Ivory IT

Blog

  • Home »
  • Blog »
  • Business Intelligence: Descubra se a sua empresa está precisando dessa solução

Business Intelligence: Descubra se a sua empresa está precisando dessa solução

Tecnologia e Inovação - por Fernanda Pinheiro

BI

Aplicando o Business Intelligence.

Aposto que você já ouviu a expressão Business Intelligence (BI), mas você sabe exatamente o que é? O conceito de BI está relacionado aos processos da organização, como: coleta, análise, monitoramento e compartilhamento das informações.

Traduzindo o termo ao pé da letra, significa negócio inteligente. Essas informações podem ser relativas a futuros e potenciais clientes, concorrentes e fornecedores. O Business Intelligence transforma dados brutos da empresa em informações compreensíveis e significativas para futuros negócios, daí o nome.

O BI surgiu na década de 1990, com intuíto de fornecer apoio no processo da tomada de decisão de forma inteligente. Mas o que seria esse “inteligente”?

Reunindo diversas informações em um único banco de dados, o Business Intelligence permite a integração de diferentes fontes, como: planilhas, arquivos de textos e sistemas. Dessa forma é possível criar indicadores e métricas eficientes.

Mas não pense que essa solução é viável apenas para grandes empresas, independente do volume de informações, eles devem ser acessíveis e devem trabalhar em conjunto com todos os dados que circulam dentro da organização.

Imagine que você possui uma transportadora. Ao longo do tempo você percebeu que o destino mais requisitado para transportar as cargas é para São Paulo. Além de softwares específicos de BI, você utiliza mídias sociais como indicador para o seu negócio.

Porém, em um determinado período você notou que o principal destino sofreu uma queda de 60% nos últimos 5 meses. O que você faria? Concorda que você precisa de uma ação rapidamente? Os resultados da empresa começaram a ser afetados, é indispensável você identificar o motivo da queda.

Utilizando os recursos da empresa, foi possível verificar que nesse período a empresa teve grandes problemas com cargas roubadas e teve que acionar o seguro várias vezes. Através de uma rápida pesquisa aos indicadores sociais de SP foi comprovado que houve um aumento de assaltos aos caminhões que transitavam em certa rodovia da Capital.

Concorda que se a empresa não possuísse um sistema inteligente você até poderia se lembrar dos incidentes, mas não teria recursos que provassem a relação? Logo, a informação foi detectada, hora de pensar em uma solução.

Pensando nesse cenário, é possível identificar um caminho alternativo até que a onda de violência reduza, ou seria a hora de investir em soluções de segurança que preservem tanto o motorista da sua empresa, quanto à carga do cliente.

O grande objetivo do Business Intelligence é te auxiliar a identificar a causa raiz do problema e soluciona-la através de ações eficientes e embasadas em indicadores.

Percebeu que no exemplo acima, você reuniu informações internas e externas? Você verificou as taxas de assalto das rodovias por onde a carga é transportada. Você também poderia pesquisar se seus concorrentes estavam com esse mesmo problema.

Caso, a resposta fosse não, seria um indício da falta de segurança nos caminhões que a sua empresa utiliza, ou até mesmo na falta de instrução dos seus caminhoneiros sobre: onde parar e como conduzir ao perceber que está sendo perseguido.

Você pode lidar com diversas informações, mas é muito importante que você saiba interpreta-las e utiliza-las estrategicamente.

5 Perguntas para você descobrir se a sua empresa está precisando investir em Business Intelligence

Com o BI as empresas transformam seus dados em linguagem de fácil assimilação e associação, gerando o compartilhamento de informações entre a gestão e os colaboradores – identificando os processos corretos, focando no objetivo da empresa e atendendo às necessidades dos clientes.

Responda as perguntas abaixo e me conte se a sua empresa está precisando investir em uma ferramenta de Business Intelligence.

  1. É comum você tomar decisões errôneas em função da má interpretação dos dados?

Imagine que você está lançando um novo produto no mercado e está precisando atribuir um preço a ele, daí você pesquisou o preço similar de um concorrente e tomou a decisão.

Porém após 3 meses percebeu que o produto não está sendo lucrativo, pois não levou em consideração os custos que a sua empresa gasta para produzi-lo.

Concorda que nessa situação, os dados foram interpretados incorretamente? O preço que o concorrente está aplicando é muito importante, mas ele precisa estar aliado a vários outros fatores que uma ferramenta de Business Intelligence poderia te auxiliar.

  1. Você sempre sabe identificar o caminho dos indicadores obtidos?

Um investidor importante propôs a você uma grande oportunidade. Marcou-se uma reunião e você deveria apresentar os resultados dos últimos 6 meses da sua empresa.

No momento de explicar como você chegou àqueles resultados e demonstrar o produto mais vendido você não tinha indicadores sobre: perfil do cliente, diferenciais diante o concorrente, margem de crescimento das vendas e projeção de vendas dos próximos 6 meses.

É bem provável que essa reunião seja um fracasso. Você precisa ter um histórico de todos os indicadores. O achismo não é um grande aliado.

  1. Cada setor da empresa utiliza uma ferramenta e ao final do mês nem sempre os resultados coincidem e conversão entre si?

O setor de planejamento e controle de produção (PCP)  emite uma planilha sobre quanto deve ser produzido de acordo com a demanda e daí efetuam os pedidos de matéria prima. Ao final do mês eles têm a planilha com a quantidade que deveria ter sido produzida efetivamente.

O estoque libera uma planilha com o que têm e a quantidade de cada material, porém esse valor não está de acordo com a tabela do PCP. Daí o setor da produção emite um resultado de quantos produtos foram produzidos diferente do planejado.

Eu te pergunto, como você resolveria essa “bola de neve”? Esse foi um pequeno exemplo, imagine essa situação em uma grande proporção? É fundamental que os resultados da empresa conversem entre si.

Conclusão

Existem várias perguntas para você avaliar a necessidade de uma ferramenta de Business Intelligence na sua empresa, mas todas circulam em torno de: todos os dados, informações e setores da sua empresa, interagem entre si?

O resultado deve ser um produto da empresa como um todo, e todas as ações e indicadores devem ser documentados e armazenados de forma corretamente. Sempre que necessário efetuar uma consulta, os dados devem ser expostos de forma didática e estratégica.

Você reconhece o valor de todos os indicadores gerados pelos seus colaboradores? Quantidade de informações não é sinônimo de sucesso. Sua equipe deve ser instruída à gerar dados que agreguem valor aos existentes.

Você sabe interpretar os resultados da sua empresa? Vocês trabalham com alguma ferramenta de Business Intelligence? O que acha de me enviar um e-mail? fernanda.pinheiro@ivoryit.com.br. Será ótimo conversar com você!

Cadastre-se para receber as novidades

Enviando...