taxas de erro em 75% e aumentaram a produtividade em 10%.

Como é incentivada a colaboração na sua empresa? Vocês utilizam algum aplicativo? Acredita que ela é capaz de induzir o engajamento dos funcionários? Se tiver alguma dúvida pode me enviar um email fernanda.pinheiro@ivoryit.com.br. Será ótimo ter você por perto.

Cadastre-se para receber as novidades

Enviando...