Ivory IT

Blog

  • Home »
  • Blog »
  • Como investir no endomarketing utilizando intranet?

Como investir no endomarketing utilizando intranet?

Tecnologia e Inovação - por Fernanda Pinheiro

Intranet+Endomarketing

Intranet+Endomarketing= Sucesso

Estudo realizado pelo IBOPE Media em janeiro de 2013, apontou que o Brasil ultrapassou mais de 46 milhões de pessoas conectadas as redes sociais diariamente.

Pesquisa realizada pelo Joe Nandhakumar (professor de sistemas da informação na Warwick Business School no Reino Unido), o uso das redes sociais estimulam a resposta rápida ao cliente, criatividade e o acesso à informação.

A comunicação é um fator crucial para o sucesso dentro das organizações. Mensagens e ideias devem ser passadas claramente reduzindo o risco de erros e aumentando a eficiência dos processos.

A intranet pode ser usada como ferramenta de comunicação eficiente e capaz de reduzir custos. Mas você sabe o que é intranet?

Esse termo surgiu na metade da década de 90, nos EUA com objetivo de solucionar os problemas da comunicação corporativa. Intranet são redes que utilizam a mesma tecnologia da internet, mas seu uso é exclusivo aos computadores de uma determinada empresa.

A intranet é uma tecnologia que permite a comunicação entre todos os setores da organização, facilitando o fluxo de informações. Além de gerar interação entre os parceiros de forma dinâmica e simplificada, permite uma segurança maior entre tudo que circula dentro das instituições.

Nenhuma pessoa ou dispositivo de fora poderá ter acesso aos conteúdos que estão armazenados na intranet, é uma rede privada.  A intranet é feita de acordo com as normas e cultura de cada organização.

Antes de implementa-la deve ser feito um estudo  considerando o quadro geral de funcionários, as características da companhia e os objetivos que pretende alcançar. A intranet é uma ferramenta customizada.

A partir de um clique é possível visualizar soluções de forma rápida, acessível e personalizada. Resolver este mesmo problema sem a intranet te coloca a mercê do tempo e diversos tipos de falhas.

A intranet pode disponibilizar gráficos, relatórios, dados, áudios e vídeos fortalecendo a disseminação de informações a partir de um espaço virtual.

Como é controlado o gasto de papel onde você trabalha? Geralmente esse assunto é um grande problema. A intranet permite que todos os processos da organização sejam online, resultado em uma grande economia.

A impressão de documentos fica limitada às necessidades do cliente final. Até então todos os funcionários podem ter acesso a toda tramitação de cada pedido independente de impressão.

Por meio da intranet, também é possível trabalhar o endomarketing. Motivar os funcionários influencia no comprometimento com suas atividades e propicia a sintonia da equipe.

Fazer com que todos tenham acesso às mesmas informações, notícias e dados fortalece as relações e o engajamento do grupo. Se preocupar com o público interno é o mesmo que cuidar da imagem final do seu produto/serviço.

Fazer com que seus funcionários vistam a camisa da empresa é o marketing mais efetivo.

Cases de empresas que alavancaram seu endomarketing utilizando a Intranet

Várias empresas utilizam a intranet com objetivo de otimizar os recursos a partir de um baixo investimento. Valorização, motivação e qualidade de vida são aspectos que influenciam positivamente nos resultados de uma organização. Pensando em comunicação, a intranet tem sido uma ótima aliada.  Veja alguns cases de sucesso:

Fundação Roberto Marinho

Criada em 1977 pelo jornalista Roberto Marinho é uma instituição que utiliza a comunicação, redes sociais e parcerias para contribuir na melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

A Fundação Roberto Marinho atua nas áreas ambiental, educacional e cultural por meio de metodologias que serão replicados por parceiros públicos e privados.

Seu grande desafio é fazer uma gestão integrada de aproximadamente 17 portais em um único ambiente.

Utilizando uma intranet foi possível reaproveitar o conteúdo e serviços entre os portais, oferecer vídeos e recursos de interatividade para seus parceiros e integrar todas as informações com o sistema interno de programação da TV Cultura.

Grupo Neoenergia

Neoenergia é o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro em número de clientes. Possui quase 11 milhões de unidades consumidoras atendidas por suas distribuidoras COELBA, CELPE e CONSERN.

Seu objetivo era criar um canal de comunicação interna corporativa que permitisse a disseminação de informação para as empresas recém-chegadas ao grupo. Fazer com que todos os funcionários se sentissem parte das atividades principais sem desrespeitar as características locais de cada filial.

Foi criada uma Intranet onde qualquer colaborador pode tratar e distribuir qualquer conteúdo, além de   facilitar a comunicação entre os colaboradores independente da planta e distância.

Para que isso pudesse ocorrer foi disponibilizado o recurso de buscar o nome do funcionário e lá estar disponível a foto do mesmo. Permitindo que todos pudessem se relacionar com a ideia de como seria a outra pessoa.

Apresentar os principais executivos da organização e identificar seus cargos e funções de forma simples e gráfica é uma maneira de alancar o endomarketing.

 Chevrolet Autus

Chevrolet é uma fabricante de veículos motorizados americana, fundada em 1911 e que pertence a General Motors juntamente com a Cadillac.

As concessionárias Autus localizadas nas cidades de Araguari, Monte Carmelo, Patos de Minas, São Gotardo e Uberlândia oferecem linha completa dos carros Chevrolet zero km.

Com objetivo de integrar a concessionária de todas as cidades acima, foi implementado uma intranet gerando redução de custos. Por isso motivo a Autus recebeu Menção Honrosa no prêmio Inovadores 2007 na categoria 51 a 100 funcionários.

Entre os motivos pelo qual a empresa se destacou estão: estimular o poder da inteligência coletiva, dando total ênfase para gestão do conhecimento e colaboração.

Propiciar aos funcionários a percepção de grupo, considerando a crescente expansão e aquisição de novos negócios. Entregar soluções em menor prazo. Permitir que os funcionários atuassem como colaboradores e autores do novo ambiente de intranet.

O que achou?

Possuir um ambiente único, onde todos os colaboradores encontram as informações necessárias para suas tarefas e ainda relacionam entre si era o objetivo principal dos cases acima certo?

Onde você trabalha possui alguma intranet? O que te motiva a trabalhar? Existem politicas de marketing interno no seu serviço? Você concorda que isso altera significamente nos resultados da organização?

O que achou dos cases acima? Me envia um email fernanda.pinheiro@ivoryit.com.br. Será ótimo ter você por perto.

Cadastre-se para receber as novidades

Enviando...