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Apreciação: qual é a sua importância no ambiente de trabalho?

Tecnologia e Inovação - por Fernanda Pinheiro

Apreciação.

Apreciação no ambiente de trabalho.

Você entende  o conceito de apreciação? De acordo com o Dr. Paul White, psicólogo e presidente da Agradecimento no Trabalho, apreciação é a chave para a retenção no local de trabalho e construção de relacionamentos favorecendo uma cultura mais feliz e saudável.

Dr. White informa que até 65% dos funcionários da América do Norte dizem que eles não receberam reconhecimento no trabalho no ano passado. E quando os funcionários não se sentem valorizados, o custo para uma organização pode ser bastante alto.

Os trabalhadores muitas vezes se desvinculam e não desejam fazer o trabalho. A produtividade sofre, juntamente com o atendimento ao cliente e a cultura interna.  

Embora, de acordo com o Dr. White, muitos empregadores tenham algum tipo de programa de reconhecimento, ele afirma que a maioria deles falta uma apreciação autêntica e significativa.

Uma grande razão é que a diferença entre reconhecimento e apreciação é muitas vezes mal interpretada. O reconhecimento é um gesto que se concentra nos resultados do trabalho de um funcionário. A apreciação é um gesto que se concentra no empregado como pessoa.  

Entenda as 5 línguas de apreciação  afim de tornar qualquer ambiente de trabalho mais encorajado e produtivo:

1. Expresse uma verdadeira apreciação aos colegas de trabalho e ao pessoal – mesmo com um orçamento apertado.

Qual é a importância do “João” da sua empresa? Sem ele, como seria? Aquele ditado “se morrer hoje, amanhã fazem dois dias” precisa ser mudado. E é bem aí, que o conceito de apreciação se aplica.

Em muitas situações a exaltação à um funcionário se dá em função de um belo resultado. O que muitas empresas se esquecem é que atrás do resultado existe uma pessoa. De acordo com Chapman o desejo de ser amado é o maior anseio do ser humano.

Você não espera que o seu chefe te ame, mas espera que ele se preocupe com você, certo? Apreciar alguém é demonstrar afeto independente de um resultado.

A motivação é maximizada quando recebemos uma recompensa por um esforço. A apreciação é quando você é valorizado a partir das relações em que constrói no trabalho.

E são essas relações que retém talentos, que prepara uma equipe para diversas situações, que compõem a cara da empresa e que conquista os clientes.

“O trabalho tornou-se uma tarefa quase não suportável, com apenas 45% dos trabalhadores em uma pesquisa recente dizendo que estavam felizes com suas carreiras”, explica o Dr. White.

2. Aumente a lealdade com os funcionários e voluntários em sua organização.

O que te faz ser uma pessoa confiável? Por que confiar em alguém? Lealdade é um conceito aplicado para pessoas que demonstram responsabilidade e honestidade.

Sentir-se cuidado e apoiado aumenta o bem-estar emocional e mental, o que se traduz em um melhor desempenho de trabalho.

A medida que os membros de uma equipe confiam uns nos outros e começam a trabalhar mais unidos, eles começam a ver os frutos de seus trabalhos compartilhados preocupando ainda  mais com o sucesso do todo.

A lealdade deve ser uma virtude sempre propiciada dentro da organização já que ela é um dos princípios de uma equipe sadia e produtiva. Segundo Henry Ford, juntos é um começo. Manter juntos é um progresso.

3. Reduzir o cinismo e criar um ambiente de trabalho mais positivo.

Você já sofreu com algum descaso de um trabalho no qual você se dedicou muito? Quando se trata de um grupo que não é unido, o descaso é praticado simplismente por falta de empatia.

Ser empático ao trabalho do outro é muito importante. Ressaltar as qualidades de um funcionário e colocá-lo para desempenhar atividades nas quais ele realmente é bom além de aumentar a confiança favorece para um ambiente de trabalho mais positivo.

Sabemos que certos dias tudo parece dar errado, mas saber balancear o sentimento de fracasso com grandes conquistas é essencial. Por que deu errado? O que podemos fazer para melhorar?

A gratidão sincera trás resultados mensuráveis. A palavrinha mágica “obrigada” deve ser utilizada à todo instante.

4. Melhore a sua capacidade de mostrar apreço por colegas difíceis.

Aposto que você já trabalhou com uma pessoa díficil de lidar, certo? Essa pessoa pode ser um chefe, um cliente ou até mesmo aquele colega que senta ao seu lado.

Ninguém é so negativo. Você já tentou entender melhor essa pessoa? O que você pode aprender com ela? Ou melhor, o que você pode ensinar? Você já parou para apreciar as qualidades desse colega?

O fato dela falar muito alto, ser “sem noção”, ou ter atitudes impróprias para o momento não quer dizer que ela não tenha uma boa solução para aquele velho problema.

Mostrar apreço por colegas difíceis demonstra seu nível de maturidade.

5. Transmita o idioma do toque físico de forma apropriada.

Embora possa parecer uma perspectiva assustadora, identificar as línguas mais significativas para sua empresa é fundamental para o aprimoramento da equipe.

Pode ser que algumas pessoas desejam algum tempo para conversar com o supervisor, enquanto outras não querem nem o encontrar. Isso é diferente para todos.

Uma das melhores maneiras de descobrir como os outros preferem ser reconhecido é praticar a experimentação e observação.

Embora o objetivo final de qualquer plano ou programa para aumentar o envolvimento da equipe seja melhorar a saúde e a produtividade de sua organização, desafiar-se a criar um ambiente onde os funcionários se sintam apreciados e valorizados pode ter impactos muito além da linha inferior.

Conclusão

Embora possa não ser mensurável, a felicidade realmente é uma mercadoria inestimável no local de trabalho – e que é infinitamente alcançável, e felizmente em oferta infinita.

Existem diversas ferramentas que favorecem a aproximação, a conexão e a interação. A comunicação é o maior caminho para a apreciação.

Compartilhe suas formas favoritas de apreciar aqueles que estão ao seu redor, enviando um e-mail para fernanda.pinheiro@ivoryit.com.br.

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