Ivory IT

Blog

  • Home »
  • Blog »
  • 7 perguntas a serem respondidas ao escolher um app de comunicação interna

7 perguntas a serem respondidas ao escolher um app de comunicação interna

Tecnologia e Inovação - por Fernanda Pinheiro

App de comunicação interna

Perguntas para você escolher um corretamente um app de comunicação interna.

Há alguns anos, um aguaceiro atingiu a Praia de São Petesburgo na Flórida, inundando a entrada da frente do Risort TradeWinds Island assim que seus funcionários estavam chegando para trabalhar.

Segundo Don Wooldridge, vice presidente de desenvolvimento e treinamento de cultura: “Quando coisas como essa aparecem, então você precisa se comunicar com os funcionários rapidamente. Então, utilizando um app de comunicação interna eu consegui enviar um alerta a todos os funcionários.”

“Uma notificação apareceu nos smartphones dos funcionários, dizendo-lhes que entrassem no terreno através das pistas de saída até que o aguaceiro fosse contido.” Não importa o tamanho da sua organização, a comunicação interna é um dos fatores mais importante para sustentar o sucesso do seu negócio.

Imagine que você queira abrir um novo negócio. Antes de abrir o que você deve fazer? Um plano de negócio bem estruturado constituído por pesquisas de mercado, análise dos concorrentes, projeções e muito mais, concorda?

Quando você decide implementar uma nova ferramenta na empresa, você deve garantir o mesmo empenho aplicado ao abrir um novo negócio. É muito importante que sejam traçados metas, estratégias e planejamento.

Logo, a questão é: Como projetar e lançar um aplicativo que atenda suas necessidades de comunicação?

1. Como saber a opinião dos colaboradores sobre o app que está sendo desenvolvido?

É muito importante que os funcionários saibam do projeto e façam parte do desenvolvimento do app, porém você deve se impor. Desenvolva uma conversa explicando os objetivos e estratégias do app.

É normal surgir ideias contrárias as suas, daí a importância de demonstrar materiais que comprovem os resultados do seu projeto. Diga ao seus colegas de trabalho: “ Este é o nosso objetivo, esses são os nossos valores, esse é o tipo de cultura que estamos tentando implantar. Ajude-nos a entender como esse app irá ajuda-lo.”

2. Será um app web ou app nativo?

Você sabia que existem dois tipos de app? Um app nativo é um pequeno programa desenvolvido especificamente para o dispositivo e baixado pela loja de aplicativos.  Um app web é uma versão móvel de um programa que funciona através do navegador do dispositivo e requer acesso à internet para o trabalho.

Qual app escolher? Para a comunicação interna, o fator mais importante é o seguinte: somente aplicativos nativos permitem que você envie notificações push. Caso você precise notificar os seus funcionários que a entrada da frente da sua empresa está inundada, você precisará de um aplicativo nativo.

3. Como manter o engajamento dos funcionários?

Você sabe quantificar quantos aplicativos você já baixou e usou apenas uma vez? O que fazer para manter os funcionários engajados ao app de comunicação interna da empresa?

Sua empresa possui alguma intranet? Aposto que ela possui várias páginas e informações, certo? Mas  os funcionários utilizam todos os recursos disponíveis por ela? Um aplicativo não deve apenas reduzir o conteúdo para caber na tela de um smartphone. Você deve se perguntar:” Qual parte da intranet eu quero colocar no bolso dos meus funcionários?”

Um app de comunicação interna deve conter informações do dia-a-dia. O que seus funcionários precisam acessar pelo Smartphone? Que tipo de conteúdo você precisa quando está longe da sua mesa? Com que rapidez o app disponibiliza isso para você?

4- Quais são as funcionalidades essências?

Ao detectar um déficit de comunicação interna você deve entender qual é a causa raiz. Daí será possível definir funcionalidades que se encaixam no seu “problema”. É muito importante trabalhar com app que se ajuste ao seu cenário.

Notícias, agenda, calendário organizacional e mídias são algumas funcionalidades básicas necessárias em um app. O objetivo da comunicação interna é disseminar informações para todos os colaboradores da empresa, de forma ágil e transparente. Quais funcionalidade se encaixam no seu cenário?

5- Com que frequência você enviará notificações?

Uma das maiores questões é a frequência com que notificar os funcionários sobre uma atualização. Alguns funcionários querem ser notificados apenas sobre anúncios importantes, enquanto outros desejam ser notificados a cada atualização do app.

É muito importante que a empresa se preocupe com a quantidade de notificações que será emitido, já que alguns colaboradores podem interpretar de forma errada e acabar desligando as notificações. O envio desses push deve ter um intuito muito definido, precisa ser algo de valor.

6- Como defender um app dentro da empresa?

Muitos executivos temem que, permitir o uso dos celulares favorece para dispersão dos funcionários. Quantas vezes você olha o celular por dia? Você acredita que ele facilita suas atividades diárias ou dificulta? Você se lembra da ultima vez que foi ao banco pagar uma conta?

Dispositivos mobile tornam as atividades mais eficientes, já que eles favorecem a colaboração e acesso de diversas pessoas a uma única plataforma. Ter informações da palma da mão é uma maneira de desburocratizar processos e reduzir tempo com tarefas operacionais.

7- Você terá adesão completa do app?

Quando você propõe uma nova solução, significa que você está criando organizações mais flexíveis, focadas e dispostas a se atualizar mais rápido que as concorrentes. Mas lembre-se não são todos que saíram satisfeitos. Alguns funcionários irão se recusar a usar o app.

Daí você deve investir  na experiência daqueles que já se renderam ao app. Ofereça aos colaboradores um espaço para feedback e seja fiel a mudanças necessárias. Deixem os funcionários dizer o que gostam e o que não gostam. Os resistentes serão influenciados pelos apaixonados.

Conclusão

Você se considera uma pessoa viciada no seu smartphone? Os dispositivos mobile fazem parte da rotina da grande maioria das pessoas, e competir com eles atualmente não é uma boa opção. Utilize a flexibilidade e agilidade dessa tecnologia a favor da empresa.

Sua empresa utiliza alguma ferramenta para otimizar a comunicação interna? Vocês trabalham com algum planejamento que envolva as questões citadas acima? Como levar aos funcionários a concepção correta de um app de comunicação interna?

O que acha de conversamos sobre isso? Me envia um email: fernanda.pinheiro@ivoryit.com.br. Será ótimo conversar com você!

Cadastre-se para receber as novidades

Enviando...